Pular para o conteúdo principal

Fundão recebe os tradicionais festejos de São Benedito e São Sebastião ao som de bandas de congo

Após as tradicionais Puxada do Navio e Fincada do Mastro, realizadas em Timbuí no dia 1º de janeiro, os tradicionais festejos a São Sebastião e São Benedito, que figuram entre os eventos mais importantes da cultura popular de Fundão, prosseguem no município.

Bandas de congo de diferentes cidades do Estado se juntam na festa em Fundão. (FOTO: Divulgação/Secult-ES)
As atividades são nos próximos sábado (13), além dos dias 20 e 21, a partir das 18 horas, com concentração das bandas de congo em frente à Igreja Matriz de São José, de onde saem em cortejo pelas principais ruas da sede do município.

Neste sábado (13), acontece a Cortada do Mastro de São Benedito e São Sebastião, às 18 horas, e no sábado seguinte (20), a Puxada do Navio, às 19 horas. 

No domingo (21), um dos principais momentos é o Encontro Regional de Bandas de Congo, que reúne bandas filiadas à Associação das Bandas de Congo de Fundão, além de diversas outras vindas de vários municípios do estado, como Serra, Vitória, Vila Velha, Cariacica, Aracruz, Ibiraçu, Linhares, João Neiva e Viana.

A previsão é de que 14 bandas participem do encontro, entre elas: Konfogo, São Benedito e São Sebastião, Bandeira 1, Banda de Congo Mirim São Benedito.

Realizados há mais de 100 anos, os festejos chegam a 2024 com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital Patrimônio Vivo Capixaba, da Secretaria da Cultura do Estado (Secult-ES).

A expectativa é de que o evento reúne milhares de pessoas, em especial nos momentos de auge, com a Puxada do Navio e Fincada do Mastro, quando é erguida a bandeira de São Benedito e São Sebastião.

O ritual começa com o mastro sendo cortado e preparado, pintado com cores alegres e fortes, o navio recebe o preparo dos festeiros, a bandeira é pintada pelo artista e artesão, a corda é preparada para receber as mãos que afagam e forçam a puxada do navio. Os tambores surrados recebem novos couros, e a casaca também recebe novas cores.

Após a sede municipal de Fundão, os festejos prosseguem em Três Barras, no dia 4 de fevereiro, a partir das 14 horas, com Fincada do Mastro, com participação de 10 bandas de congo. 

A previsão é de participação de 10 bandas de congo entre as locais Konfogo, São Benedito e São Sebastião, Bandeira 1, Banda de Congo Mirim São Benedito, e bandas de congo regionais. Os festejos se encerram em março e abril, com as derrubadas dos mastros em Timbuí, na sede municipal de Fundão e em Três Barras.

Leia mais

Programação:
Fundão (sede municipal)
13/jan (sábado)
18h – Cortada do Mastro de São Benedito e São Sebastião

20/jan (sábado)
19h – Puxada do navio

21/jan (domingo)
9h – Missa Festiva em honra a São Sebastião e São Benedito, na Igreja Matriz São José
17h30 – Encontro Regional das Bandas de Congo.
Chegada das bandas na praça da Igreja Matriz São José
19h – Desfile das Bandas de Congo
20h – Puxada do Navio
21h – Fincada do Mastro

Três Barras
4/fev (domingo)
15h – Encontro Regional das Bandas de Congo
17h – Puxada do Navio
18h – Fincada do Mastro

Timbuí
31/mar (domingo)
19h – Derrubada do Mastro, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Penha

Fundão (sede municipal)
13/abr (sábado)
19h – Derrubada do Mastro, na Praça da Igreja Matriz de São José

Três Barras
21/abr (domingo)
14h – Derrubada do Mastro, na Praça da Igreja de Bom Jesus da Lapa

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Linha do tempo da Chocolates Garoto

TBT: Você lembra da Blow Up em Vila Velha?