Pular para o conteúdo principal

Homenagem ao ator: conheça o Teatro Stênio Garcia

A história da criação da quinta maravilha de Mimoso do Sul, o Teatro Stênio Garcia, se confunde com a história da chegada da sétima arte ao município, pois sua primeira ocupação foi para exibição de filmes de cinema. Localiza-se no centro da cidade e é de propriedade municipal. Apresenta construção em estilo italiano e oferece capacidade para 270 espectadores.

Em 1953, com o cinema conquistando grandes plateias no mundo, foi inaugurada a obra de uma das mais modernas casas de diversão do sul capixaba da época, a “S/A Melhoramentos de Mimoso do Sul - Cine São José”. Em sua construção foi atribuída o que de mais moderno existia na época e, ainda hoje, sua estrutura é atual, valendo destacar as enormes luminárias do teto da sala de auditório, a utilização das máquinas de projeção Phillips (importadas da Holanda), cadeiras com assentos acolchoados, tela panorâmica, iluminação multicolorida com tom musical "Gongo", cortinas aveludadas na cor vinho, sala de espera com cadeiras, além de tabuletas com cartazes e fotografias de filmes a serem exibidos.

No final dos anos 1990, após receber reforma e equipamentos para mais conforto e segurança, o antigo nome do cinema São José passa a não mais existir e assim é inaugurado o Cine Teatro Stênio Garcia em homenagem ao ilustre ator mimosense. O teatro está localizado na Rua Presidente Vargas, s/n, Centro, Mimoso do Sul. O telefone de contato é o (28) 3555-1359.

Vista interna do Cine Teatro Stênio Garcia, inaugurado em 1953 na cidade de Mimoso do Sul. (FOTO: Divulgação/Férias.tur.br)
Cinema gratuito
O Projeto "Música e Cinema na Praça" tem colhido bons frutos culturais em Mimoso do Sul, oferecendo aos moradores, visitantes a aos apaixonados pela sétima arte a oportunidade de assistir filmes gratuitos no Teatro Stênio Garcia.

Lindson Fernandes, organizador do projeto, contou ao site 'Mimoso In Foco' que o evento tem recebido muitos elogios e que o público só tem aumentado em cada edição. “Iniciamos na semana retrasada com sessão no próprio cinema com horários de classificação livre, a partir das 18h30 e logo após, às 21h00, classificação adulto”, esclareceu. Já passaram pela tela do cinema os filmes “Mandagascar 03, Os Procurados” (sessão infantil), “Reino Gelado” (sessão infantil), BattleShip (sessão adulto) e “Os Imortais”(sessão adulto).

No próximo sábado a sessão gratuita de cinema não irá funcionar, porém, na outra semana, de acordo com Lindson, o público poderá aguardar a ação do filme “Homem de Ferro 03″ ou uma das comédias nacionais mais comentadas dos últimos tempos: Minha Mãe é uma Peça”.

Talentos da música de volta
Em outubro, o “Projeto Música e Cinema na Praça” irá trazer grandes talentos da música. “O tablado foi todo reformado e voltaremos com o maior pique e maior gás, sempre animados pela galera de Mimoso que prestigia”, finalizou Lindson.

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena