Pular para o conteúdo principal

Projeto “Nós no Parque” fecha ciclo de apresentações no ritmo do samba

O Projeto “Nós no Parque: Explorando Contos Através da Música” vai encerrar a sua programação em 2025 com um encontro dedicado à história do samba.

O evento vai acontecer no próximo domingo (9), no Parque Moscoso, em Vitória, a partir das 10 horas, reunindo música instrumental com o violinista Hariton Nathanailidis e contação de histórias com a escritora Renata Bomfim.

A realização é da Sonatha Produções, com patrocínio da Lei Rubem Braga, da Prefeitura de Vitória.

Renata Bomfim e Hariton Nathanailidis são idealizadores do projeto. (FOTO: Daniella Spadeto)
Realizado ao longo deste segundo semestre, sempre aos domingos, no Parque Moscoso, o Projeto “Nós no Parque” proporciona às crianças e às famílias a possibilidade de conhecer e apreciar trabalhos musicais diferenciados, juntamente com histórias inéditas escritas especialmente para o projeto.

Para o violinista Hariton Nathanailidis, o samba foi escolhido como tema desta apresentação por representar as tradições afro-brasileiras que moldaram a identidade cultural do país.

“O samba tem papel essencial na construção da identidade cultural brasileira. Nascido das tradições africanas e enriquecido por influências europeias e indígenas, surgiu nas comunidades populares como expressão autêntica do nosso povo. Ao longo do tempo, tornou-se um símbolo nacional, representando a diversidade, a criatividade e a força coletiva que marcam o Brasil”, afirma Hariton.

Compositores
O repertório vai reunir obras que fazem parte do inconsciente coletivo nacional, compostas por mestres como Cartola e Noel Rosa, interpretadas por um conjunto de câmara. Na visão do violinista, apresentar o ritmo e a história do samba para as crianças é uma forma de conectar as novas gerações a uma parte essencial da formação do povo brasileiro.

 “Mais do que um estilo musical, o samba é parte viva da nossa história — um espaço de encontro, convivência e celebração. Ele traduz o jeito brasileiro de sentir, de se relacionar e de transformar dificuldades em arte. Ao entrar em contato com esse universo desde cedo, as crianças aprendem sobre diversidade, valorizam nossas tradições e desenvolvem sensibilidade artística e social”, observa.

Público em uma edição do projeto Nós no Parque. (FOTO: José Roberto Santos Neves)
Contação de histórias
No espetáculo, os números musicais serão intercalados por uma história escrita e narrada pela escritora Renata Bomfim.

Por meio da narrativa, o público poderá acompanhar a trajetória de uma família que encontra força e alegria para superar os desafios do dia a dia com amor e o cuidado de uns pelos outros.

Os protagonistas serão Vitória e Ravi, uma menina e um menino que amam a natureza, e a Vovó Ester, que, além de deliciosos bolos, oferece histórias e sabedoria de vida para todos.

Os textos foram criados tendo como inspiração a Ilha de Vitória, que deu nome à menina e ao significado do nome Ravi, que sugere luz, força e alegria. Por sua vez, o nome da vovó é uma homenagem à escritora capixaba Ester Abreu Vieira de Oliveira, importante autora de livros infantis e atual presidente da Academia Espírito-santense de Letras (AEL).

Para Renata Bomfim, o espetáculo tem atrativos que certamente irão contribuir para a formação e desenvolvimento das crianças.

“A arte é uma ferramenta poderosa de educação, sensibilização e promoção da saúde. Vitória e Ravi vivem diferentes aventuras a cada edição do projeto, sempre acompanhados de perto pela família e, de alguma forma, incluindo a comunidade ao seu entorno”, detalha.

Apresentação em edição do projeto Nós no Parque. (FOTO: José Roberto Santos Neves)
Serviço
Projeto “Nós no Parque: Explorando Contos Através da Música” – 5ª edição - música instrumental com o violinista Hariton Nathanailidis e grupo, e contação de histórias com a escritora Renata Bomfim
Tema: Samba
Data e horário: 9/nov (domingo), às 10h
Local: Parque Moscoso - Av. Cleto Nunes, s/n, Centro, Vitória
Entrada: Gratuita
Realização: Sonatha Produções
Patrocínio: Lei Rubem Braga da Prefeitura de Vitória

Ficha técnica:
Hariton Nathanailidis – Produção executiva
Marcia Dall’Orto – Coordenação geral
Renata Bomfim – Contação de histórias
José Roberto Santos Neves e Daniella Spadeto – Assessoria de Imprensa
Priscila Aline – Web designer

Comentários

Mais lidas

Colunas Cultura Plural

Agenda Capixaba #07

Agenda Capixaba #58