Pular para o conteúdo principal

Convento da Penha realiza tradicional exposição de presépios até 6 de janeiro

Os franciscanos do Convento da Penha, em Vila Velha, realizam a exposição de Presépios da Penha, com representações artísticas de diferentes países, em diversos materiais e cenários. A mostra é uma tradição no Santuário de Nossa Senhora da Penha e retrata expressões do Natal de Jesus por meio de características de muitos lugares e formas de criação.

Exposição de presépios no Convento da Penha. (FOTO: Divulgação/Convento da Penha)
A abertura aconteceu no final da tarde do último sábado (13) e contou com a presença do Guardião e Reitor do Convento, Frei Gabriel Dellandrea e dos fiéis, que participaram da celebração no Campinho (memória de Santa Luzia). O responsável pela exposição, Frei Jorge Lázaro também participou. Ele contou com o trabalho voluntário de Marcos Antoniazi e Ailton Tadeu Costa.

São Francisco desejou que no Natal, se recordasse, com muito respeito, a memória Daquele que nasceu em Belém e garantiu a todos a Salvação. 

“Com essa exposição no Convento, queremos dizer que Deus veio para todos. Deus tanto nos amou que enviou seu Filho para a nossa salvação. O Menino Jesus não veio só para alguns, Ele veio para salvação de todos”, afirmou Frei Jorge Lázaro, responsável pela exposição.

“Neste ano de 2025, tivemos a exposição das indumentárias de Nossa Senhora e do Menino Jesus. Depois, os objetos sagrados que temos aqui no nosso acervo. E agora, mais uma vez, essa exposição de presépios, que é uma doação de uma senhora, já falecida, e sua sobrinha teve a generosidade de nos doar. Por isso nós conseguimos fazer essa exposição para apresentar a todos vocês que frequentam o Convento, que vêm em busca de uma graça, do perdão, de um milagre…”, recordou.

Um dos presépios da exposição. (FOTO: Divulgação/Convento da Penha)
A mostra conta com 59 presépios confeccionados em diversos materiais, como resina, gesso, argila, pedra, metal, papel, plástico e palha. As peças foram doadas pela família de uma benfeitora e devota de Nossa Senhora da Penha que faleceu recentemente. Agora esses presépios se juntam aos demais e formam o acervo do Convento.

“Todas as pessoas que vêm ao Convento da Penha se sentem tocados pela beleza deste lugar. A Capela, a paisagem e os elementos artísticos aqui chamam a atenção pela sua beleza. Mas como se não bastasse toda essa beleza, Francisco de Assis, em sua criatividade, indicou-nos um caminho de contemplarmos a beleza do nascimento do Salvador através do presépio”, celebrou Frei Gabriel.

A mostra de presépios permanece até a celebração da Epifania do Senhor, em 6 de janeiro de 2025. A entrada é gratuita e além de fotografar, os visitantes também podem rezar diante da réplica da Imagem de Nossa Senhora da Penha e conhecer mais sobre a história do Convento da Penha e de seu fundador, Frei Pedro Palácios. A sala de exposições funciona todos os dias, de 8 horas às 17 horas.

Abertura da exposição no Convento da Penha. (FOTO: Divulgação/Convento da Penha)
Serviço
Exposição “Presépios do Convento”
Quando: Diariamente
Horário: 8h às 17h
Local: Sala de Exposições do Convento

Comentários

Mais lidas

Agenda Capixaba #07

Colunas Cultura Plural

Conheça modelo e bailarina capixaba que é miss internacional e capa de revista na Europa