Pular para o conteúdo principal

Projeto tira do invisível três décadas de produção feminina no ES e lança single inédito com GAVI

Uma lacuna histórica na memória cultural do Espírito Santo começa a ser preenchida no próximo dia 11 de dezembro.

O projeto Clitória Musicalis lança nas plataformas de streaming o single Tem Que Ser Você (composição de Daniela Moraes interpretada por GAVI), primeiro ato de um trabalho ambicioso de pesquisa que mapeou e regravou a produção autoral de mulheres capixabas dos últimos 30 anos.

Com arranjos e produção musical da compositora e musicista Joana Bentes, o lançamento é um spoiler do álbum completo, previsto para 9 de janeiro do ano que vem, realizado com recursos da Lei Rubem Braga. O projeto vai contar ainda com um grande show de lançamento, marcado para 17 de janeiro.

Joana Bentes é idealizadora e diretora musical do projeto. (FOTO: Divulgação/Assessoria)
O single Tem Que Ser Você simboliza a ponte entre gerações proposta pelo projeto: composição de Daniela Moraes com nova roupagem na voz de GAVI, um dos nomes mais fortes da cena contemporânea capixaba.

A faixa é parte de um acervo de nove canções selecionadas a partir de uma curadoria que buscou obras de alta qualidade artística, mas que tiveram pouco ou nenhum registro fonográfico à época.

Para Joana Bentes, idealizadora e diretora musical, a iniciativa é uma missão de combate ao apagamento. 

"Considero muito grave que a maior parte desse material não esteja acessível. A música capixaba produzida por mulheres precisa desse destaque, sobretudo quando consideramos que o ambiente musical é atravessado pelo machismo e por práticas que, no dia a dia, invisibilizam ou calam as mulheres", pontua Joana.

Quebrando armaduras
A gravação do Clitória Musicalis ocorreu no Estúdio Funky Pirata, em Vitória, com uma equipe técnica e artística formada majoritariamente por mulheres. Segundo Joana Bentes, esse ambiente seguro transformou a sonoridade final.

"Foi muito interessante ver a 'armadura' sendo desfeita na nossa frente. As musicistas muitas vezes chegam aos estúdios e shows com uma postura de defesa, pois precisam ser excepcionais para se colocarem no mercado. Nós precisamos ser ‘fora da curva’ o tempo todo. Mas ali, só com mulheres praticamente, essa barreira foi quebrada. Foi emocionante ver as meninas da nova geração conhecendo as músicas das compositoras originais; muitas relataram ser o primeiro contato com essas autoras", relata Joana.

A banda base responsável pela execução do single e de todo o álbum é formada por Maressa Machado (bateria), Thaysa Pizzolato (sintetizadores), Yasmin Miyeko (baixo), Paula Pividori (guitarra) e Dora Dalvi (violão).

Aos poucos, o Clitória Musicalis revelará todas as compositoras originais e intérpretes das nove músicas escolhidas para o primeiro recorte do projeto.

Serviço
Lançamento Single "Tem Que Ser Você", single do projeto Clitória Musicalis
Data: 11/dez (quinta-feira)
Onde: Todas as plataformas digitais (Spotify, Deezer, Apple Music, etc.)
Realização: Lei Rubem Braga _ Processo n. 9027657/2024 (Lei Rubem Braga - SEMC/PMV)

Comentários

Mais lidas

Colunas Cultura Plural

Agenda Capixaba #07

Conheça modelo e bailarina capixaba que é miss internacional e capa de revista na Europa