Pular para o conteúdo principal

Projeto “Nós no Parque” apresenta a tradição do chorinho para as crianças

Considerado o primeiro gênero musical brasileiro tipicamente urbano, o choro é o tema da próxima edição do Projeto “Nós no Parque: Explorando Contos Através da Música”.

O evento vai acontecer no Parque Moscoso, em Vitória, neste domingo (19), a partir das 9h30, reunindo música instrumental com o violinista Hariton Nathanailidis e contação de histórias com a escritora Renata BomfimA realização é da Sonatha Produções, com patrocínio da Lei Rubem Braga, da Prefeitura de Vitória.

Renata Bomfim e Hariton Nathanailidis no Parque Moscoso. (FOTO: Daniella Spadeto)
Esta será a quarta de um total de cinco edições temáticas que vão ocupar o Parque Moscoso, até o final do ano, sempre aos domingos, proporcionando às crianças e às famílias a possibilidade de conhecer e apreciar trabalhos musicais diferenciados, juntamente com histórias inéditas escritas especialmente para o projeto.

A escolha do choro como tema desta apresentação se deve a sua importância para a estruturação da música popular brasileira, conforme destaca o violinista Hariton Nathanailidis.

“O choro foi uma das principais matrizes para o desenvolvimento de outros importantes gêneros da música brasileira, com destaque para o samba. Músicos como Pixinguinha, por exemplo, transitaram e foram fundamentais tanto para o choro quanto para o samba”, explica o músico.

Na visão de Hariton, o choro impulsionou o desenvolvimento de uma linguagem instrumental sofisticada, consolidando o uso de instrumentos como flauta, clarinete, cavaquinho, violão de 6 e 7 cordas, bandolim e percussão.

“O chorinho não apenas influenciou, como também estabeleceu as bases rítmicas, melódicas e instrumentais que ajudaram a moldar a diversidade da música popular brasileira que conhecemos hoje”, acrescenta.

Violinista Hariton Nathanailidis. (FOTO: Divulgação)
Nesta edição do Projeto “Nós no Parque”, o violinista vai apresentar quatro clássicos do chorinho acompanhado por músicos convidados: Corta-jaca (Chiquinha Gonzaga), Pedacinho do céu (Waldir Azevedo), Odeon (Ernesto Nazareth) e Carinhoso (Pixinguinha).

Contação de histórias
No espetáculo, os números musicais serão intercalados por uma história escrita e narrada pela escritora Renata Bomfim.

Por meio da narrativa, o público poderá acompanhar a trajetória de uma família que encontra força e alegria para superar os desafios do dia a dia com amor e o cuidado de uns pelos outros.

Os protagonistas serão Vitória e Ravi, uma menina e um menino que amam a natureza, e a Vovó Ester, que, além de deliciosos bolos, oferece histórias e sabedoria de vida para todos.

Os textos foram criados tendo como inspiração a Ilha de Vitória, que deu nome à menina e ao significado do nome Ravi, que sugere luz, força e alegria.

Já o nome da vovó, de acordo com Renata Bomfim, é uma homenagem à escritora capixaba Ester Abreu Vieira de Oliveira, importante autora de livros infantis e atual presidente da Academia Espírito-santense de Letras (AEL).

Marcia Dall'Orto, Renata Bomfim e Hariton Nathanailidis, realizadores do Projeto Nós no Parque. (FOTO: Daniella Spadeto)
Para Renata Bomfim, o espetáculo tem atrativos que certamente irão contribuir para a formação e desenvolvimento das crianças.

“A arte é uma ferramenta poderosa de educação, sensibilização e promoção da saúde. Vitória e Ravi vivem diferentes aventuras a cada edição do projeto, sempre acompanhados de perto pela família e, de alguma forma, incluindo a comunidade ao seu entorno”, detalha.

O encontro entre a tradição do chorinho e a narrativa literária vai proporcionar uma programação especial para as crianças e para as famílias, observa Hariton: “O choro é um gênero tipicamente brasileiro e a nova geração, de maneira geral, não o conhece. Com esse projeto, contribuímos para difundir e preservar a identidade cultural brasileira”.
 
Serviço
Projeto “Nós no Parque: Explorando Contos Através da Música” – 4ª edição, com música instrumental com o violinista Hariton Nathanailidis e grupo, e contação de histórias com a escritora Renata Bomfim
Tema: Chorinho
Data e horário: 19/out (domingo), às 9h30
Local: Parque Moscoso - Av. Cleto Nunes, s/n, Centro, Vitória
Entrada: Gratuita
Realização: Sonatha Produções
Patrocínio: Lei Rubem Braga da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV)
 
Repertório:
“Corta-jaca” (Chiquinha Gonzaga)
“Pedacinho do céu” (Waldir Azevedo)
“Odeon” (Ernesto Nazareth)
“Carinhoso” (Pixinguinha)
 
Ficha técnica:
Hariton Nathanailidis – Produção executiva
Marcia Dall’Orto – Coordenação geral
Renata Bomfim – Contação de histórias
José Roberto Santos Neves e Daniella Spadeto – Assessoria de Imprensa
Priscila Aline – Web designer

Comentários

Mais lidas

Colunas Cultura Plural

Agenda Capixaba #07

Os lançamentos da música capixaba em outubro de 2025