Pular para o conteúdo principal

Convento lança música-tema da Festa da Penha 2023

Com alegria o Convento da Penha lança o clipe da música-tema da Festa da Penha 2023. Com o título Virgem da Penha Nos Ensina a Servir, a composição é do Frei Lucas Moreira, o jovem capixaba que tem muita devoção à Nossa Senhora das Alegrias.

O Frei Lucas Moreira, compositor e uma das vozes da música-tema da Festa da Penha. (FOTO: Divulgação)
A interpretação é dos Freis Paulo César Ferreira da Silva, Felipe Carretta e do próprio Lucas Moreira, além da artista Roselene Gonçalves da Silva dos Santos que faz parte da comissão de gravações do Hinário Litúrgico da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A ideia da produção musical partiu da Fraternidade do Convento e já se tornou uma tradição, isso porque nos últimos seis anos, foram elaboradas canções em homenagem à Padroeira do Espírito Santo.

Alguns artistas capixabas como o Carlos Bona, conhecido pelas canções: Hino de Nossa Senhora da Penha e Vamos Louvar Maria, fazem questão de também render louvores à Mãe das Alegrias da Penha.

Em 2018, o voluntário Emerson Tomaz Nascimento escreveu e cantou a música Ó Virgem da Penha, és nossa alegria, em consonância com o tema da festa (“Virgem da Penha, Minha Alegria”).

Roselene Gonçalves e o Frei Paulo César Ferreira. (FOTO: Divulgação)
Desde então, Frei Lucas todos os anos compõe uma prece à Mãe da Penha em forma de música. Em 2019, o tema da Festa foi Eis aqui a serva do Senhor, no ano seguinte, Todas as gerações me chamarão bem-aventurada.

Já em 2021, não houve composição por conta da pandemia. Em 2022, o tema que inspirou uma composição do frade foi: Vosso Olhar a Nós Volvei, uma alusão à ladainha de Nossa Senhora.


Para este ano, Frei Paulo César pediu ao confrade Lucas Moreira, para que escrevesse também uma letra que pudesse ser interpretada para animação dos dias do Oitavário e ficasse mais uma vez na cabeça dos fiéis. Eis que nasceu a música Virgem da Penha Nos Ensina a Servir. Por fim, com muita expectativa, a Fraternidade apresenta a canção.

A produção da música - gravação, arranjo instrumental, masterização e finalização - foi feita pelo produtor musical Nivaldo Mantovaneli, da TV Aribiri.

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC