Pular para o conteúdo principal

Várias ações marcam o Dia Nacional da Consciência Negra em Vitória

Dia da consciência negra em Vitória. (FOTO: André Sobral/PMV)
O agito vai ser grande neste final de semana com as ações alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no domingo (20). Na programação, estão lançamento de livro, festival cultural, apresentação de capoeira, Feira Criola, corrida de rua e outras atrações.

Neste sábado (19), a partir das 9 horas, acontece o Festival Cultural "Todos Iguais e tão diferentes", com os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Vicente de Paulo, no Centro. Já às 14 horas, a movimentação será no Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane), no Centro, com o lançamento do livro "Áurea", de autoria de Ednéia de Moura, e com a realização do "Kizomba pela Consciência Negra", com samba de roda, maculelê e capoeira.

No domingo (20), a programação começa cedo, a partir das 7h45, com a realização da 10ª edição da Corrida de Rua Zumbi dos Palmares pela Igualdade Racial. A expectativa é de que 600 corredores participem da ação, que tem como objetivo chamar a atenção da população para os direitos da população negra e o enfrentamento ao racismo.

Outra atividade que promete agitar o Centro é a Feira Criola e o Encontro de Raízes de Crespos, Cacheados, Enrolados e Afros, a partir das 14 horas, na escadaria Jayme Figueira. A ação, que deverá reunir um público de mais de 500 pessoas, é uma realização do Núcleo Afro Odomodê.

A programação das atividades alusivas ao mês da Consciência Negra prosseguem durante toda a semana, com a realização da I Semana de Arte Moderna da Juventude Negra e AfroAmeríndia. A abertura oficial do evento será nesta segunda (21), às 9 horas, no Mucane. Confira a programação completa

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena