Pular para o conteúdo principal

Livro relata chegada dos imigrantes italianos em Santa Teresa

Por meio de fotografias, poesia e textos, o livro 'Santa Teresa do Espírito Santo: história e memória', de Sandra Gasparini, lançado na noite desta quinta-feira (18), na Biblioteca Pública do Espírito Santo, em Vitória, e na próxima terça (23), às 19 horas, no Museu de Biologia Mello Leitão, em Santa Teresa, pretende apresentar às pessoas a importância da cultura e tradição dos imigrantes italianos para a história do Espírito Santo.

Capa do livro de Sandra Gasparini. (FOTO: Divulgação)















"Nós temos uma história linda da imigração italiana. A base de Santa Teresa é essa história. Acho que nós temos que preservar para dar continuidade à nossa história. Trouxe esse livro para ajudar na conscientização da importância do patrimônio histórico", explica Sandra Gasparini, que é prima da escritora Virginia Tamanini.

Em 484 páginas, o livro apresenta 800 fotos, 30 poemas da própria autora, a relação dos imigrantes que chegaram ao Estado entre 1874 e 1898 e o registro dos casarios antigos que mantêm a história do local viva. "Cada prédio tem alma, tem história", afirma a autora.

Autora
Nascida e criada em Santa Teresa, Sandra Gasparini veio para Vitória aos 18 anos, estimulada pelo pai, Pedro Gasparini, e com o objetivo de ampliar seus estudos. Como autora, é responsável pelo livro 'Santa Teresa Viagem no Tempo 1873|2008', além de escrever poemas e contos.

Lei Rubem Braga
O livro conta com o patrocínio da Lei Rubem Braga, instrumento de política cultural criado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com o objetivo de incentivar a produção cultural em Vitória.


Sandra Gasparini autografa um exemplar do seu livro durante o lançamento nesta quinta (18), em Vitória. (FOTO: Reprodução)
Serviço
Lançamento do livro 'Santa Teresa do Espírito Santo: história e memória', de Sandra Gasparini
Data e horário: Terça-feira (23), às 19h00
Local: Museu de Biologia Mello Leitão, em Santa Teresa
Valor do livro: R$ 50,00

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil