Pular para o conteúdo principal

Sucessos: Dez músicas capixabas que remetem a nostalgia

O O Melhor da Música Capixaba selecionou dez músicas de artistas e bandas do Espírito Santo que levam todos a lembrarem de grandes momentos da cultura local que ficaram eternizadas. Essas faixas musicais, em sua maioria, tiveram seu auge entre 2000 e 2006, com Macucos, Casaca e Manimal, na chamada época de ouro da música capixaba.

A música Da Da Da, da banda Casaca, uma das listadas, teve repercussão nacional e internacional em 10 de janeiro de 2004. Isso porque som do congo despertou o robô sonda Spirit em sua missão em solo marciano. Foi com essa canção que o Robô da Agência Espacial Americana (NASA) foi acordado na cratera Gusev, em Marte. A música foi sugestão de um engenheiro da instituição que é capixaba e fã da banda. O episódio conferiu visibilidade à cultura do Espírito Santo, que teve o ritmo do congo difundido para o mundo inteiro.

Outro hit capixaba que alcançou sucesso nacional foi a Clima de Rodeio, da extinta banda Dallas Company. A canção, conhecida pelo refrão "galera de caubói", estourou em 2002, e foi trilha de Rodrigo Caubói, vencedor da 2ª edição do Big Brother Brasil, reality show da TV Globo. Mas Jameika Mansur, vocalista da banda na época, relembra que antes de ser tocada no programa, a música já estava na boca do público.

Confira vídeos de dez sucessos capixabas, que tem nomes como Amaro Lima, Fred Nery, Jameika Mansur e Alexandre Lima como autores das mesmas:

1. Da Da Da (Casaca)
             

2. Clima de Rodeio (Dallas Company)
            

3. Ervas (Macucos)
           

4. Cachaça (Mukeka Di Rato)
          

5. Anjo Samile (Casaca)
          

6. Na Puxada de Rede (Manimal)
          

7. Te vejo na Jamaica (Cidade do Reggae part. Janaína Pereira)
         

8. Zero e Um (Dead Fish)
        

9. Perfume de Flor (Rastaclone)
         

10. Água de Benzer (Manimal)
     

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena