Pular para o conteúdo principal

Crianças de Maria Ortiz desenvolvem a consciência ambiental por meio da arte

Desde o mês de agosto de 2025, o dia a dia de 250 crianças e adolescentes que moram no bairro Maria Ortiz, em Vitória, passou a envolver atividades voltadas para a reciclagem e reutilização de materiais.

Por meio de oficinas de desenho e pintura, os alunos aprenderam a pintar latas de tinta, que são transformadas em obras de arte para exposição e venda, com renda revertida para a própria comunidade.

Projeto ECOARTEIROS, desenvolvido pelo Instituto ICORES. (FOTO: Divulgação/ICORES)
Esses resultados são frutos do projeto “ECOARTEIROS - Educação, Arte + Ecologia em Ações Criativas”, desenvolvido pelo Instituto de Cultura e Responsabilidade Social (ICORES), juntamente com a Casa de Atendimento a Crianças e Adolescentes (Caoca).

A iniciativa é viabilizada por meio do Edital Transformar 2025, realizado pelo Instituto Unimed Vitória, em parceria com a empresa Comprocard.

Com esta ação educativa, que durou quatro meses, o Instituto ICORES pretende colaborar para mitigar as inúmeras vulnerabilidades e violações de direitos das crianças na região.

Consciência ambiental
O projeto beneficiou diretamente cerca de 50 crianças e adolescentes, que participaram das oficinas nos turnos matutino e vespertino, uma vez por semana, com 1h30 de duração cada uma. As ações têm como objetivo promover a consciência ambiental e o protagonismo juvenil, conforme destaca a presidente do ICORES, Zuleica Faria:

“Com a implementação do projeto, esperamos despertar a conscientização ambiental ampliada entre os jovens, o desenvolvimento de habilidades artísticas e o senso de pertencimento, a redução do descarte incorreto de materiais, o protagonismo juvenil em ações sociais sustentáveis, o fortalecimento da rede comunitária e a valorização cultural local”.

Projeto ECOARTEIROS, desenvolvido pelo Instituto ICORES com crianças e adolescentes do bairro Maria Ortiz. (FOTO: Divulgação/ICORES)
Rodas de conversa
As estratégias para adesão ao projeto incluíram a abordagem da educação ambiental de forma lúdica, por meio de rodas de conversa divertidas, em que as crianças e adolescentes respondiam a temas como: “O que é o meio ambiente?”; “Poluição e reciclagem”; “Reduzir, Reutilizar e Reciclar” e o papel de cada um na preservação ambiental.
 
Além disso, nas oficinas de pintura e reciclagem criativa as crianças obtiveram as primeiras noções de artes visuais e técnicas básicas de pintura.

“Elas aprenderam a criar um projeto de arte, partindo desde a poética da criação, a escolha da paleta de cores e os croquis, até a apresentação da obra, transformando-se em verdadeiros artistas mirins”, descreve a presidente Zuleica Faria. 

Durante esse processo, as crianças pintaram latinhas de tinta vazias e já usadas do Instituto ICORES, com temas livres. Ao final, os alunos pintaram um pequeno mural na Caoca, tendo como tema o meio ambiente, revitalizando o espaço utilizado pelas crianças e adolescentes.

Projeto ECOARTEIROS, desenvolvido pelo Instituto ICORES. (FOTO: Divulgação/ICORES)
Vulnerabilidade social
Para a presidente do Caoca, Miroslavia Façanha de Souza, conhecida como “Mira”, o projeto “ECOARTEIROS - Educação, Arte + Ecologia em Ações Criativas” proporciona diversos benefícios para as crianças e adolescentes atendidos pela entidade, entre os quais a educação ambiental, formação cidadã, expressão artística, consciência ecológica e responsabilidade social.
  
“Nosso território é marcado por vulnerabilidade social e enfrenta desafios estruturais que afetam diretamente o desenvolvimento integral das nossas crianças e adolescentes. Além disso, a região convive com problemas ambientais significativos. Neste contexto, o projeto une educação ambiental, arte e cultura como forma de estabelecer pontes e criar vínculos, promovendo transformações sociais na comunidade”, observa Mira. 

Fique por dentro:
Projeto “ECOARTEIROS - Educação, Arte + Ecologia em Ações Criativas” 
Realização: Instituto de Cultura e Responsabilidade Social (ICORES)
Parceria: Casa de Atendimento a Crianças e Adolescentes (Caoca)
Apoio: Projeto aprovado pelo Edital Transformar 2025, realizado pelo Instituto Unimed Vitória, em parceria com a empresa Comprocard
Local: Casa de Atendimento a Crianças e Adolescentes (Caoca) - Rua Prof. Mario Bodart, 304 - Maria Ortiz, Vitória - ES, 29040-710
Telefone: (27) 3327-4928
Público-alvo: Comunidade da Caoca (famílias, escolas, lideranças locais), parceiros e apoiadores institucionais (ONGs, empresas, Instituto ICORES) e público em geral

Comentários

Mais lidas

Agenda Capixaba #07

Colunas Cultura Plural

Conheça modelo e bailarina capixaba que é miss internacional e capa de revista na Europa