Pular para o conteúdo principal

Vaquinhas invadem ruas de Vitória e Vila Velha com arte, cultura e entretenimento para todos

 Já tem uma vaca artística no meio do caminho! A CowParade Vitória e Vila Velha começou na última sexta-feira (15), com 62 esculturas de vacas, em tamanho real, feitas por artistas visuais capixabas ou residentes no Espírito Santo.

A 14ª edição do maior evento de arte de rua do mundo no Brasil vai ocupar locais públicos das duas cidades - orla, parques, praças, ruas e avenidas - até o dia 15 de outubro. Confira os artistas e o mapa das obras no site do projeto.

A obra "Vaca Postal" da artista Van Mageski, no Convento da Penha. (FOTO: Divulgação/Convento da Penha)
A mostra reúne artistas renomados como Heidi Liebermann, Ale Gabeira, Kleber Galveas, Júlio Tigre, Starley Bonfim e Ângela Gomes, entre outros – e jovens talentos.

A multiplicidade artística – étnica, geracional e de linguagens -, além de celebrar a alegria, a arte e a cultura capixabas, explorando pontos turísticos e ícones locais como panela de barro, moqueca capixaba, congo e gírias populares, aborda questões como diversidade, inclusão social e meio ambiente.

“A CowParade Vitória e Vila Velha é uma iniciativa sociocultural que, além de valorizar a arte local e democratizar o acesso à arte e à cultura, reflete o olhar dos artistas para as temáticas que mobilizam a sociedade”, comenta Catherine Duvignau, CEO da Toptrends, agência especializada em marketing cultural, que detém os direitos do evento no Brasil, desde 2005.

Como parte da sua missão, a Toptrends sempre envolve escolas locais - públicas e particulares-, possibilitando aos alunos a oportunidade de participar de uma produção artística, desde a concepção de uma ideia até sua materialização em uma obra de arte.

Nesta edição, o Comitê Julgador, formado por Lincoln Guimarães Dias, Flávia Dalla Bernardina, Lara Brotas, Rita Rocio Tristão e Osvaldo Garcia selecionou quatro projetos, desenvolvidos por artistas plásticos e alunos das escolas Leonardo da Vinci, Sesi, Americana de Vitória e UMEF Dr. Tuffy Nader, que só chegará às ruas por volta do dia 25 de setembro.

"Vitória Cidade Mar" foi produzida pelo artista Emilio Aceti e alunos da escola Leonardo da Vinci. (FOTO: Reprodução)
Com realização da Toptrends, a exposição conta com o patrocínio da Shell, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), e das prefeituras de Vitória e de Vila Velha, por intermédio de suas respectivas Secretarias Municipais de Cultura e Turismo. 

Ao todo serão 62 obras, sendo 59 esculturas assinadas por artistas do Espírito Santo e três delas - intituladas Diversidade, Energias Renováveis e 110 anos – pela Shell.

"A CowParade, evento global que rodou o mundo, tem o poder de colocar arte ao alcance de todos. A exposição vai transformar as ruas das cidades de Vitória e Vila Velha em espaços expositivos, promovendo inclusão social, além de valorizar a cultura e os artistas capixabas", diz Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil. 

As vacas da CowParade Vitória-Vila Velha ficarão nas ruas até o dia 15 de outubro. Depois, serão espalhadas pelos corredores do Shopping Vitória. 

Ao final da mostra, será promovido um leilão beneficente das obras, em prol de três instituições sociais do Estado - Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci), Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (AFECC) e Fundação Beneficente Praia do Canto (FBPC).

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Linha do tempo da Chocolates Garoto

TBT: Você lembra da Blow Up em Vila Velha?