Pular para o conteúdo principal

Festa da Penha termina marcada por atrair multidão em expressões de fé e cultura

A Festa da Penha terminou na última segunda-feira (29), dia de Nossa Senhora da Penha, e segundo a organização reuniu ao todo 2,5 milhões de pessoas. É uma marca expressiva para um evento com atividades diurnas e noturnas e considerada a terceira maior festa mariana do Brasil.

Missa de encerramento reuniu 110 mil pessoas na tarde de segunda-feira (29), na Prainha. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)
Em sua 448ª edição, a festa teve como tema “Eis aqui a serva do Senhor” (Lucas 1, 38) e aconteceu entre os dias 21 e 29 de abril. Durante os nove dias foram realizadas diversas romarias, missas, shows e teatro. Conforme divulgado na programação ocorreram a Noite Mariana com apresentações do padre Joãozinho (SC) e da Orquestra de Violões Bom Pastor, sob regência do Maestro Hugo Leonardo, no dia 24, na Catedral de Vitória, e a apresentação da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, no dia 25, no Santuário de Vila Velha.

Apresentação da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, no Santuário de Vila Velha, no dia 25. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)
No dia 26, foi realizado um evento especial. A Noite Franciscana – Tributo Paz e Bem, no Campinho do Convento, contou com show do Frei Paulo César, tendo participações da cantora da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo, Tatiani Celeste, da cantora mirim, integrante do Coral Curumins da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), Luma Frisso, da vocalista da Banda Hangblues, Dani Regiani, da harpista, educadora musical e musicista do quadro de Oficiais do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, Glaucia Castilhos, e da bateria da escola de samba Mocidade Unida da Glória (MUG). Além disso teve teatro e dança do ventre.

No encerramento da Romaria das Mulheres, no domingo (28), a banda Adventus se apresentou com seu reggae católico. Na segunda-feira (29), se apresentaram Léo Rabello (banda Dominus), Adventus, Flávia Dornellas e Raquel Carpenter.

Palco cultural
No paco cultural, montado ao lado do principal, ocorreram shows entre 26 e 29 de abril. Se apresentaram o grupo de dança Fanstasy (coreano), grupo Kê Mê Lê (participação de Van Brasil), Duets, Gustavo Macacko (Espírito Rock), Cultura Popular, Via Aérea, Herança Negra, Rastaclone, Comichão e Macucos.

Comentários

Mais lidas

Mineirinho & Gabriel lançam EP com variadas vertentes da música raiz

Nith e Lowez vencem votação na internet e são confirmadas no line da Equilibrium

Conguistas: romaria de manifestação cultural, musical e de fé na Festa da Penha

Jeremias se classifica para mais uma etapa do reality musical The Voice Kids