![]() |
Participantes do encerramento do 2º Fest Viola. (FOTO: Lucas Calazans/PMC) |
A música Bom de Briga é um pagode de viola, ritmo consagrado por Tião Carreiro (1934-1993), cantor e instrumentista de sertanejo de raiz e que influenciou centenas de duplas Brasil afora. Nela, é enumerado vários ditados populares bem conhecidos do homem do campo numa mensagem de resistência ao jeito de ser do caipira frente a alguns “modismos” que a música sertaneja está passando. “É a sabedoria do artista caipira que não se submete ao que é proposto pela cultura de massa. Nosso jeito de ser e de criar têm o seu encanto e ainda continua a estar no gosto de muita gente”, reforçou.
A dupla existe há sete anos. Mas está sob nova formação há um ano, com a chegada de Francismar Machado, o “novo” Mineirinho. “Ganhar o Fest Viola prova que a gente está no rumo certo, nosso trabalho está crescendo e desenvolvendo. Nós tiramos o terceiro lugar em 2014 e agora saímos daqui campeões! É estímulo para continuarmos mais a levar a arte sertaneja”, planeja Scopel. Além de saírem com os prêmios, os artistas voltam para Fundão com a certeza de que serão atração principal na próxima edição do festival.
![]() |
A música Bom de Briga, da dupla Mineirinho & Gabriel, destaca a força do jeito sertanejo de ser frente aos modismos de hoje. (FOTO: Lucas Calazans/PMC) |
O segundo lugar foi para Os Dois Violeiros, do Mato Grosso do Sul. Eles defenderam a canção As Estrelas de Santa Maria, fazendo memória à tragédia na Boate Kiss, destruída por um incêndio e provocando a morte em centenas de jovens na cidade gaúcha de Santa Maria em 2013. Ganharam um prêmio de R$ 1500,00 e a satisfação de se apresentar pela primeira vez no Estado, diante de um público que se encantou com a voz de baixo profundo de Guilherme Violeiro.
Os Irmãos Brambila, de Venda Nova do Imigrante, levaram o terceiro lugar. Com o prêmio de R$ 800, os artistas concorreram com Resposta Atiradora de Elite, onde uma oficial descobre que o sequestrador a quem deve abater num resgate é seu parente.
Na entrega dos troféus, o organizador do Fest Viola, o músico Emerson Renato, parabenizou a todos os participantes e considerou que a segunda edição do festival teve saldo positivo. “Nós, de Cariacica, já respiramos naturalmente a cultura de sertanejo de raiz. A consequência foi que a população abraçou o Fest Viola de uma maneira espontânea, já querendo o próximo”, declarou. O evento já está no calendário da Secretaria Municipal de Cultura de Cariacica, segundo o secretário Carlos Délio. “É simplesmente um prazer ver a viola caipira no comando desse processo de ocupação da praça de Cariacica Sede. Um local histórico e que se complementa com uma ação de cultura. O Fest Viola está nas atividades culturais do município”, reforçou Délio.
Comentários
Postar um comentário