Pular para o conteúdo principal

Vale Música Jazz Band lança álbum em concerto gratuito na Praia da Costa

Para coroar a programação de 25 anos do Projeto Vale Música Espírito Santo, a Vale Música Jazz Band realiza o concerto de lançamento do álbum Tinta Fresca, nesta sexta-feira (5), às 20 horas, em palco montado na Praia da Costa, em Vila Velha.

O evento tem patrocínio da Vale, com iniciativa e articulação do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização da Estação Conhecimento Serra e do Ministério da Cultura. A entrada é gratuita.

Vale Música Jazz Band com regência do maestro Tiago Veloso. (FOTO: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem)
Com regência do maestro Tiago Veloso, a Vale Música Jazz Band é um dos grupos de referência do Projeto Vale Música Espírito Santo. Formado por 20 músicos, com idade entre 17 e 28 anos, o grupo reproduz a formação tradicional das big bands, com cinco saxofones, quatro trompetes, quatro trombones e a base composta por baixo, bateria, guitarra e piano.

Em atividade desde 2015, o grupo coleciona no currículo concertos marcantes ao lado do cantor e compositor João Bosco, o pianista Gilson Peranzzetta, o bandolinista Hamilton de Holanda e a cantora Indiana Nomma – hondurenha radicada no Brasil -, assim como a participação no Festival I Love Jazz (MG), com a cantora Alma Thomas, no concerto “Divas do Jazz”.

Universo do jazz
Gravado no Estúdio de Música da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com regência dos maestros Eduardo Lucas e Tiago Veloso, o álbum Tinta Fresca reúne obras inéditas de compositores capixabas que transitam com desenvoltura pelo universo do jazz.

Vale Música Jazz Band com regência do maestro Tiago Veloso. (FOTO: Divulgação)
Disponibilizadas nas plataformas digitais, as gravações consolidam em formato digital o trabalho inovador produzido pela Vale Música Jazz Band.

Neste concerto, o grupo vai apresentar 13 composições com a participação especial de 12 músicos, regentes e compositores de destaque na cena musical capixaba. 

Entre os convidados que vão subir ao palco estão os maestros Eduardo Lucas, Célio Paula e Everson Salazar; os guitarristas Danil Junio, Gean Pierre, Potiguara Menezes, Wanderson Lopez e Alexandre Borges; o pianista Fabiano Araújo; o saxofonista Roger Rocha, o trompetista Bruno Santos e o trombonista Joabe Reis. Todos participam do álbum como músicos e compositores.

“Tinta Fresca”
Segundo o regente Tiago Veloso, o título Tinta Fresca foi escolhido porque as composições selecionadas trazem uma “tinta” nova e vibrante ao cenário musical local.

“O objetivo do projeto é valorizar e promover o reconhecimento dos talentosos compositores capixabas. O concerto busca proporcionar uma experiência única de apreciação da criatividade musical local”, afirma o regente.

O espetáculo reunirá obras como “Alma de gato”, de Célio Paula; “De manhã”, de Roger Rocha; “Havana café”, de Alexandre Borges; “Overture”, de Everson Salazar; e “Primeira dose”, de Joabe Reis, entre outras. Para Veloso, o público pode esperar por uma experiência musical repleta de emoções variadas.

“Cada composição traz uma a tmosfera única — seja de alegria, saudade ou amor. Cada músico expressa suas emoções através de melodias e sons que envolvem e encantam”, explica o maestro.

Vale Música Jazz Band com regência do maestro Tiago Veloso. (FOTO: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem)
Serviço
Concerto da Vale Música Jazz Band - Lançamento do álbum “Tinta Fresca”
Data: 5/dez (sexta-feira), às 20h
Local: Av. Gil Veloso, Praia da Costa, Vila Velha (em frente ao Hotel Quality)
Entrada: Gratuita
Patrocínio: Vale
Iniciativa e articulação: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Realização: Estação Conhecimento Serra e Ministério da Cultura
 
Repertório e participações especiais:
1. Hamiltaniando - Danil Junio (guitarra)
2. Estações - Gean Pierre (guitarra)
3. De manhã - Roger Rocha (saxofone)
4. Vientos del Plata – Potiguara Menezes (guitarra)
5. Choro frevado - Fabiano Araújo (piano)
6. Estrela Estrela - Wanderson Lopez (guitarra)
7. Havana Café - Alexandre Borges (guitarra) / Eduardo Lucas (maestro)
8. Alma de gato - Célio Paula (maestro)
9. Overture - Everson Salazar (maestro)
10. Prata da casa - Bruno Santos (trompete)
11. I Just Wanna Breathe - Joabe Reis (trombone)
12. J&J - Joabe Reis (trombone)
13. Primeira dose - Joabe Reis (trombone)
 
Ficha técnica do álbum:
Eduardo Lucas e Tiago Veloso: regência
Daniel Tápia: gravação, mixagem e masterização
Marco Cavalca: gravação e edição
Cristina Bravin: gravação
Janaína Barcelos: gravação
Luci Fernandes: gravação
Letícia Paranhos: gravação

Comentários

Mais lidas

Colunas Cultura Plural

Agenda Capixaba #07

Festival SUCO! reúne nomes do rap alternativo do ES, BA, MG e RJ na Serra