Pular para o conteúdo principal

Batalha do NB comemora três anos como referência na cultura do hip-hop

Conhecida como a Batalha do NB, a batalha de rimas desenvolvida por adolescentes e jovens moradores do bairro de Nova Bethânia, em Viana, se prepara para alçar novos voos.

A roda cultural vai comemorar três anos de atividades com o evento “Batalha do NB – 3 anos: Viana x ES”, que reunirá MCs locais e de várias regiões do Estado em uma grande celebração da cultura do hip-hop.

Batalha do NB: comemoração de três anos em grande estilo. (FOTO: João Akilas)
O evento compreenderá 12 seletivas, sendo quatro em Viana e oito em diferentes municípios do Espírito Santo. As prévias irão selecionar os 16 MCs que vão disputar a finalíssima do encontro, no dia 04 de março, na Praça de Nova Bethânia.

O local é o berço da Batalha do NB e abriga a potência criativa dos jovens vianenses desde janeiro de 2020.

Coletivos interessados em sediar as seletivas poderão fazer sua inscrição desta sexta-feira (13) a 21 de janeiro, por meio de formulário disponibilizado pela organização do evento na plataforma Google Forms.

Paralelamente, entre terça-feira (17) e 27 de janeiro a organização da Batalha do NB vai receber propostas para apresentação de dois pocket-shows de artistas de hip-hop – MC, DJ e banda – na finalíssima do evento. O formulário de inscrição será disponibilizado no Instagram da Batalha do NB.

O projeto foi contemplado pelo Edital 003/2021 - Seleção de Projetos de Valorização da Cultura Urbana no Estado do Espírito Santo, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo de Viana (SEMECT).

Referência
Idealizada pelos MCs Noval e Pkart, a Batalha do NB consolidou-se nos últimos anos como uma das principais referências identitárias das juventudes de Viana, fomentando a arte e a ocupação dos espaços públicos da cidade a partir da difusão da cultura do hip-hop.

 A “Batalha do NB - 3 anos: Viana x ES” marca uma nova etapa na trajetória do projeto, em que pela primeira vez os MCs locais terão a oportunidade de trocar experiências com batalhas de rimas de outras regiões do Estado.

O evento será estruturado da seguinte forma: de 15 a 29 de janeiro, serão realizadas quatro seletivas na cidade de Viana, nos bairros Nova Bethânia (15), Caxias do Sul (21), Marcílio de Noronha (27) e Nova Bethânia (29). Cada rodada irá classificar dois MCs para a final, totalizando oito representantes de Viana.

De 27 de janeiro a 17 de fevereiro, acontecerão oito seletivas com batalhas de rimas em diferentes regiões do Estado, a serem selecionadas por meio de chamamento público pela coordenação do projeto.

Cada encontro classificará um(a) concorrente para a finalíssima, no dia 04 de março, que reunirá 16 MCs e dois pocket-shows de artistas de hip-hop. Cada seletiva vai receber R$ 100 como ajuda de custo, e o(a) vencedor(a) da final do evento ganhará o prêmio de R$ 1.000.


Articulação
Para o MC Noval, idealizador da Batalha do NB, esta iniciativa representa uma oportunidade de maior divulgação do projeto em articulação com outras manifestações de rima, além de promover a troca de experiência, alianças, parcerias e oportunidade de aperfeiçoamento entre diferentes grupos e coletivos do campo do hip-hop.

“A Batalha do NB pretende se firmar como espaço de visibilidade artística para fazedores da cultura hip-hop, além de promover a articulação comunitária”, comenta o MC.

“Entre nossos objetivos estão o fortalecimento da cadeia produtiva do movimen to hip-hop, através de um evento de impacto na cena cultural capixaba, e a ampliação da articulação entre as diversas batalhas de rima do Espírito Santo”, completa.

O produtor cultural Patrick Machado, que integra a coordenação da Batalha do NB, acrescenta: “A importância desse movimento, não só para Viana como para o público do Espírito Santo, é mostrar que os poetas e MCs estão resistindo a todas as adversidades, além de mostrar o talento da nova geração”.

Saiba mais sobre a “Batalha do NB – 3 anos: Viana x ES”:

Seletivas das Batalhas de Viana:
Batalha do NB
Data: 15/jan (domingo)
Horário: 19h
Local: Praça de Nova Bethânia - Rua Santa Maria, Viana

Batalha do CX
Data: 21/jan (sábado)
Horário: 19h
Local: Campo Society, rua principal do bairro Caxias do Sul, Viana

Batalha do MN
Data: 27/jan (sexta-feira)
Horário: 17h
Local: Rua Espírito Santo, praça central de Marcílio de Noronha, Viana

Batalha do NB
Data: 29/jan (domingo)
Horário: 19h
Local: Praça de Nova Bethânia - Rua Santa Maria, Viana
 
Finalíssima
Batalha do NB - 3 anos: Viana x ES
Data: 4/mar (sábado)
Horário: 16h às 22h
Local: Praça de Nova Bethânia, Viana
Todos os encontros têm entrada franca

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória