Pular para o conteúdo principal

Banda virtual Bardot Mobile estreia nos palcos com mistura de pop e cartuns

O projeto Bardot Mobile, banda cartoon criada pelo compositor, professor de música e produtor fonográfico Sérgio Benevenuto, finalmente vai sair do mundo virtual e se materializar em palco.

Com uma renovação de seus tripulantes, o grupo vai apresentar material dos dois álbuns Bardot Mobile, nas próximas quarta-feira (8) e quinta-feira (9), às 19h30, na Casa da Cultura Sônia Cabral, em Vitória.

Integrantes da banda Bardot Mobile. (FOTO: Daniella Spadeto)
O set list vai contar com 19 composições dos álbuns anteriores e a canção inédita Viagem, título do próximo álbum do grupo, já em fase de produção.

Idealizado por Sérgio Benevenuto em 2009, o Bardot Mobile é uma cartoon band no estilo do Gorillaz. O grupo foi concebido a partir dos personagens de animação Ive Bardot (Sérgio Benevenuto), de 54 anos; seu irmão Azul Bardot (Dante Ixo), 28; e a pequena Brigitte (Aline Hrasko), 19.

Embalado pelas possibilidades da animação gráfica e da tecnologia, inicialmente a banda atuou no ambiente virtual. Com o tempo, segundo Benevenuto, surgiu o desejo de transpor a ideia lúdica dos cartuns para o palco. Em 2022, o músico arregimentou uma novíssima formação que, nas suas palavras, se desenha como “um encontro de gerações potente e repleto de afetos musicais”.

Junto a Sérgio Benevenuto nesta empreitada estão o experiente baterista e percussionista Edu Szajnbrum e os estreantes Tiago Martins (voz e baixo), Igor Morais (guitarra e vocal) e Caju (voz e guitarra), que oferecem o viço jovem a um projeto que traz consigo a marca da vanguarda e do ineditismo.

“Encontrei três músicos artistas entre a nova camada de compositores (Tiago, Igor e Caju) se firmando na cidade, com seu trabalho próprio, mas que se afinaram ao projeto e a ele se dedicaram por um ano. Complementa a banda o baterista Edu Szajnbrum, amigo e músico experiente que participou das gravações dos primeiros álbuns”, pontua Benevenuto.

A sensação, segundo ele, é a de materialização de personagens e de cenários de um livro: “O Bardot Mobile nasceu contando histórias. Os personagens viraram cartuns e agora estamos trazendo um pouco desse mundo para o palco, com a sorte de contar com novos recursos de tecnologia”, considera.

Um dos cartuns que representam o grupo. (FOTO: Divulgação)
Psicodelia
A essência do Bardot Mobile, que bebe na fonte da efervescência cultural dos anos 1960 e 1970, continua presente na estética musical do grupo, aliada aos experimentos com ritmos, timbragens e instrumentos eletrônicos.

Assim, o público pode esperar por um show repleto de psicodelia, texturas pop e canções agridoces, traduzido na projeção de imagens, cores e efeitos criados pelo diretor de fotografia Renato Rosati a partir do uso de inteligência artificial. Todo o espetáculo será filmado par a se transformar em videoclipes, com a participação da plateia.

“Acho que essa será a marca do espetáculo: o aspecto visual”, adianta Benevenuto. “Teremos muitas cores e efeitos surpreendentes criados com as novas tecnologias, que irão cobrir o palco por todo o tempo com imagens projetadas”, descreve.


Formação em Boston
Natural de Cachoeiro de Itapemirim, Sérgio Benevenuto é um dos profissionais da música mais atuantes do Espírito Santo.

Graduado em 1985 pela Berklee College of Music, em Boston (Estados Unidos), o professor, compositor e produtor fonográfico fundou nos anos 1990 a Rio Música, em Botafogo, no Rio de Janeiro, escola que formou toda uma geração de músicos que acompanharam artistas como Djavan, Marisa Monte, Gilberto Gil, Zélia Duncan e Ivan Lins.

Do alto de seus 50 anos de carreira, ele sente que o Bardot Mobile o remete ao frescor da juventude e aos seus primeiros passos na música, ao som dos Beatles, dos Rolling Stones e da geração de Woodstock.

“O Bardot me leva à inocência dos meus 17 anos, com ideais mais puros, menos contaminados. A mensagem vem direta! Reflete também o meu amor à melodia e ao flerte com a psicodelia. Costumo brincar chamando sua música de neo-flower power”, diverte-se. “É como se eu pudesse arranjar, com o conhecimento de hoje, aquelas canções sempre críticas, mas ainda esperançosas daquele garoto imaginário”, finaliza.

Serviço
Shows do Bardot Mobile
Data: 8 e 9/mar (quarta e quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Casa da Cultura Sônia Cabral - Rua São Gonçalo, Cidade Alta, Centro, Vitória
Ingressos: R$ 20 (à venda na bilheteria do teatro)

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC