Pular para o conteúdo principal

Aniversário de Vitória começa com poesia no Mucane nesta terça

Sarau em homenagem ao escritor Fernando Tatagiba. (FOTO: Semc/PMV)
Da Secom - Prefeitura de Vitória

O mês de setembro vai começar com poesia. Dando início à programação em comemoração aos 464 anos do aniversário de Vitória, acontece nesta terça-feira (1º), às 19 horas, no Museu Capixaba do Negro Veronica da Pas (Mucane), o sarau poético "Invenção da Saudade", do grupo teatral "Gota, Pó e Poeira", em homenagem ao escritor Fernando Tatagiba.

O sarau reúne poemas, contos e crônicas de Fernando Tatagiba sobre observações do cenário capixaba. Nos textos reunidos para a apresentação, as ruas, avenidas e bairros de Vitória servem de pano de fundo para tratar de temas do cotidiano e dramas sociais, além dos personagens típicos da capital. No elenco, Eliane Correia, Carlos Ola, Jacimar Henrique e Neuza de Souza, além do músico Felipe Turino.

Fernando Tatagiba
Nascido na cidade de São José do Calçado, em 1946, Luiz Fernando Valporto Tatagiba iniciou e interrompeu os cursos de Direito e Filosofia, preferindo participar dos movimentos de literatura e cinema dos anos 60. Contista, poeta e trovador, ele publicou seus primeiros textos nessa década, nos jornais "A Gazeta", "A Tribuna", "O Diário" e "O Debate", entre outras publicações e antologias.

Ganhou inúmeros prêmios, como o primeiro lugar no concurso de contos infantis da FCES, em 1976, e o concurso de crônicas "Rubem Braga", de Cachoeiro de Itapemirim, em 1980. Deixou vários livros inéditos. Faleceu em 1988. Obras: O sol no céu da boca (contos, 1980), Invenção da saudade (crônicas, 1986), Rua (crônicas, 1986), História do cinema capixaba (1988) e Um minuto de barulho e dois poemas de amor (poesia, 1994).

Viagem pela Literatura
O sarau poético é uma das ações do projeto Viagem pela Literatura, que é uma iniciativa da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim que tem como objetivo incentivar a prática da leitura por meio de atividades desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias, proporcionando o acesso ao livro de forma lúdica e contribuindo para a construção de cidadãos.

Serviço
Sarau Poético “Invenção da Saudade” - Com Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira
Quando: Terça (1º), às 19 horas
Local: Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane) - Avenida República, 121, Centro, Vitória

Comentários

Mais lidas

TEMPO REAL: 'Equilibrium 8 Anos'

Destaques OMMC #31

Destaque da cena musical capixaba, Solveris comanda show na SubTrópico

Auri e Zé Maholics mostram a força da cena autoral capixaba em Vitória