Pular para o conteúdo principal

Bandas sinfônicas, show de Sthelô e espetáculo de dança no Theatro Carlos Gomes esta semana

O palco do Theatro Carlos Gomes recebe nesta quarta-feira (10), o concerto Vozes e Civilizações, com as bandas sinfônicas Vale Música e Elementar 2, às 20 horas. 

Regido pela maestra Ludhymila Bruzzi, a apresentação explora a capacidade da música de traduzir memórias, rituais e paisagens culturais desde as civilizações antigas até interpretações contemporâneas.

A programação da semana continua na quinta-feira (11), com o show da cantora baiana Sthelô, e no sábado (13) com o espetáculo de dança Depois Eu Volto, do Coletivo Emaranhado. Todas as apresentações são gratuitas.

Programação inclui show, apresentações de bandas sinfônicas e espetáculo de dança. (FOTOS: Divulgação/Secult-ES)
Vozes e Civilizações
Como a música pode traduzir memórias, rituais, lendas e paisagens culturais desde civilizações antigas e mitológicas até interpretações contemporâneas das culturas humanas? Esta é a ideia que move o concerto “Vozes e Civilizações”, apresentado pela Banda Sinfônica Vale Música e pela Banda Sinfônica Elementar 2.

O evento tem patrocínio da Vale, com iniciativa e articulação do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e realização da Estação Conhecimento Serra e do Ministério da Cultura (MinC).

Ludhymila Bruzzi, regente do concerto, lembra que antes das palavras e dos registros escritos, existiam sons, ritmos e cantos que conectam povos, tradições e crenças. “Cada cultura construiu sua linguagem musical própria e, através dela, deixou um legado que atravessa tempos e fronteiras.”

Show de Sthelô
Na quinta-feira (11), a cantora, compositora e pesquisadora baiana Sthelô apresenta seu projeto Melancolia Tropical, que une estética pop, delírios narcísicos e reflexões sobre raça, corporeidade e saúde mental.

No show, acompanhada de sua synthpop band, mescla escritos confessionais e beats eletrônicos, convidando o público a explorar traumas coloniais e novas fantasias de futuro. Projeto selecionado pela Convocatória de Programação do Museu Vale.

Espetáculo “Depois eu Volto”
No sábado (13), será a vez do espetáculo Depois eu Volto do coletivo Emaranhado. A apresentação propõe um mergulho na experiência de uma mulher negra que retorna a si após uma longa travessia de silêncios.

Ex-porta-bandeira do carnaval, ela revisita suas gavetas simbólicas, espaços onde repousam figurinos, feridas, sonhos e saberes, para recontar sua história através do corpo. Entre o batuque e o silêncio, o corpo em cena convoca memórias coletivas de mulheres que sustentam a festa, mas raramente são celebradas fora dela. Aqui, na volta, ela se reinventa rainha, ocupa o centro da avenida e reergue sua própria bandeira.

O projeto foi selecionado pela Convocatória de Programação do Museu Vale. “É uma honra para o Museu Vale encerrar sua programação anual tendo suas últimas atividades acolhidas e apresentadas no Theatro Carlos Gomes - um espaço tão especial para os capixabas, que foi recentemente reinaugurado, trazendo ainda mais vida à nossa cena artística. Essa iniciativa reafirma nosso compromisso com o fortalecimento da cultura, da arte e do acesso público a experiências que enriquecem o cenário cultural do Espírito Santo”, destaca a diretora do Museu Vale, Claudia Afonso.

Programação:
- 10/dez (quarta-feira)
20h - Concerto Vozes e Civilizações da Banda Sinfônica Vale Música e Banda Sinfônica Elementar 2

- 11/dez (quinta-feira (11)
19h - Show de Sthelô

- 13/dez (sábado)
19h - Espetáculo “Depois eu Volto” do Coletivo Emaranhado

Local: Theatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, 25, Centro, Vitória
Entrada: Gratuita (retirada de ingressos 1h antes do início da apresentação)

Comentários

Mais lidas

Colunas Cultura Plural

Agenda Capixaba #07

Conheça modelo e bailarina capixaba que é miss internacional e capa de revista na Europa