A culminância do Projeto Institucional "Os Cantos e Encantos do Espírito Santo", desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Zenaide Genoveva Marcarini Cavalcanti, localizado no bairro Jardim da Penha, encantou a comunidade escolar.
Realizado ao longo do ano letivo de 2025, a projeto reuniu práticas pedagógicas voltadas ao fortalecimento do sentimento de pertencimento das crianças ao território capixaba.
Durante o percurso, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer e vivenciar elementos da identidade do Espírito Santo por meio da fauna, da flora, dos pontos turísticos, da origem dos povos, dos ritmos culturais e das contribuições históricas e sociais que formam o Estado.
![]() |
| Projeto desenvolvido no Cmei Zenaide Genoveva Marcarini Cavalcanti. (FOTO: Divulgação/Prefeitura de Vitória) |
As atividades foram desenvolvidas de forma lúdica, investigativa e interativa, favorecendo aprendizagens significativas e fortalecendo os vínculos das crianças com a cultura e a história capixaba.
A culminância permitiu que as famílias conhecessem de perto o trabalho realizado ao longo do ano e vivenciassem os saberes construídos no cotidiano escolar.
Para a diretora Priscila Alves, o encerramento do projeto foi marcado por sentimento de superação e conquista.
"Eu me sinto com a sensação de dever cumprido. Tivemos um início de ano muito desafiador, e mesmo assim, a equipe se manteve firme e realizou um trabalho maravilhoso com o projeto do Espírito Santo. Conseguimos contar a nossa história do início ao fim e proporcionar às famílias a oportunidade de vivenciar tudo o que foi desenvolvido ao longo do ano", destacou.
![]() |
| Projeto desenvolvido no Cmei Zenaide Genoveva Marcarini Cavalcanti. (FOTO: Divulgação/Prefeitura de Vitória) |
Já Gabriela Costa, mãe de Benício, do Grupo 5, relatou a emoção ao assistir à apresentação do filho. Servidora da Rede Municipal de Ensino, atuando como assessora técnica de gestão nas escolas de Tempo Integral, ela destacou o significado daquele momento.
"Ver tudo pronto, saber como funciona a organização nos bastidores e, principalmente, viver isso como mãe foi muito especial. Eu me emocionei bastante na apresentação do meu filho, porque precisamos conciliar tantos compromissos e esse tempo de qualidade com ele foi precioso", concluiu.


.jpg)
.jpg)
Comentários
Postar um comentário