Pular para o conteúdo principal

Música clássica para celebrar o Dia das Mães em parque de Vila Velha

A Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses) apresenta, neste domingo (11), um concerto comemorativo ao Dia das Mães, com um repertório recheado de obras clássicas populares.

A apresentação faz parte da “Série Famíllias” e inaugura a programação de concertos de 2025 no Parque Cultural Casa do Governador, localizado na Praia da Costa, em Vila Velha.

Integrantes da Orquestra Sinfônica do Estado em apresentação. (FOTO: Divulgação/Secult-ES)
A apresentação acontece sob a regência do maestro Helder Trefzger e contará com solo dos músicos da Oses Maíni Moreno, na harpa, e José Benedito Gomes, na flauta. A entrada é gratuita, mediante a retirada de ingressos na plataforma no site do Parque Cultural Casa do Governador.

Repertório
Dentro do repertório, duas obras do compositor alemão Strauss, a marcha Einzugsmarsch, com seu ritmo e melodia contagiantes, e Tritsch-Tratsch, que tem como destaque a participação dos instrumentos de percussão que realçam a atmosfera ligeira e divertida da obra.

Do francês Bizet, foram escolhidos trechos de sua ópera mais famosa, Carmen, que são Les Toreadors (Os Toreadores), com suas conhecidas melodias, brilhantes e imponentes, e Les Dragons d'Alcala (Os Dragões de Alcalá), um grupo de soldados do corpo de guarda do quartel de Alcalá, representados pelos fagotes, acompanhados pela caixa clara e pelas cordas.

Do compositor russo Tchaikovsky, será apresentado um célebre trecho de seu ballet O Lago dos Cisnes, escrito em 1875, e a Dança Espanhola, na qual destaca-se o som das castanholas.

Do austríaco Mozart, foi escolhido o Concerto para flauta e harpa, em que o segundo movimento é um andantino, uma página sonhadora e pastoral, cuja melodia é apresentada inicialmente pela orquestra antes de ser retomada pelos solistas.

Para encerrar o programa, o célebre Bolero, do francês Ravel, que se firmou como uma das mais populares músicas de concerto, além de ser considerada uma obra-prima da escrita para os instrumentos musicais por sua orquestração extremamente refinada e criativa.

Na ocasião, serão feitas homenagens a duas personalidades capixabas da música: Vera da Matta, renomada sambista capixaba, reconhecida nacionalmente por sua contribuição ao samba, e Natércia Lopes, cantora lírica capixaba, reconhecida como uma das maiores representantes da música erudita no Espírito Santo. As duas comemoram 80 anos em 2025 e serão homenageadas por seu inestimável trabalho no Espírito Santo.

A realização é da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses), do governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult-ES), e parceria da Cia de Ópera do Espírito Santo (Coes).

Sobre os solistas
Maíni Moreno, harpista, é mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), graduada em Música pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e formada em harpa pelo Conservatório de Tatuí.

Ela iniciou os seus estudos em 2006, aos sete anos, na classe da professora Liuba Kletsova. Sua primeira experiência como solista, à frente da Orquestra “José dos Santos”, se deu seis meses depois, tendo sido regida pelo professor Vinícius Trisólio.

Ainda no Conservatório de Tatuí, sagrou-se vencedora no Concurso Interno de Harpa. Atualmente, é harpista da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses) e atua como convidada em diversas orquestras brasileiras.

O flautista José Benedito Gomes é doutor em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Flautista da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES) e professor da Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” (Fames).

É coordenador do projeto Flauta Brasil. Realizou diversas apresentações com o flautista Altamiro Carrilho, o violonista Henrique Gomes, a harpista Gláucia Castilhos e a pianista Paula Galama. Realizou gravações e espetáculos com diversos artistas da música popular.

Serviço
Série Famílias - Concerto da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses) 
Data e horário: 11/mai (domingo), às 11h⁠
Local: Parque Cultural Casa do Governador - Rua Santa Luzia, Praia da Costa, Vila Velha
Entrada: Gratuita (mediante a retirada de ingressos na plataforma)

Programação completa:
8h às 15h – Feira Curva e Praça de Alimentação
8h20 – Yoga Integral com Mariana Peixoto
9h30 – Visita mediada
10h – Oficina Pedra e Padrão
11h - Concerto da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo
12h – Apresentação de DJ Zappie

Comentários

Mais lidas

Aniversário do Parque Botânico Vale terá concerto do Coral Vale Música, oficinas e brincadeiras

Produtora capixaba de “Ainda Estou Aqui” é homenageada na Assembleia Legislativa

Fernando Perrotti assina coreografias exclusivas para novo espetáculo em Vitória