Pular para o conteúdo principal

Icores promove oficina de pintura para crianças com altas habilidades

Reconhecido por suas ações na garantia de direitos para crianças e adolescentes e na assistência social, o Instituto de Cultura e Responsabilidade Social (Icores) realiza, nesta quarta-feira (18), uma oficina de pintura voltada para crianças com Altas Habilidades/Superdotação.

Com o tema “Celebrando a Inclusão”, a atividade vai acontecer das 14h30 às 17 horas, na Praça Aníbal Antero Martins, em Jardim da Penha, Vitória.

Oficina de pintura com crianças com altas habilidades. (FOTO: Divulgação)
O público-alvo da oficina são crianças e adolescentes que participam do Projeto Porão a Sonhar, coordenado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha, que integra a rede municipal de ensino de Vitória.

A iniciativa integra o Projeto Arte por Toda Parte, por meio do qual o Icores desenvolve oficinas pedagógicas de desenho e pintura para crianças e adolescentes de comunidades da Grande Vitória e do interior do Estado.

As atividades incluem palestras e rodas de conversa sobre direitos e garantias individuais, com o objetivo de promover a inclusão social e a cidadania através da arte.

Os desenhos e pinturas produzidos pelas crianças e adolescentes na oficina serão expostos no Shopping Vitória, na mostra alusiva à 14ª Cow Parade Brasil, da qual o Icores participou com uma escultura assinada pela ilustradora Thais Cordeiro.

Porão a Sonhar
Desenvolvido na Emef Álvaro de Castro Mattos desde 2015, o Projeto Porão a Sonhar é conhecido por ser um celeiro de “pequenos gênios”. Com a coordenação do professor Israel Scárdua, a iniciativa acolhe e potencializa talentos de crianças com altas habilidades para aprendizagem e para diferentes campos das artes e do conhecimento.

Quem conhecer a sala de recursos multifuncionais (SRM), onde acontecem as oficinas do projeto, irá se surpreender com as mais diversas aptidões apresentadas pelas crianças.

“Dentro do projeto temos alunos pesquisa dores, que já escreveram livros, alunos com talento para desafios matemáticos, dança, teatro, artes plásticas, música. Parece que estamos num livro de ficção científica, tamanho os dons que percebemos ali”, atesta Zuleica Faria, presidente do Icores.

Criança em oficina de pintura do Icores do projeto Porão a Sonhar. (FOTO: Divulgação)
Características
De acordo com a Associação Paulista para Altas Habilidades/Superdotação (APAHSD), alunos com altas habilidades e superdotação apresentam algumas características em comum: aprendem fácil e rapidamente; pensam de forma incomum para resolução de problemas; são persistentes e persuasivos; estão sempre curiosos em busca dos porquês das coisas.

Em função dessas aptidões, crianças com este perfil podem enfrentar dificuldade de adaptação à sociedade, razão pela qual se faz necessário um trabalho direcionado para este público.
“As crianças superdotadas precisam ser atendidas nas suas habilidades, para que as mesmas sejam identificadas e desenvolvidas”, afirma Zuleica Faria. “São crianças que não têm tolerância para o fracasso e que exigem demais de si mesmas e, consequentemente, sofrem com isso. Precisam estar nesse universo da inclusão”, completa.

Oficina de pintura com crianças de altas habilidades do Projeto Porão em Cores. (FOTO: Divulgação)
Porão em Cores
Desde 2018 o Icores e o Coletivo Cores que Acolhem realizam trabalhos em conjunto com o Projeto Porão a Sonhar. Um dos frutos dessa parceria é o programa Porão em Cores, por meio do qual o estudante Davi Vianna fala sobre o mundo da arte e da cultura, com exibição no canal do projeto no YouTube.

Os estudantes também contribuíram para a criação de um corredor de arte a céu aberto no Centro de Vitória, colorindo o muro da Cesan e do Chafariz da Capixaba, dentro do Projeto Cores que Acolhem – Edição Colorindo o Centro de Vitória, em uma realização conjunta com a Secretaria de Cultura de Vitória.

“Trabalhar a cultura com a educação faz parte do DNA do instituto. A ideia do Projeto Arte por toda Parte é levar o tema da inclusão para todos os espaços. A inclusão é um direito de todos”, define Zuleica Faria.
 
Serviço
Oficina do Icores, com o tema “Celebrando a Inclusão”
Público-alvo: Crianças e adolescentes que participam do Projeto Porão a Sonhar, da Escola Municipal Álvaro de Castro Mattos, que integra a rede pública de ensino de Vitória
Data e horário: 18/out (quarta-feira), de 14h30 às 17h
Local: Praça Aníbal Antero Martins, em Jardim da Penha, Vitória
Realização: Instituto de Cultura e Responsabilidade Social (Icores)
Apoio: Secretaria de Educação da prefeitura de Vitória, Projeto Porão a Sonhar e Coletivo Cores que Acolhem

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Linha do tempo da Chocolates Garoto

TBT: Você lembra da Blow Up em Vila Velha?