Pular para o conteúdo principal

Desenvolvimento cultural e musical nas escolas públicas

Diversos projetos musicais desenvolvidos em escolas públicas municipais de Vila Velha e Vitória tem proporcionado o envolvimento de milhares de estudantes de ensino fundamental entre aulas de música teóricas e práticas. 

Na cidade canela-verde, um dos projetos é o “Banda na Escola”, que oferecerá aulas de música em doze escolas até o próximo ano.

Ludmilla Gonzaga venceu na categoria intérprete e foi recordista de votos gerais no "Música nas Escolas". (FOTO: Divulgação)
Outro projeto em Vila Velha é o Festival de Música nas Escolas, que foi realizado recentemente pela quinta vez, com participação de mais 30 escolas públicas do município. 

O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha (Semed), através da iniciativa do Setor Arte e Cultura. O secretário de Educação, Roberto Beling, afirma que a cultura e a arte fazem parte das atividades curriculares das escolas da cidade. 

“A música tem atraído os alunos para as escolas. Este ano mais de 550 alunos se inscreveram no festival de música. Isso mostra um resultado bastante positivo para o desenvolvimento escolar de Vila Velha”,  garante Beling.
          
O Festival de Música nas Escolas foi dividido em cinco categorias sendo intérprete, composição, conjunto, instrumental e aluno e servidor ou aluno e família. Entre os finalistas, a estudante Ludmilla Henrique Gonzaga, do 9º ano da UMEF “Paulo Mares Guia”, em Cobilândia, foi a recordista de votos gerais, vencendo a categoria intérprete com 9.674 votos. 

“É definitivamente gratificante. Tanto por fazer parte de um projeto tão especial pensando no desenvolvimento cultural e musical das escolas, quanto por ver várias pessoas da escola, e até mesmo de outros estados, acreditando no seu potencial. O projeto me ajudou a ser mais confiante e segura de mim mesma, porque ser cantora sempre foi um dos meus maiores desejos de realização, e quando essa oportunidade chegou eu não pude deixar passar, ainda mais com todo apoio que eu recebi”, conta Ludmilla.

Outros vencedores que se destacaram foram Érico Neves de Azevedo, aluno do 6º ano da UMEF “Reverendo da Silva Cosmo”, localizada em Santos Dumont, na categoria instrumental, e o Coral Ricardina, da UMEF “Ricardina Stamato da Fonseca”, de Jardim Colorado, na categoria conjunto.

Coral Ricardina, de Jardim Colorado, venceu na categoria conjunto. (FOTO: Divulgação/Semed/PMVV)
Em Vitória, os projetos Educação Integral, Concerto-Aula e Bandas Escolares atendem centenas de alunos que moram em regiões consideradas de situação de risco social e pessoal atendidas pelas escolas municipais de ensino fundamental e ensino infantil, com aulas teóricas e práticas.

Comentários

Mais lidas

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Formemus abre chamamento nacional de videoclipes

Show “Barco do Amor”, com Amaro Lima, em tributo a Alexandre Lima no Sesc Glória