Os alunos da EMEF Álvaro de Castro Mattos, localizada em Jardim da Penha, Vitória, vivenciam neste mês a emoção de participar de sua primeira exposição artística.
Nesta quinta-feira (27), os artistas mirins inauguram uma mostra com 40 desenhos inspirados nos direitos da criança, selecionados a partir de um concurso realizado com alunos de toda a escola.
![]() |
| Concurso de Desenhos dos alunos da EMEF Álvaro de Castro Mattos, coordenado pelo ICORES. (FOTO: Divulgação) |
As obras ficarão abertas à visitação para as famílias dos alunos e ao público em geral até 19 de dezembro, na biblioteca da escola. Realizado no mês de outubro, o concurso permitiu a inscrição de até quatro desenhos autorais produzidos pelos alunos.
As obras que compõem a mostra foram selecionadas por uma comissão julgadora formada pelos professores Verônica Devens e Israel Scárdua, cabendo a este último, também artista plástico, a curadoria artística da exposição. Além dos professores, foi convidada a integrar a comissão a artista plástica Renata Nunes.
![]() |
| Desenho feito por uma aluna. (FOTO: Divulgação) |
“Além disso, propiciam o estímulo ao protagonismo, autonomia e pertencimento dos alunos da instituição, além de possibilitar a vivência cultural e artística com recorte sobre a temática dos direitos da criança e do adolescente”, afirma o diretor.
Consciência ambiental
Durante as oficinas foram utilizados diversos materiais, incluindo latas de tinta que seriam descartadas e que viraram pequenas obras de arte pelas mãos das crianças.
Tampas de latas também foram utilizadas como suporte e agora passam a compor jogos da memória, personalizados pelo olhar das crianças e adolescentes do projeto, aliando a cultura, o aprendizado e a diversão lúdica dos jogos educativos.
A junção do olhar artístico com a consciência ambiental é uma das marcas do projeto, conforme sinaliza a presidente do ICORES, Zuleica Faria.
![]() |
| Concurso de Desenhos dos alunos da EMEF Álvaro de Castro Mattos, coordenado pelo ICORES. (FOTO: Divulgação) |
Altas habilidades
O projeto “Arte Legal: Colorindo Direitos, Construindo Futuro” atende a 40 crianças e adolescentes da EMEF Álvaro de Castro Mattos. São alunos de altas habilidades, com idade entre 8 e 16 anos, e que desenvolvem sua criatividade em oficinas de desenho e pintura.
No mês de outubro, a turma abrilhantou as paredes da escola com a entrega de um mural artístico inspirado nos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que está completando 35 anos em 2025.
O projeto vai culminar nos primeiros meses de 2026 com a pintura de um mural artístico pelos alunos. A obra terá 675 m2 de extensão e será produzida nos muros do Caxias Esporte Clube, na Av. Leitão da Silva, em Vitória, tendo como base os desenhos selecionados para a exposição.
O talento dos alunos da escola também rendeu um convite para expor o material na Galeria de Artes do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, em março de 2026.
“Este chamado nos enche de alegria e orgulho, e permitirá que os talentos de nossos pequenos ‘grandes artistas’ possam ser conhecidos, reconhecidos e valorizados no cenário artístico da capital, divulgando os direitos previstos no ECA e estimulando o protagonismo infantojuvenil”, atesta Zuleica Faria.
Projeto “Arte Legal: Colorindo Direitos, Construindo Futuro” - Abertura de exposição com 40 desenhos produzidos pelos alunos da EMEF Álvaro de Castro Mattos
Data e horário: 27/nov (quinta-feira), às 10h e 14h
Endereço: Rua Eugenílio Ramos, 781 - Jardim da Penha, Vitória
Visitação: até 19 de dezembro, na biblioteca da escola
Realização: Instituto de Cultura e Responsabilidade Social (ICORES)
Projeto selecionado pelo Edital 001 do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) do município de Vitória, através do Conselho da Criança e do Adolescente de Vitória (Concav)


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Comentários
Postar um comentário