Pular para o conteúdo principal

Cesar MC aposta em rimas insanas e reflexões corajosas no álbum “Ligações Estranhas”

O rapper capixaba Cesar MC apresenta o segundo álbum da carreira Ligações Estranhas, e aposta nas sonoridades do trap e do drill com rimas insanas e reflexões corajosas sobre a indústria musical.

O projeto, sucessor do elogiado disco Dai a Cesar O Que É de Cesar (2021), premiado como melhor álbum no Prêmio da Música Capixaba no seu ano de lançamento, e responsável por estabelecer o artista como um dos principais MCs do País, já está disponível nas plataformas digitais.

Cesar MC lançou novo álbum com 13 faixas. (FOTO: Nathan Reis)
Como um spoiler do que estava por vir, o final do videoclipe de Mortal Kombat – primeiro single do disco – é encenado pelo ator Babu Santana (RJ) questionando a postura de Cesar, após o cantor exaltar a si mesmo durante todo o videoclipe. 

Na narrativa, o rapper explica que está tentando se “adaptar” às novas tendências, mas que não sabe muito bem se é a atitude correta, e o registro audiovisual é encerrado com Babu apontando para um telefone tocando.

Telefonemas
Criando a relação com o título do projeto, Ligações Estranhas, ao longo de 13 faixas, o MC recebe diversos tipos de telefonemas de desconhecidos, amigos e até do que seria o seu próprio alter ego.

“Quando eu entrei nesse momento de crise, eu procurei muitas pessoas. Teve as que não atenderam, as que atenderam e aquelas que sempre estiveram ali chamando”, explica Cesar.

Abrindo o disco, Art.ficial traz o tema central dessa crise, a luta cansativa de fazer com que uma música autêntica caiba dentro daquilo esperado pela indústria.

A reflexão também é perceptível com a audição de Isso é Tudo Pessoal, em que o rapper deixa explícita a necessidade de cantar sobre o que está vivendo, sem nenhum tipo de estratégia para tentar se encaixar.


Luzes no Céu, por sua vez, se conecta com a questão das batalhas do “rap game”, onde Cesar aconselha os garotos da comunidade a sonharem, sem que os padrões e as tendências os limitem.

A faixa é sucedida por Pipas e Drones, na qual o poeta canta sobre as ilusões do mundo e a conquista por espaço sem objetivo. “Não adianta ser o mais veloz, se não sabe nem pra onde ir”, reflete o artista.

Lovesong em batidas de trap, Fora de Área traz rimas sobre saúde mental e a relação com os psicólogos, enquanto em Hemi, Casa Comigo? Cesar celebra a cumplicidade e a paz de uma vida a dois.

Em Número Desconhecido feat. Cesar, ele faz um feat com seu próprio “alter ego” e fala sobre o tempo em que se manteve longe de si e todo o seu processo de autoconhecimento.

Criando uma conexão com a próxima faixa, Ligação Perdida feat. Deus ilustra um diálogo sincero do dia a dia e o peso da fé na jornada do MC. 


O artista idealiza uma vida com dinheiro e luxo em Blink Doo e, em Melhor Assim, outra “ligação” do álbum é realizada, em que ele conversa com seus companheiros de longa data das batalhas de rima, Dudu e Noventa, sobre a importância de se ter um lugar para desabafar.

Com participação de VK Mac, a faixa Eu Sou Favela 2 dá continuidade à parte 1 da música, Eu Sou Favela, lançada em 2020 pela Pineapple StormTV. 

Conselho pros Crias é a canção responsável por encerrar o disco e sintetiza, de forma simples, a mensagem do rapper sobre a importância de se manter firme, apesar dos momentos de crise.

Assim, o disco registra os novos caminhos, sonoridades e tendências explorados por Cesar Mc, que, por meio, das composições, apresenta temáticas que levam à contemplação e reflexão dos ouvintes.

Como uma representação de sua volta ao jogo, o disco também afirma a determinação do rapper em conquistar a cena com sua arte, mensagem e talento.

O capixaba em cena do clipe de Mortal Kombat. (FOTO: Diego Cavaleiro Andante)
Setlist completa de Ligações Estranhas
1 - Art.ficial
2 - Isso é Tudo Pessoal (Interlúdio)
3 - Luzes no Céu
4 - Pipas e Drones
5 - Fora de Área
6 - Hemi, Casa Comigo?
7 - Número Desconhecido ft. Cesar
8 - Ligação Perdida ft. Deus
9 - Melhor Assim ft. Dudu, Noventa
10 - Mortal Kombat
11 - Blink Doo
12 - Eu Sou Favela 2 ft. VK Mac
13 - Conselho pros Crias

Ficha técnica
Álbum: Ligações Perdidas
Faixas: 13
Data de lançamento: 19 de outubro
Compositores/autores: Cesar MC, Dudu (Melhor Assim), Noventa (Melhor Assim) e VK Mac (Eu Sou Favela 2)
Produtores: Felipe Artioli, Tibery, Prod Thxlis, Vitinho Olimpo, Cocran Mac, Prod Neyxtn
Foto de capa: Nathan Reis
Arte de capa: Thxlis
Produção executiva: Diego Cavaleiro Andante
Stylist: Hemi

Comentários

Mais lidas

Cena Capixaba #123: Homenagem a Preta Gil no Festival de Cinema de Vitória

Festival Ilha do Rock com oito shows gratuitos até domingo em Vitória

Livro em celebração aos 10 anos da série “Irmão do Jorel” será lançado em Vitória