Pular para o conteúdo principal

Lenda do samba no ES, Edson Papo Furado é internado após infarto e AVC

Lenda do samba capixaba, Edson Papo Furado, está internado em um hospital particular de Vitória, depois de ter sofrido um infarto, seguido de uma infecção urinária e um AVC, de acordo com a família.

O cantor e compositor, de 84 anos, deu entrada no hospital no inicio do mês, e segundo familiares, ele já está se recuperando. No dia 8 de janeiro, Edson foi ao banco e acabou passando mal. A família informou que ele foi socorrido e levado ao hospital, onde foi constatado que havia sofrido um infarto.

O lendário sambista capixaba Edson Papo Furado . (FOTO: Flávio Almeida/Arquivo)
O sambista precisou passar por uma cirurgia de angioplastia, procedimento feito para obstruir as artérias do coração, após entupimento. A cirurgia foi um sucesso e Papo Furado já voltaria à sua rotina.

No entanto, por recomendações médicas, continuou internado no hospital para realizar outros exames. O resultado apontou que ele estava com uma infecção urinária e sofrendo um AVC isquêmico.

"Ele já estava se recuperando quando foi descoberta a infecção urinária, porém percebemos que ele estava muito quieto, com o olhar parado. Foi então que descobrimos o AVC. Papai já é de idade. Desde de novo ele fuma, bebe e tem uma alimentação irregular. Segundo o médico, isso tudo pode ter causado essa série de problemas", disse a filha, Priscila Papo.

Segundo a família, o cantor segue se recuperando e atualmente está entubado, lúcido e recebendo antibióticos. A previsão é que ele saia da entubação no início da próxima semana.

E mesmo diante de todo esse cenário, o sambista não esquece do enredo que ganhou seu coração. A filha do cantor disse que o pai até já perguntou do carnaval.

"Papai diz que a Piedade é a igreja dele, o samba é sua religião e para ele a escola de samba é do tamanho do mundo, que não dá para imaginar. Conversei com ele esses dias, e ele me perguntou se está chegando o carnaval e se ele iria desfilar. Eu, claro, disse que sim, mas infelizmente ele não vai poder desfilar nem dar o grito de guerra da escola que é tradição", disse ela.

Nascido em 25 de março de 1939, o sambista Edson Rodrigues Nascimento, é uma lenda viva do samba capixaba, casado, pai de nove filhos, sempre nos bares da Rua Sete e marcado na história da cultura do Espírito Santo. Este é Edson Papo Furado.

O capixaba de Serra-Sede é um artista singular e que encara a vida de um jeito bem-humorado, com samba, cachaça e comida. Começou desde cedo a se envolver com a cultura em rodas de congo do município serrano. 

Papo Furado é uma das testemunhas da história do samba capixaba. Ele ganhou grande destaque na cidade de Vitória quando desceu o morro e conquistou o asfalto como o primeiro intérprete da Unidos da Piedade

É um dos fundadores da tradicional escola de samba, no ano de 1955, da qual é considerado o intérprete de honra. Com seus passos lentos, senso de humor apurado e samba na alma, se constituiu no grande baluarte não somente na história da Piedade, mas do próprio samba do Estado.


Já compôs diversos sambas-enredo para a Unidos da Piedade e já gravou nove álbuns, com composições próprias e clássicos do samba.

Sua trajetória no samba o levou a fazer shows no Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e até em Portugal. Papito, como também é conhecido, mora em Vitória desde 1945, onde conheceu o samba nos bares, ritmo que entrou de vez em sua vida no Rio de Janeiro. 

"Passei 26 anos entre Rio e Vitória. Lá, minha casa era a Lapa e aqui é a rua Sete. Aqui, quando a gente batia um samba, a polícia levava. Fui preso quatro vezes na mesma noite", lembrou em uma entrevista.

Em 2023, ele foi o grande homenageado no Prêmio da Música Capixaba, em cerimônia no Teatro da Ufes. Além disso, a história de vida de Papo Furado foi contada no enredo “Sou anjo sim, sou anjo negro", da Mocidade Serrana, no Grupo de Acesso B, nos desfiles das escolas de samba ano passado.

Papo Furado foi homenageado no Prêmio da Música Capixaba. (FOTO: Leonardo Sá/Arquivo)

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Linha do tempo da Chocolates Garoto

TBT: Você lembra da Blow Up em Vila Velha?