O maior festival de corais do Estado chega a 22ª edição e acontece entre esta sexta-feira (20) e domingo (22), no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. O CantarES - Encontro de Corais do Espírito Santo terá 19 apresentações, com entrada gratuita.
Ao longo dos três dias de evento, o público poderá assistir apresentações de corais adultos, infantojuvenis e infantis. Os corais adultos se apresentam nesta sexta-feira e no sábado, sempre a partir das 18 horas. No domingo, o teatro abre as portas às 10 horas para os grupos infantis e infantojuvenis.
![]() |
Integrantes do Coral ArcelorMittal, que se apresentará neste sábado (21). (FOTO: Gustavo Louzada) |
Com apoio da Secretaria de Cultura da Ufes, que coordena as atividades do coral da Universidade, o evento movimenta o campus e é uma oportunidade para o público assistir gratuitamente um “panorama da prática coral no Espírito Santo”, segundo o secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges. “Será um potente diálogo musical, que também contribui para a qualificação do Coral da Ufes", diz.
Outro destaque é o Coral ArcelorMittal, que com 38 anos de história, é o mais antigo coral em atividade no Estado. Atualmente, composto por 55 coralistas, o grupo tem sua trajetória marcada pela dedicação e excelência, e está sob a batuta dos maestros Adolfo Alves e Ângela Volpato.
Ambos são referências na condução do coral, trazendo uma combinação de experiência e inovação que enriquecem cada apresentação. O repertório inclui músicas tradicionais do Espírito Santo, como as "Três Toadas de Congo", que homenageiam a rica cultura local, além de obras clássicas e populares, folclóricas e sacras.
Realizado pela MM Projetos Culturais, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), o projeto do Coral ArcelorMittal conta com o patrocínio da ArcelorMittal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (Licc). O coral tem levado música e cultura a diversas cidades do Estado, fortalecendo a identidade cultural e o acesso à arte para todos.
Nesta edição, além de grupos capixabas, o CantarES recebe o Coral do Instituto Federal Fluminense (IFF), do Rio de Janeiro.
Desde o ano passado, quando o festival voltou a ser realizado após três anos, a intenção era aprofundar o intercâmbio com outros estados. Para o maestro Jean Molinari, a vinda de um coro de fora do Espírito Santo agrega mais diversidade ao evento.
“Essa troca de experiências nos permite observar técnicas diferentes de regência, sonoridade, presença de palco, repertório. E cada coro traz a cultura do seu Estado. O Brasil é um país multifacetado, então nós acabamos saindo da nossa bolha e tendo uma visão mais plural da nossa identidade”, afirma ele.
22º CantarES - Encontro de Corais do Espírito Santo
Datas e horários: 20 e 21/set (sexta-feira e sábado), às 18h, e 22/set (domingo), às 10h
Local: Teatro Universitário da Ufes - Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória
Quanto: Entrada gratuita
A programação
- 20/set (sexta-feira)
A partir das 18h - Coro Plena Voz, Coro Jovem Vale Música, Coro Juvenil Vale Música, Coral Viva Você, Coral IFF - Guarus e Coral da Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo
- 21/set (sábado)
A partir das 18h - Vox Victoria, Coral ArcellorMittal, Opus Liberi, Coral São Francisco, Coral INSS/Coral da Amizade, Coral Unimed Vitória, Coral Renov'Art e Coral da Ufes
- 22/set (domingo)
A partir das 10h - Coral da EEEFM Maria de Novaes Pinheiro, Coro Infantojuvenil Vale Música, Algazarra Coral/Coral Martinho Lutero Galati, Coral Infantil Fafi e Coro Jovem Música na Rede
Comentários
Postar um comentário