Pular para o conteúdo principal

Bandas sinfônicas, show de Sthelô e espetáculo de dança no Theatro Carlos Gomes esta semana

O palco do Theatro Carlos Gomes recebe nesta quarta-feira (10), o concerto Vozes e Civilizações, com as bandas sinfônicas Vale Música e Elementar 2, às 20 horas. 

Regido pela maestra Ludhymila Bruzzi, a apresentação explora a capacidade da música de traduzir memórias, rituais e paisagens culturais desde as civilizações antigas até interpretações contemporâneas.

A programação da semana continua na quinta-feira (11), com o show da cantora baiana Sthelô, e no sábado (13) com o espetáculo de dança Depois Eu Volto, do Coletivo Emaranhado. Todas as apresentações são gratuitas.

Programação inclui show, apresentações de bandas sinfônicas e espetáculo de dança. (FOTOS: Divulgação/Secult-ES)
Vozes e Civilizações
Como a música pode traduzir memórias, rituais, lendas e paisagens culturais desde civilizações antigas e mitológicas até interpretações contemporâneas das culturas humanas? Esta é a ideia que move o concerto “Vozes e Civilizações”, apresentado pela Banda Sinfônica Vale Música e pela Banda Sinfônica Elementar 2.

O evento tem patrocínio da Vale, com iniciativa e articulação do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e realização da Estação Conhecimento Serra e do Ministério da Cultura (MinC).

Ludhymila Bruzzi, regente do concerto, lembra que antes das palavras e dos registros escritos, existiam sons, ritmos e cantos que conectam povos, tradições e crenças. “Cada cultura construiu sua linguagem musical própria e, através dela, deixou um legado que atravessa tempos e fronteiras.”

Show de Sthelô
Na quinta-feira (11), a cantora, compositora e pesquisadora baiana Sthelô apresenta seu projeto Melancolia Tropical, que une estética pop, delírios narcísicos e reflexões sobre raça, corporeidade e saúde mental.

No show, acompanhada de sua synthpop band, mescla escritos confessionais e beats eletrônicos, convidando o público a explorar traumas coloniais e novas fantasias de futuro. Projeto selecionado pela Convocatória de Programação do Museu Vale.

Espetáculo “Depois eu Volto”
No sábado (13), será a vez do espetáculo Depois eu Volto do coletivo Emaranhado. A apresentação propõe um mergulho na experiência de uma mulher negra que retorna a si após uma longa travessia de silêncios.

Ex-porta-bandeira do carnaval, ela revisita suas gavetas simbólicas, espaços onde repousam figurinos, feridas, sonhos e saberes, para recontar sua história através do corpo. Entre o batuque e o silêncio, o corpo em cena convoca memórias coletivas de mulheres que sustentam a festa, mas raramente são celebradas fora dela. Aqui, na volta, ela se reinventa rainha, ocupa o centro da avenida e reergue sua própria bandeira.

O projeto foi selecionado pela Convocatória de Programação do Museu Vale. “É uma honra para o Museu Vale encerrar sua programação anual tendo suas últimas atividades acolhidas e apresentadas no Theatro Carlos Gomes - um espaço tão especial para os capixabas, que foi recentemente reinaugurado, trazendo ainda mais vida à nossa cena artística. Essa iniciativa reafirma nosso compromisso com o fortalecimento da cultura, da arte e do acesso público a experiências que enriquecem o cenário cultural do Espírito Santo”, destaca a diretora do Museu Vale, Claudia Afonso.

Programação:
- 10/dez (quarta-feira)
20h - Concerto Vozes e Civilizações da Banda Sinfônica Vale Música e Banda Sinfônica Elementar 2

- 11/dez (quinta-feira (11)
19h - Show de Sthelô

- 13/dez (sábado)
19h - Espetáculo “Depois eu Volto” do Coletivo Emaranhado

Local: Theatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, 25, Centro, Vitória
Entrada: Gratuita (retirada de ingressos 1h antes do início da apresentação)

Comentários

Mais lidas

Os lançamentos da música capixaba em maio de 2026

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Zé Geraldo (MG), Renato Teixeira (SP) e Falamansa (SP) em shows gratuitos em Santa Teresa