O movimento dos astros e corpos celestes serviu de inspiração para o segundo álbum do músico percussionista Léo de Paula, Caminhos e Órbitas, que chega às plataformas digitais nesta sexta-feira (17). Também estará disponível no canal do artista no YouTube.
Na mesma data, o artista apresentará as composições do novo trabalho em recital-palestra, às 18 horas, no Museu Capixaba do Negro Verônica Da Pas (Mucane), em Vitória. O evento é aberto ao público.
![]() |
O músico percussionista Léo de Paula lança álbum no Mucane. (FOTO: Fábio Prieto) |
Professor de percussão do Projeto Vale Música Espírito Santo, integrante do naipe de percussão da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) e instrutor de percussão do Mucane, Léo de Paula é reconhecido pela versatilidade, pela desenvoltura na execução de ritmos afro-brasileiros e pela inventividade na composição de obras contemporâneas de concerto para percussão.
Estética
Neste novo trabalho, o artista apresenta oito faixas inéditas, sendo cinco de sua autoria, duas obras em parceria com Ekaterina Bessmertnova e o duo Órbitas #4, composto em sua homenagem pelo percussionista, compositor e professor da Universidade Federal de Uberlândia, Cesar Traldi.
O resultado aproxima-se do afrofuturismo, movimento cultural, estético e político que utiliza elementos da ficção científica e da fantasia para criar narrativas de protagonismo negro.
![]() |
Léo de Paula apresenta oito faixas inéditas no novo trabalho. (FOTO: Mariana Garcia) |
“Este álbum propõe uma experiência para além da diversão, do lazer, e do prazer momentâneo ao ouvinte”, afirma Léo.
“Naturalmente irá na contramão do midiático, da busca por ‘visualizações’ e do entretenimento por si só, buscando, em certa medida, dialogar com estados alterados de consciência”, define o artista.
Léo de Paula gravou o álbum sozinho, utilizando um arsenal percussivo que inclui instrumentos como kalimba, pandeiro, handpan, rav-vast, zabumba, triângulo, ganzá, bongô, talking drum, caxambores, saculejê, tar e steel tongue pans.
Na sua visão, os handpans e tambores de línguas de aço (steel tongue pans) representam os “discos voadores” que conduzem a viagem proposta por ele ao público.
“São os instrumentos presentes na maior parte do repertório. Isso sem deixar de lado o vigor rítmico e a ginga, proporcionados por mais uma série de instrumentos de percussão que utilizo ao longo das faixas”, comenta.
![]() |
A capa do novo álbum do artista capixaba. (FOTO: Divulgação) |
As demais são peças contemporâneas em formato solo, duo ou em grupo, naturalmente gravadas em overdubs (nome dado à técnica utilizada na gravação de áudio, na qual o músico pode sobrepor gravações a uma passagem pré-gravada).
Paternidade
A exemplo do álbum anterior do artista, Grão: Território Percussivo, lançado em 2021, Caminhos e Órbitas traz referências que passam pela ancestralidade afro-brasileira, pela relação com a natureza, e também por experiências decorrentes da paternidade.
Sobre este último aspecto, Léo lembra que o single Chalun, composto em parceria com a cantora Ekaterina Bessmertnova, foi inspirado no filho do casal, Andrey.
Quem quiser conferir o percussionista em ação poderá acompanhar o recital-palestra, no Mucane, onde Léo de Paula apresentará as composições gravadas no álbum juntamente com uma demonstração dos instrumentos utilizados na produção. Tudo isso, como convém a um professor, de forma didática.
“Meu objetivo neste trabalho foi o de contar com a simplicidade enquanto matéria-prima artística, buscando transcender e transformar a experiência cotidiana. Convido o público a conhecer a nossa proposta e a orbitar em torno da individualidade artística e da subjetividade do intérprete e dos compositores do álbum”, finaliza.
![]() |
Uma das músicas foi composta junto com Ekaterina Bessmertnova em homenagem ao filho do casal. (FOTO: Fábio Prieto) |
Recital-palestra de Léo de Paula e lançamento do álbum “Caminhos e Órbitas”
Data: 17/mai (sexta-feira), às 18h
Local: Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane) - Av. República, 121 - Centro, Vitória
Telefone: (27) 3222-4560
Ficha técnica
Álbum: Caminhos e Órbitas
Faixas: 8
Lançamento: 17 de maio
Distribuição: Gravadora Galeão
Gravação: Laboratório de Áudio Musical da Ufes, nos dias 12 e 26 de setembro, e 10 de outubro de 2023
Concepção, direção e execução de todos os instrumentos: Léo de Paula
Gravação, mixagem e masterização: Daniel Tápia
Gravação e edição: Marco Cavalca
Assistentes: André Akira, Ana Luisa Golino, Cláudia Zanetti, Cristina Bravin, Jana Coradine, Kenzo Tavares, Keven Henrique, Victoria Tavares
Comentários
Postar um comentário