Pular para o conteúdo principal

Música do capixaba Vander Costa no festejos do Carnaval em Recife e Olinda em 2024

Uma música de Vander Costa, escritor e músico de Ecoporanga, na região Noroeste do Estado, será regravada e vai animar os festejos do Carnaval do próximo ano em Recife e Olinda, cidades de Pernambuco.

O músico e escritor Vander Costa: música no Carnaval de Pernambuco. (FOTO: Divulgação)
A música Banho Pelado, composta pelo artista e que faz parte de seu primeiro álbum, Bota Fé, lançado em julho, será gravada em ritmo de frevo, por meio de uma parceria com o maestro Parrô Mello (PE), que vai fazer para a canção um arranjo tradicional do estado do Nordeste.

Vander Costa fez uma publicação neste sábado (28), nas redes sociais, sobre a novidade. "Olinda e Recife vão cantar e dançar ao som de Banho Pelado no próximo carnaval", escreveu.

O álbum 
O álbum Bota Fé, de Vander Costa, tem 13 composições, com repertório bem diversificado, como funk, samba, reggae, rock, baião e marchinha. São temas que abordam memórias camponesas, paixões, o mundo do trabalho, meio ambiente, entre outros.

Bota Fé, faixa-título que dá nome ao álbum, é uma homenagem ao distrito de Cotaxé, em Ecoporanga, considerada a capital das lutas camponesas no Estado. Além disso, Bota Fé traz memórias a um antigo córrego d'água, conhecido por muitos como "reguinho", que havia na rua Sete de Setembro, no Centro de Vitória.

De início, era que o antigo córrego fosse o nome de origem de um bloco de carnaval, com temática ambiental. Por época, Vander foi convidado para compor a marchinha do bloco, que acabou não existindo. Anos mais tarde, a marchinha resultou em reggae e originou a canção Reguinho.

A capa de divulgação do álbum e do e-book. (FOTO: Divulgação)
Além da diversidade de ritmos, o álbum conta com a participação de artistas de peso, como Raquel Passos, Kiko Almeida, Brígida D'La Penha, Elias (vocalista da Lion Jump), Caboclo Sapezeiro e Gessé Paixão.

Bota Fé conta também com livro, que pode ser baixado gratuitamente no site Digitaliza Brasil. Além das letras das músicas, o livro traz textos sobre o trabalho do autor. A introdução é de Juliano Gauche, outro artista ecoporanguense, músico e poeta.

O álbum teve show de lançamento na Casa da Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória, no dia 22 de julho.

Comentários

Mais lidas

Fabiano da Serra, Mano Jô e MC Anderson resgatam o rap raiz em “Profetas Fakes”

Prêmio da Música Capixaba abre etapa de indicações e inscrições para quarta edição

BoomRap Fight: batalha de MC garante vaga no maior palco de cultura de rua do Sudeste