Pular para o conteúdo principal

Grandes nomes da música capixaba são homenageados na Ales, em Vitória

Na última terça-feira (24), aconteceu na Assembleia Legislativa, na Enseada do Suá, em Vitória, a sessão solene em homenagem ao Dia da Música Capixaba. Foi uma noite marcante para a cultura do Espírito Santo, com entrega da Comenda Maurício de Oliveira, placas e certificados.

Claudia Zanetti e Mariana Coelho se apresentaram durante a homenagem na Ales, na capital capixaba. (FOTO: Tonico/Ales)
Com o Plenário Dirceu Cardoso lotado,  a cerimônia teve início com a execução do Hino Nacional, entoado pelo tenor Inarley Carletti, acompanhado pela Orquestra Lira Mateense, de São Mateus. O tenor e a orquestra, além de músicos e bandas, receberam homenagens do Legislativo estadual.

Proponente da sessão solene e autor da lei que criou o Dia da Música Capixaba, o deputado Marcos Bruno (Rede) disse que o evento era uma oportunidade de reconhecer os valores da música produzida no Estado, em diversos gêneros, entre eles a MPB, rock, pop, rap, funk, sertanejo, além das manifestações do folclore.

Marcos Bruno explicou que o dia 24 de abril foi instituído como o da música capixaba porque nessa data houve a realização de uma audiência pública na Ales, em 2015, quando pediram mais apoio do poder público e da iniciativa privada no fomento à música no Espírito Santo. O deputado relatou que houve um debate profundo sobre a realidade enfrentada pelos músicos, e os participantes da audiência pediram que algo fosse feito para que os anseios da área musical não caíssem no esquecimento. "Daí surgiu ideia de apresentarmos o projeto que resultou na lei que instituiu o Dia da Música Capixaba", explicou Marcos Bruno, em entrevista ao portal Web Ales.

O grupo Solveris foi homenageado com certificado e posou ao lado do deputado estadual Marcos Bruno (Rede). (FOTO: Tonico/Ales)
As cantoras Cláudia Zanetti e Mariana Coelho, que representaram o Espírito Santo no The Voice Kids e The Voice Brasil, respectivamente, programas da Rede Globo, e também foram homenageadas, arrancaram aplausos do público ao se apresentarem. Alguns dos outros cantores, bandas e grupos homenageados foram Alemão do Forró, Melanina MCs, Solveris, Bella Nogueira, Padre Anderson Gomes, Brasilidade Geral, Gabriela Brown, Flávia Mendonça, My Magical Glowing Lens, Quarteto Sollanza, Gavi e Regional da Nair.

Houve a entrega de placas, certificados e da Comenda Maurício de Oliveira, violinista capixaba falecido em 2009, aos 84 anos. Maurício de Oliveira foi compositor erudito e popular, gravou obras de Heitor Villa-Lobos e Ernesto Nazareth, entre outros, e é artista referência no Estado e no país.

Homenageados com a Comenda Maurício de Oliveira
- Alemão do Forró
- Bella Nogueira
- Claudia Zanetti
- My Magical Glowing Lens
- Padre Anderson Gomes
- Quarteto Sollanza

Homenageados com placas
- Brasilidade Geral
- Henrique & Juliano
- Maestro Inárley Carletti
- Maestro Leonardo David
- Melanina MCs
- Rádio FM Super
- Regional da Nair
- Sociedade Musical Lira Mateense

Homenageados com certificados
- Adalberto Amorim Pinheiro
- André Daumas
- Banda Amaradzaia
- Breno & Bernardo
- Daniel Gomes Dias
- Diego Lyra
- DJ Esquilo
- Escola de Música Gabriel Camargo
- Flávia Mendonça
- Flávio Wanderson de Oliveira Filho
- Gabriela Brown
- Gavi
- Geliardo Laurindo Marques (Gigi dos Teclados)
- Jean Carvalho de Oliveira
- Jeane Mendonça Gomes
- Joilson Teixeira Alves
- Jonas Carvalho
- Jovane D’ Oliveira Teixeira
- Kell França
- Luiz Carlos Costa Pereira
- Marcos Augusto Muniz Marques Segundo
- Mariana Coelho
- Mestre Naio Nunes dos Santos
- Orlando Sant’ Helena
- Paula Aparecida Cassaro
- Pedro Alcântara
- Rota Eventos
- Solveris   
- Studio do Noronha
- Suzi Martins

Fonte: Web Ales

Comentários

Mais lidas

TEMPO REAL: 'Equilibrium 8 Anos'

Destaque da cena musical capixaba, Solveris comanda show na SubTrópico

Destaques OMMC #31

Auri e Zé Maholics mostram a força da cena autoral capixaba em Vitória