Pular para o conteúdo principal

Tradição do congo e shows no Réveillon em Timbuí

No próximo domingo (30), tem início a tradicional Festa de São Benedito e São Sebastião no distrito de Timbuí, em Fundão, que estima atrair uma multidão de cerca de 10 mil pessoas, entre turistas e moradores em três dias de evento.

Bandas de congo mantiveram tradições centenárias nos festejos em Timbuí no último evento. (FOTO: José Mauro Amorim/Arquivo)
Na programação, estão a centenária puxada do navio e fincada do mastro, além de shows gratuitos e apresentações culturais pelas ruas do distrito. 

De acordo com o produtor cultural e um dos organizadores do evento, Fábio Samora, o objetivo é valorizar a cultura regional e fortalecer a tradição do congo, com o encontro das bandas durante o evento. 

"Essa festa existe desde antes da emancipação política de Fundão, em especial, do distrito de Timbuí. Historicamente, ela conta a história dos moradores. É uma forma de exaltar a história de um povo, que se manifesta historicamente pelo congo", salienta.

Ainda segundo Fábio, este ano além das cinco bandas da cidade, bandas de Cariacica, Aracruz, Vitória, Vila Velha, Ibiraçu e Serra participarão dos festejos, reunindo ao todo 15 grupos. 

A realização é da Associação das Bandas de Congo de Fundão (ABC Fundão), e da Prefeitura de Fundão, com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Vale.

Pela tradição, os festejos de roubada e puxada do navio tem início sempre com as bênçãos na frente da Comunidade Nossa Senhora da Penha, descendo pela rua Euclides Barcelos, local conhecido pelos moradores locais como Buraco Quente, e tem concentração na rua Antenor Neto, de onde sai em cortejo dos fiéis ao som das bandas de congo. 

O término é também na frente da igreja, onde no dia 1º de janeiro acontece a fincada do mastro, seguida por um show pirotécnico que colore o céu de Timbuí.

Shows
Os shows musicais acontecem entre domingo (30) e terça-feira (1º). No domingo (30), o cantor Leandro Tobias se apresenta a partir de 21 horas. Na segunda-feira (31), shows com a cantor Santiago Netto e banda Via Aérea, a partir de 22 horas. No encerramento, na terça-feira (1º), a cantora Dani Machado faz show também a partir de 22 horas.

Programação completa:
- 30/dez (domingo)
19h00 – Visita a Bandeira de São Benedito e São Sebastião com a banda de congo mirim São Benedito
19h30 – Celebração na igreja Comunidade Nossa Senhora da Penha
21h00 – Show com Leandro Tobias
- 31/dez (segunda-feira)
19h00 – Roubada do navio
22h00 – Show com Santiago Netto
23h30 - Show com Via Aérea
- 1º/jan/19 (terça-feira)
10h00 – Missa Festiva na Igreja Comunidade Nossa Senhora da Penha
17h30 – Chegada e Recepção das Bandas de Congo na Rua Euclides Barcelos
(Presença confirmada: Banda de Congo Bandeira l, anfitriã dos festejos; Bandas de Congo São Benedito e São Sebastião; Banda de Congo Konfogo; Banda de Congo Mirim Santa Clara Estrela Guia)
18h30 – Início do cortejo das bandas de congo/ celebração com as bandas em frente a Igreja Comunidade Nossa Senhora da Penha
19h00 – Desfile das bandas de Congo
20h00 – Puxada do navio
21h00 – Fincada do Mastro e show pirotécnico
22h00 – Show com Dani Machado

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena