Pular para o conteúdo principal

Dia Internacional do DJ: rotinas diferentes em tempos de pandemia

O mês de março marca um ano da paralisação do setor de eventos no mundo, devido a pandemia de Covid-19. E nesta terça-feira (9), é comemorado o Dia internacional do DJ, elemento principal de uma boa festa, ou um bom "rock", como diz a gíria capixaba.

Álice durante uma live em um local isolado durante a pandemia. (FOTO: Divulgação/Matahari Fotografia)
As dificuldades da profissão são muitas neste período principalmente, com as rotinas diferentes e sem festas. No Espírito Santo, assim como em todo o Brasil, grandes eventos e casas que tem DJs entre as atrações, a exemplo da Equilibrium Festival, Cafe de La Musique Guarapari e P12, ainda não tem condições de serem realizados e reabertos.

A música eletrônica é o quinto gênero musical mais escutado no mundo, de acordo com o International Music Summit (IMS), mas tem uma ótima relação com o pop, que está no topo desta lista. Os dois estilos têm diversos elementos semelhantes e é muito comum ver hits do pop ganhando remixes para as pistas de dança.

Em tempos de distanciamento, sem eventos físicos, a tecnologia tornou-se aliada dos artistas, junto com o poder das redes sociais. Muitos artistas acreditam que a pandemia acelerou o consumo digital.

A DJ Álice, 22 anos, por exemplo, focou nas mídias sociais para apresentar seus trabalhos ao público. Em 2020, a capixaba realizou duas lives que trouxeram bons resultados e em fevereiro lançou a música autoral Feel It Tonight.

Álice afirma ter muitos planos para o decorrer de 2021. "Tenho muitos planos para esse ano, mas alguns deles vão depender de como vai ser o futuro tendo em vista que estamos em pandemia. Mas fora dos palcos, pretendo focar mais ainda nas produções e nas futuras estratégias de marketing", contou em recente entrevista.

Destaque internacional
A DJ Monia Lombardi, 33, também em fevereiro, foi destaque no site e nas mídias da DJaneMag, revista on-line londrina especializada e dedicada a todas as DJs mulheres do mundo, com o lançamento da música This Moment.

Além de Álice e Monia, muitos outros nomes da cena eletrônica capixaba fazem sucesso dentro e fora do Estado: Jess Benevides, Thito Fabres, Nith, Jessica Mallmann, Quadrini, Locatelli, Adria Beloti, Brunelli, Rabannada, Paolla B, Lowez, entre outros.

A data
Desde 2002, o dia 9 de março se tornou o World DJ Day no calendário internacional. A ideia de criar um dia para celebrar a profissão partiu de duas instituições: a World DJ Fund e a Nordoff Robbins Music Therapy, esta última uma organização inglesa que usa a música para tratamento de adultos e crianças doentes.

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Antes de morrer, Chico Lessa cantou em vídeo gravado por filho em hospital de Vitória

Morre Chico Lessa, um dos grandes nomes da MPB e da música capixaba, aos 75 anos