Literatura negro-brasileira, educação antirracista, uso da literatura para combater o racismo, ancestralidade e resistência cultural serão temas de oficinas inspiradoras na Festa Internacional da Palavra, de 21 a 24 de maio, na Vila de Itaúnas.
E grandes nomes da literatura mundial promoverão esse diálogo no Espaço Infanto-Juvenil da Festa. Destaque para a oficina Práticas Antirracistas e Literatura Negro-Brasileira com a premiada autora Kiusam de Oliveira (SP), direcionada para professores.
![]() |
Kiusam de Oliveira é conhecida pela força e representatividade de suas obras. (FOTO: Divulgação) |
Pedagoga, doutora em educação, mestre em psicologia e terapeuta integrativa, Kiusam é escritora do que chama de "Literatura Negro-Brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil" e venceu diversas premiações, entre elas, o Prêmio ProAC Cultura Negra 2012 pela obra O mundo no black power de Tayó (Peirópolis, 2013)”, considerado pela ONU um dos dez livros mais importantes do mundo na categoria Direitos Humanos.
“Entendo a literatura como ferramenta para a liberdade e fortalecimento das identidades”, diz ela.
No dia 24, às 15 horas, o Espaço Infanto-Juvenil da Festa recebe a masterclass “Papo de Vivências: Criando nossas histórias, nós mesmos”, com Estevão Ribeiro, convidando os jovens a criar narrativas autorais.
O capixaba, escritor, artista e roteirista, Estevão Ribeiro, já publicou mais de 20 livros — entre HQs, infantis e romances como o comovente “Guilhermina Não Gosta de Não!”, inspirado em sua filha autista, que soma mais de 200 mil exemplares vendidos.
Também é criador das tiras Os Passarinhos e Rê Tinta, voltadas ao empoderamento negro, e roteirista das séries “Cidade de Deus – A Luta Não Para” e “Vovó Tatá”.
![]() |
Estevão Ribeiro já publicou mais de 20 livros. (FOTO: Fernando Rabello) |
Toda a programação da Festa Internacional da Palavra é gratuita e as inscrições para as oficinas serão realizadas no local, na Vila de Itaúnas, e serão por ordem de chegada.
A Festa Internacional da Palavra 2025 é realizada pelo Instituto Manguerê, Secretaria de Cultura do Estado (Secult-ES) e Ministério da Cultura, com patrocínio da EDP e do Banestes, por meio da Licc — Lei de Incentivo à Cultura Capixaba e da Lei Rouanet.
A direção de produção é da MM Projetos Culturais e a direção artística da Casa Poema, com apoio da prefeitura de Conceição da Barra.
Confira as oficinas e masterclasses da 2ª Festa Internacional da Palavra:
Oficina Práticas Antirracistas e Literatura Negro-brasileira
Com Kiusam de Oliveira
Para professores – 50 vagas
Duração: 2 horas
Escolher um livro é uma ação política. Entender por que selecionar alguns livros e histórias em detrimento de outras, torna-se fundamental em sociedades opressoras. Entendo a literatura como ferramenta para a Liberdade e fortalecimento das identidades. Durante a oficina, entenderemos isso e como uma relação de livros em prol dos direitos humanos.
Oficina de Personagens Fantásticos
Com Juane Vaillant
Para crianças e adolescentes entre 11 e 18 anos
Duração: 2 horas
Criação de personagens para livros, filmes, séries e quadrinhos com ênfase em personagens fantásticos.
Esta oficina aborda técnicas de construção de personagens na literatura fantástica, explorando sua importância como eixo da narrativa e ponte entre mitologia e verossimilhança. A partir de referências do teatro, cinema e literatura, serão analisados personagens emblemáticos e suas funções nas histórias, com base em autores como Marcos Rey e Doc Comparato. Serão lidas narrativas populares e contemporâneas, como “Amora” (Emicida) e contos do livro Deusa Menina e sua Fantástica Ilha. Ao final, os participantes criarão seus próprios personagens com apoio de uma ficha desenvolvida pela oficineira.
Masterclass “Papo de Vivências: Criando nossas histórias, nós mesmos”
Com Estevão Ribeiro
Para crianças e adolescentes a partir de 10 anos
A Masterclass convida jovens a explorar suas próprias experiências como ponto de partida para criar narrativas autorais. Com sua bagagem como escritor, quadrinista e roteirista, Estevão Ribeiro vai compartilhar técnicas e inspirações que unem oralidade, identidade e imaginação, incentivando a valorização da escuta e da diversidade de vozes.
Masterclass Slam e Resistência Poética no Sapê do Norte
Com Thiago Balbino e convidados: Real B, Bloom e JowJow
O evento propõe um diálogo entre a poesia falada urbana e a resistência cultural do Sapê do Norte — território quilombola marcado por forte ancestralidade e luta por reconhecimento. Combinando bate-papo e performances poéticas, a atividade criará um espaço de troca, escuta e valorização das expressões artísticas periféricas, fortalecendo a cena local de slam.
Serviço
2ª Festa Internacional da Palavra
Onde: Itaúnas, Conceição da Barra
Quando: 21 a 24/mai (quinta-feira a sábado)
Entrada: Gratuita
Acompanhe as novidades nas redes sociais @festadapalavra e no site oficial
Comentários
Postar um comentário