Pular para o conteúdo principal

Belezas e aventura em Pedra Azul, Domingos Martins

Desafios, beleza e aventura. Essas são algumas palavras que podem definir o Parque Estadual de Pedra Azul, localizado em Domingos Martins, na região Serrana do Espírito Santo. O parque fica para ser mais exato no distrito de Aracê, a 50 km do Centro martinense. 

O monte é considerado um dos mais importantes cartões postais do Estado. É uma formação rochosa de granito, tendo 1822 metros de altitude. Recebe tal nome pela coloração azul esverdeada que toma, conforme o horário em que recebe a luz do sol. 

Um detalhe interessante é a Pedra do Lagarto, que é unida à Pedra Azul. Ambas as pedras podem ser avistadas da BR-262. A pedra aparenta estar apenas encostada e com formato de um lagarto subindo a Pedra Azul.

Grupo de visitantes na entrada do Parque Estadual de Pedra Azul, em Domingos Martins. (FOTO: Divulgação)
Pedra Azul se tornou parque estadual com o intuito de proteger o patrimônio natural da região. Segundo Carlos Alberto Canal, monitor de trilha e morador antigo do distrito, em 1960, houve a desapropriação de algumas propriedades particulares e o espaço foi criado como reserva biológica. 

Em 1991 mudou o status para parque e hoje recebe milhares de visitantes. "A diferença é o que o parque recebe visitação monitorada em uma área restrita. Em 1993, começou a visitação nos moldes de como é hoje, com algumas modificações", destaca o monitor de trilha.

O local é rico em fauna e flora, que são muito diversificadas, incluindo alguns ameaçados de extinção, e um dos parques mais visitados por turistas no Estado, principalmente, no período de inverno. 

Da fauna, são várias espécies a exemplo de tatu, tamanduá, macaco-prego, veado catingueiro, sabiá e até animais que sofrem ameaça de extinção, como o sagui da serra e o barbado. O parque possui estrutura aberta ao público, com centro de visitantes, diversas trilhas e uma sala com animais empalhados.

O monitor Carlos apresenta o mapa do parque e da região a um grupo de visitantes. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)
Destino turístico
Não há comércio no interior do parque, mas nas proximidades há hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, cafés, entre outros atrativos. 

Segundo a secretária de Turismo de Domingos Martins, Rejane Entringer Lopes Ewald, esse é um dos fatores que faz Pedra Azul ser um dos maiores potenciais turísticos do Estado, principalmente no período de inverno. 

"É um grande orgulho ser referência em destino turístico. Trabalhamos com o objetivo de fazer que cada visita ao nosso município seja única, pensando na sensação de aconchego e trazer o desejo do visitante em voltar", conta Rejane.

A guia turística Shirley Mattos organiza visitas turísticas em todas as regiões capixabas e destaca algumas situações que a fazem levar as pessoas ao parque. "Um dos principais fatos é revelar essa beleza que é de nosso Estado e mostrar o cuidado que se tem para preservar a área", detalha Shirley.

História e curiosidades
Carlos Alberto Canal relata a paixão que tem ao contar detalhes da história de Pedra Azul aos visitantes. O monitor conta que a família dele tem descendência italiana e está entre as primeiras que chegaram em Pedra Azul. 

"Minha esposa e família são locais dessa região há muitas gerações. Eles foram uma das primeiras famílias a se estabelecerem aqui", revela.

O monitor conta ainda outra curiosidade do local. Se tem uma tradição de que ao tocar na Pedra Azul, cada pessoa tem direito a fazer três pedidos.

A atendente de loja Luciana Modesto, com a Pedra Azul e a Pedra do Lagarto ao fundo. (FOTO: Arquivo pessoal)
A atendente de loja Luciana Modesto afirma que a experiência de estar com a natureza em Pedra Azul foi única e que o aprendizado com o monitor foi uma grande experiência e não apenas um simples passeio. 

"É um aprendizado de como amar e gostar mais da natureza e as falas do Carlos nos deixou com ainda mais curiosidade em relação ao que está por trás da história de Pedra Azul", conta Luciana.

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória