Pular para o conteúdo principal

Gean Pierre apresenta o show “Caieiras” no Verão Cultural no Sônia Cabral

 O compositor e guitarrista Gean Pierre Trio volta aos palcos acompanhado do pianista Pedro de Alcântara e o percussionista Léo de Paula com o show "Caieiras", uma proposta de interação audiovisual com música instrumental ao vivo, a partir de imagens e sons da cidade. 

O show será nesta quarta-feira (1º), às 19 horas. O repertório reúne composições dos seus dois primeiros álbuns - Imagem e Trio (disponível nas plataformas digitais),  além de faixas que estarão no seu terceiro disco de nome Caieiras.

Gean Pierre se apresenta na Casa de Música Sônia Cabral. (FOTO: Mariana Garcia)
Este terceiro trabalho do músico marca a retomada do compositor depois de cinco anos de lançamento do seu último CD, com músicas produzidas em contexto de isolamento e de pandemia, no qual os ruídos característicos da cidade deram lugar às ruas mais vazias e silenciosas.

"Nos meus primeiros dois discos vejo que o foco maior esteve na construção de melodias com muitas notas, algo muito clássico no jazz. Com a experiência do distanciamento social nos veio esse sentimento de distensão do tempo… Eu quis trazer então essa experiência para o corpo da música, estando mais atento às pausas, aos silêncios da melodia…então são propostas em que as notas são mais longas, as distâncias entre uma e outra mais espaçadas.", comenta Pierre. 

A proposta traz também um diálogo com a música enquanto paisagem sonora e com foco na improvisação, onde silêncio é também som e está articulado à memória e ao espaço, convidando a pensar o papel do fazer artístico enquanto possibilidade de ressignificar a duração do tempo, o lugar em que se vive e o jeito como vivemos.

"Caieiras foi a primeira composição desse projeto e tem mesmo a ver com a experiência de visitar a região em um domingo de pandemia e encontrá-la quase deserta; os sons que escutei me transportaram para a minha cidade natal onde passei toda a minha infância - Marataízes que, exceto no veraneio, estava sempre vazia. Venho de uma família de pescadores, nasci e cresci na beira do mar… imagina então estar na Ilha das Caieiras vazia, sem turistas. Então tem essa atmosfera mais introspectiva, de rememoração e de encontro consigo, que acho que é um movimento que acabou sendo feito por muita gente", completa o músico. 

Inserido na programação do Festival Verão Cultural no Sônia Cabral, o projeto foi contemplado pelo Edital de Circulação Musical da Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo (Secult) e integra a programação especial totalmente gratuita da Casa da Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória, que acontecerá durante o mês de fevereiro.


Sobre o artista
Gean Pierre é guitarrista e violonista desde 1992, além de professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), tendo também lecionado na Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

Em sua trajetória na música, estreou a carreira autoral com o primeiro CD Imagem, seguido do segundo Trio, circulando pelos principais festivais de música instrumental tais como o Rio das Ostras Jazz&Blues Festival, Governador Valadares Jazz e Blues Festival, Manguinhos Jazz & Blues Festival, Festival de Jazz e Bossa de Santa Teresa, além de miniturnê pelo Japão em 2019 e circulações estaduais no Espírito Santo. 

Serviço
Gean Pierre Trio - Apresentação musical com o show "Caieiras"
Data: 1/fev (quarta-feira), às 19h
Local: Casa da Música Sônia Cabral, Centro de Vitória. 
Entrada: Gratuita (distribuição de ingressos uma hora antes de cada apresentação)

Comentários

Mais lidas

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória