Com o tema “Celebrando a Inclusão”, o Instituto de Cultura e Responsabilidade Social (Icores) realiza nesta quinta-feira (5), das 9 às 12 horas, uma oficina de pintura gratuita voltada para crianças autistas, em Jardim da Penha, Vitória.
A atividade vai acontecer na Praça Regina Frigeri Furno, também conhecida como antiga Praça do EPA, local onde está instalada a obra do instituto que integra a 14ª Cow Parade Brasil.
O evento global de arte de rua reúne 62 esculturas de vacas personalizadas por artistas locais, que estão expostas até o dia 15 de outubro, nas ruas de Vitória e Vila Velha.
![]() |
Oficina de pintura com crianças autistas. (FOTO: Divulgação) |
O objetivo é destacar a sensibilidade das crianças para as artes e conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão social, tema da vaquinha criada pelo Icores para a Cow Parade, com a assinatura da ilustradora Thais Cordeiro.
A presidente do Icores, Zuleica Faria, explica que os participantes da oficina irão reproduzir a arte da escultura no muro da praça. Os desenhos produzidos pelas crianças nessa e em outras oficinas realizadas pelo instituto serão expostos no Shopping Vitória, juntamente com as vaquinhas selecionadas para a Cow Parade, a partir de 15 de outubro.
“Por meio dessa ação pretendemos mostrar que as crianças estão no comando, prontas para se unir a essa grande corrente de amor e solidariedade que busca dar a elas voz e vez, através do clamor coletivo pela inclusão daqueles que, muitas vezes, são invisibizados pela sociedade”, afirma Zuleica.
Juntamente com a oficina, o projeto do Icores prevê a pintura de um mural na antiga Praça do EPA, reproduzindo a arte da escultura criada para a Cow Parade.
“É uma forma de deixar para os moradores o legado de um mural contendo a mensagem de inclusão trazida pela obra, que tem como proposta tornar visível os invisíveis”, comenta a presidente do instituto.
A iniciativa integra o Projeto Arte por Toda Parte, por meio do qual o Icores desenvolve oficinas pedagógicas de desenho e pintura para crianças e adolescentes de comunidades da Grande Vitória e do interior do Estado.
As atividades incluem palestras e rodas de conversa sobre direitos e garantias individuais, com o objetivo de promover a inclusão social e a cidadania através da arte.
Serviço
Oficina do Icores, com o tema “Celebrando a Inclusão”
Público-alvo: Crianças autistas, assistidas pela Associação dos Amigos dos Autistas do Estado (Amaes), a partir de 8 anos de idade; e crianças autistas acompanhadas de responsáveis
Data e horário: 5/out (quinta-feira), de 9h às 12h
Local: Praça Regina Frigeri Furno (antiga Praça do Epa), Jardim da Penha, Vitória (próximo ao módulo da Polícia Militar)
Inscrições: gratuitas, no local e na hora do evento
Realização: Instituto de Cultura e Responsabilidade Social (Icores)
Apoio: Coletivo Cores que Acolhem
Comentários
Postar um comentário