Pular para o conteúdo principal

Inscrições abertas para oficinas gratuitas de Percussão e Composição

O Projeto Entrelaços, do Espaço Thelema, no Centro de Vitória, está com inscrições abertas para as oficinas gratuitas de Percussão e Composição Descomplicada, que serão realizadas no sábado (6). 

Os interessados podem se inscrever no link até o próximo domingo (30). A iniciativa faz parte da programação da II Viradinha da Thelema, que contará com um dia inteiro de atrações culturais, todas abertas ao público.

A oficina de Percussão ocorrerá das 10h20 às 13 horas, para um público a partir de 12 anos. Para participar, é preciso que a pessoa leve seu instrumento. A oficina será ministrada por Maicon 7Cordas, formado no Curso de Formação Musical em violão 7 cordas da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). O músico também toca instrumentos de corda e percussão.

Projeto terá oficina de percussão. (FOTO: Divulgação)
A oficina de Composição Descomplicada será das 14 horas às 17 horas, para um público a partir de 16 anos. Será ministrada por Eddu Souza, artista multi-instrumentista, compositor, professor de violão e guitarra.

A II Viradinha da Thelema contará com um dia inteiro de atrações culturais. Além das oficinas, haverá feira cultural, cuja abertura será com uma performance do bailarino Danilo dos Anjos. No final da tarde será exibido o documentário Waldo Motta, seguido de roda de conversa com o poeta. A programação encerra com apresentação da cantora Elaine Augusta.

O Projeto Entrelaços teve início em janeiro deste ano, com a I Viradinha da Thelema, para comemorar os sete anos do espaço cultural. Desde então, a Thelema, por meio do Entrelaços, realizou diversas atrações culturais.

Sempre com sucesso de público, constaram na programação atividades como o Projeto Ensaios, com apresentações musicais de artistas capixabas, com suas canções autorais, e o Prosas Literárias, com a participação de diversos artistas, que apresentaram suas obras.

Houve também, em agosto, a Passeata Raulseixista, em parceria com o coletivo Kavernistas e o Bloco Maluco Beleza. A passeata acontece todos os anos em diversas cidades pelo Brasil em alusão ao aniversário de morte do cantor Raul Seixas. No Espírito Santo, a última edição presencial havia sido em 2019.

A primeira edição do Entrelaços, realizada através do Edital de Programação Continuada de Espaços Culturais, da Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio da Secretaria da Cultura (Secult), buscou valorizar artistas que já integravam a agenda cultural da Thelema, muitas vezes de forma voluntária. O projeto terá prosseguimento com sua segunda edição, dessa vez, por meio do mesmo edital da Secult, mas com recursos do Funcultura e da Lei Aldir Blanc.

A Thelema
A Thelema foi inaugurada em fevereiro de 2018, em um espaço na rua Gama Rosa, Centro de Vitória. Em pouco tempo, o espaço Cultural passou a ser referência para a classe artística e para o público, principalmente o da Capital, mas atraindo também pessoas de outros municípios da Grande Vitória.

Assim, a estrutura física onde estava instalada se tornou pequena para a quantidade de pessoas que iam até lá participar das atividades e também para os projetos que estavam sendo propostos pelos produtores da Thelema e por artistas locais.

A solução foi encontrar um espaço maior para se instalar. Por isso, a partir de 2020, a Thelema passou a funcionar na rua Graciano Neves, também no Centro de Vitória, em uma edificação de quase 100 anos que passou muito tempo abandonada após a morte das quatro irmãs que ali habitavam: Oneide, Odaleia, Odete e Olga, todas pianistas. A Thelema se encontra ainda hoje neste imóvel.

Comentários

Mais lidas

Colunas Cultura Plural

Os lançamentos da música capixaba em janeiro de 2026

Sucessos de Raul Seixas em clima de Carnaval com o Bloco Maluco Beleza em Vitória