Pular para o conteúdo principal

Tradição do congo e shows no Réveillon em Timbuí

No próximo domingo (30), tem início a tradicional Festa de São Benedito e São Sebastião no distrito de Timbuí, em Fundão, que estima atrair uma multidão de cerca de 10 mil pessoas, entre turistas e moradores em três dias de evento.

Bandas de congo mantiveram tradições centenárias nos festejos em Timbuí no último evento. (FOTO: José Mauro Amorim/Arquivo)
Na programação, estão a centenária puxada do navio e fincada do mastro, além de shows gratuitos e apresentações culturais pelas ruas do distrito. De acordo com o produtor cultural e um dos organizadores do evento, Fábio Samora, o objetivo é valorizar a cultura regional e fortalecer a tradição do congo, com o encontro das bandas durante o evento. "Essa festa existe desde antes da emancipação política de Fundão, em especial, do distrito de Timbuí. Historicamente, ela conta a história dos moradores. É uma forma de exaltar a história de um povo, que se manifesta historicamente pelo congo", salienta.

Ainda segundo Fábio, este ano além das cinco bandas da cidade, bandas de Cariacica, Aracruz, Vitória, Vila Velha, Ibiraçu e Serra participarão dos festejos, reunindo ao todo 15 grupos. A realização é da Associação das Bandas de Congo de Fundão (ABC Fundão), e da Prefeitura de Fundão, com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Vale.

Pela tradição, os festejos de roubada e puxada do navio tem início sempre com as bençãos na frente da Comunidade Nossa Senhora da Penha, descendo pela rua Euclides Barcelos, local conhecido pelos moradores locais como Buraco Quente, e tem concentração na rua Antenor Neto, de onde sai em cortejo dos fiéis ao som das bandas de congo. O término é também na frente da igreja, onde no dia 1º de janeiro acontece a fincada do mastro, seguida por um show pirotécnico que colore o céu de Timbuí.

Shows
Os shows musicais acontecem entre domingo (30) e terça-feira (1º). No domingo (30), o cantor Leandro Tobias se apresenta a partir de 21 horas. Na segunda-feira (31), shows com a cantor Santiago Netto e banda Via Aérea, a partir de 22 horas. No encerramento, na terça-feira (1º), a cantora Dani Machado faz show também a partir de 22 horas.

Programação completa:
- 30/dez (domingo)
19h00 – Visita a Bandeira de São Benedito e São Sebastião com a banda de congo mirim São Benedito
19h30 – Celebração na igreja Comunidade Nossa Senhora da Penha
21h00 – Show com Leandro Tobias
- 31/dez (segunda-feira)
19h00 – Roubada do navio
22h00 – Show com Santiago Netto
23h30 - Show com Via Aérea
- 1º/jan/19 (terça-feira)
10h00 – Missa Festiva na Igreja Comunidade Nossa Senhora da Penha
17h30 – Chegada e Recepção das Bandas de Congo na Rua Euclides Barcelos
(Presença confirmada: Banda de Congo Bandeira l, anfitriã dos festejos; Bandas de Congo São Benedito e São Sebastião; Banda de Congo Konfogo; Banda de Congo Mirim Santa Clara Estrela Guia)
18h30 – Início do cortejo das bandas de congo/ celebração com as bandas em frente a Igreja Comunidade Nossa Senhora da Penha
19h00 – Desfile das bandas de Congo
20h00 – Puxada do navio
21h00 – Fincada do Mastro e show pirotécnico
22h00 – Show com Dani Machado

Comentários

Mais lidas

Peregrino das Artes faz grafite decor na residência de músico capixaba

Série capixaba "Não Sabe Brincar, Não Desce to Play" estreia dia 13 de setembro

"Zona de Conforto": Islan MC lembrará de momentos da carreira em novo álbum