Pular para o conteúdo principal

Vídeo: Reinauguração da Igreja do Rosário

A religião e a cultura do Espírito Santo sempre estiveram marcados na história do Brasil. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, localizada na Prainha, em Vila Velha, é um exemplo desta marca. A Igreja é a mais antiga do Brasil ainda em atividade. Foi fundada pelo donatário Vasco Coutinho e preservada sua estrutura original da época de sua construção.

O monumento, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), passou por uma completa obra de restauração e restituição de toda parte física, sem qualquer alteração de suas características.

A Igreja do Rosário foi inaugurada em 1535 e depois que restaurada está sendo entregue pelo governador do Estado, preservando a cultura e a história do Espírito Santo.

             

No início da noite deste domingo (18), o governador do ES, Paulo Hartung, o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, o ministro provincial da Ordem Franciscana, Frei Fidêncio, e demais autoridades políticas e religiosas, estiveram presentes na cerimônia de reabertura da Igreja para a realização de missas e celebrações, além de visitação de turistas.

As autoridades e os fiéis acompanharam a apresentação do Coral da Vale. Em seguida, o Frei abençoou o local e o governador fez o corte da fita inaugural.

Já na parte interna da Igreja, a visão da beleza exuberante, a presença das imagens originais, muitas trazidas na época da construção, ajudam a climatizar a sacralidade e da Divina Presença.

O governador falou da importância da reinauguração. "Essa obra de restauração é um marco importantíssimo para o nosso Estado. Aqui é um templo religioso, mas essas paredes, esse espaço, dialoga com a trajetória histórica dos capixabas, então é muito importante", afirmou Paulo Hartung.

O prefeito Rodney ressaltou o esforço da prefeitura sobre a obra de restauro. "Fundamental. A Igreja do Rosário faz parte do nosso circuito turístico aqui da Prainha, junto com o Convento da Penha, junto com o Farol agora. Eu me sinto muito honrado de ser prefeito, podendo entregar ainda no meu mandato, uma obra tão importante não só para a cidade de Vila Velha, mas para o Estado do ES e para o Brasil, lembrando que essa é a Igreja Católica mais antiga em atividade no País. Então literalmente fazendo parte da história", disse.

Para o administrador paroquial, Frei Djalmo, com a restauração a espiritualidade será ainda maior. "Penso que o restauro lembra para nós o resgate da cultura, da religiosidade, da fé, do povo capixaba, afinal aqui na Prainha pulsa o coração e a fé do povo capixaba", garantiu.

"Creio que hoje na reinauguração desta Igreja restaurada, que aliás ficou belíssima, nós nos sentimos alegres, contentes, porque aqui podemos de novo celebrar todas as funções litúrgicas, talvez até com novo espírito, com nova alegria. Então estamos muitos gratos por todas as pessoas que colaboraram, deram a sua parte, para que esse templo pudesse ser restituído a comunidade, ser restituído ao povo de Deus, que são os verdadeiros donos desta Igreja, os cuidadores por excelência dessa Igreja", concluiu o Frei Fidêncio.

Fonte: Jéssica Duque, da TV Aribiri

Comentários

Mais lidas

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória