Pular para o conteúdo principal

Final da Batalha do NB celebra a força da cultura periférica no Espírito Santo

Após seletivas realizadas em Viana e em diferentes regiões do Estado, chegou a hora do público conhecer quem são os MCs campeões de rimas do Espírito Santo.

Eles estarão reunidos na grande final da “Batalha do NB – 3 anos: Viana x ES”, que será realizada no próximo sábado (18), das 17 às 22 horas, na Praça de Nova Bethânia, em Viana. O evento terá transmissão ao vivo pela TVE, com exibição simultânea pelo Facebook e o YouTube da emissora.

O evento acontece no próximo sábado (18), em Nova Bethânia, bairro de Viana. (FOTO: Divulgação)
O desafio comemora os três anos da Batalha do NB, como é chamada a batalha de rimas desenvolvida por adolescentes e jovens moradores do bairro de Nova Bethânia. Trata-se de uma roda cultural em que os MCs (mestres-de-cerimônia) se enfrentam por meio de rimas baseadas no improviso e na criatividade.

O certame tem regras preestabelecidas, por meio das quais o júri técnico avalia questões como formato e dinâmica da batalha, ataque e resposta, criatividade, musicalidade, flow (fluir), linguagem, postura, ritmo e conhecimento. Manifestações de violência, opressão ou preconceito não são toleradas e pressupõem penalidade grave durante o julgamento e análise técnica das disputas.

A finalíssima da Batalha do NB vai reunir oito MCs de Viana – MCs Dog Mal, Morales, Igris, ND, Faraó, FR, Kaelo e GB - e oito MCs classificados em batalhas de rimas de diferentes regiões do Estado: MC BTreze (Vitória); MC Nito (Venda Nova do Imigrante); MC Aonze (Colatina); MC Kael (Cariacica); MC NK (Serra); MC Pdzin (Vitória); MC Noturno (Linhares); e MC GN (Serra).

Os duelos vão acontecer em quatro etapas: oitavas de final, quartas de final, semifinal e final, com os confrontos definidos por sorteio no dia do evento.

Nos intervalos haverá apresentações dos artistas de hip hop Emy Alves, Afrodin e Andinho Dias, que foram selecionados por meio de edital lançado pelo Coletivo Cultura Bethânia e pela organização da Batalha do NB.

O projeto foi contemplado pelo Edital 003/2021 - Seleção de Projetos de Valorização da Cultura Urbana no Estado do Espírito Santo, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo de Viana (Semect).

Aonze venceu seletiva na Batalha do Poli, em Colatina. (FOTO: Divulgação)
Referência
Idealizada pelos MCs Noval e Pkart, a Batalha do NB consolidou-se nos últimos anos como uma das principais referências identitárias das juventudes de Viana, fomentando a arte e a ocupação dos espaços públicos da cidade a partir da difusão da cultura do hip-hop.

 A “Batalha do NB - 3 anos: Viana x ES” marca uma nova etapa na trajetória do projeto, em que pela primeira vez os MCs locais terão a oportunidade de trocar experiências com batalhas de rimas de outras regiões do Estado.

Para o MC Noval, esta iniciativa representa uma oportunidade de maior divulgação do projeto em articulação com outras manifestações de rima, além de promover a troca de experiência, alianças, parcerias e oportunidade de aperfeiçoamento entre diferentes grupos e coletivos do campo do hip-hop.
“A Batalha do NB pretende se firmar como espaço de visibilidade artística para fazedores da cultura hip-hop, além de promover a articulação comunitária”, comenta o MC.

“Entre nossos objetivos estão o fortalecimento da cadeia produtiva do movimento hip-hop, através de um evento de impacto na cena cultural capixaba, e a ampliação da articulação entre as diversas batalhas de rima do Espírito Santo”, completa.

O produtor cultural Patrick Machado, que integra a coordenação da Batalha do NB, acrescenta: “A importância desse movimento, não só para Viana como para o público do Espírito Santo, é mostrar que os poetas e MCs estão resistindo a todas as adversidades, além de mostrar o talento da nova geração”.

Kael, de Cariacica, está entre os 16 finalistas de todo o Estado. (FOTO: Divulgação)
Ineditismo
Para o diretor da TVE, Hugo Reis, a transmissão ao vivo da batalha de rimas demonstra o compromisso da emissora com a produção cultural das juventudes capixabas. “A parceria da TVE Espírito Santo com o Coletivo Bethânia reforça nosso compromisso em difundir a diversidade da cultura capixaba, seja ela do centro ou da periferia”, assinala Hugo.

O diretor destaca o ineditismo da cobertura: “A TVE já vem acompanhando com muita satisfação os inúmeros projetos do coletivo na região da Grande Bethânia, e agora teremos, pela primeira vez, no Espírito Santo, a transmissão em TV aberta de todas as etapas de uma batalha de rimas, celebrando os três anos da Batalha do NB. É um momento muito rico para a emissora pública dos capixabas!”.
 
Serviço
Finalíssima Batalha do NB - 3 anos: Viana x ES
Data: 18 de março (sábado)
Horário: 17h às 22h
Local: Praça de Nova Bethânia, Viana
Transmissão ao vivo: TVE Espírito Santo (Canal 2, Canal 15 da NET, Canal 05 da RCA e Canal 14 Via Cabo), e pelo YouTube e o Facebook da TVE
Entrada: Gratuita


Os MCs finalistas:
MC Dog Mal – Gustavo Murillo J. Moreira, classificado na Batalha do NB, de Nova Bethânia, Viana;
MC Morales - Lucas Matheus Santos Silva, classificado na Batalha do NB, de Nova Bethânia, Viana;
MC ND - Ernando da Silva Neves, classificado na Batalha do NB, de Nova Bethânia, Viana;
MC Igris - Leandson Wigner Melo Piedade, classificado na Batalha do CX, de Caxias do Sul, Viana;
BTreze MC - Wanderson neves Borges, classificado na Batalha da Morta, da Ilha das Caieiras, Vitória;
MC Nito - Vinícius Traback da Silva, classificado na Batalha do Imigrante, de Venda Nova do Imigrante
MC FR - Fernandis Ribeiro dos Santos, classificado na Batalha do MN, de Marcílio de Noronha, Viana;
MC Kaelo - Suriel Fontes Faria, classificado na Batalha do NB, de Nova Bethânia, Viana;
MC Do Carmo - Jhenis do Carmo Nazaré, classificado na Seletiva do NB, de Nova Bethânia, Viana;
MC Aonze - Alan Da Costa Dos Anjos, vencedor da Batalha do Poli, de São Silvano, Colatina;
MC Kael - Mykael dos Passos Pereira, vencedor da Batalha do Castelo, de Castelo Branco, Cariacica;
 MC NK - Mauricio Alves Garcia, vencedor da Batalha do Ailka, de Serra Sede, Serra;
MC Pdzin - Emanuel Peterson Duarte Medeiros, vencedor da Batalha do Coreto, de  Maruípe, Vitória;
MC Noturno - Paulo Henrique Alves, vencedor da Batalha da 22, Centro, Linhares;
MC GN - Guilherme Nunes, vencedor da Batalha da Orla, de Jacaraípe, Serra;
MC Faraó – Emerson, classificado na Batalha do MN, de Marcílio de Noronha, Viana.
 
Shows musicais:
19h30 - Emy Alves
20h20 – Afrodin
21h20 – Andinho Dias

Regras da batalha de rimas:
 Durante os duelos, o júri técnico avalia questões como formato e dinâmica da batalha, ataque e resposta, criatividade, musicalidade, flow (fluir), linguagem, postura, ritmo e conhecimento.

Importante: manifestações de violência, opressão ou preconceito, como machismo, racismo, capacitismo, homofobia, transfobia, gordofobia, entre outras, não serão toleradas nas batalhas. A ocorrência dessas manifestações pressupõe penalidade grave durante o julgamento e análise técnica das disputas.

Comentários

Mais lidas

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”