Pular para o conteúdo principal

Alunos da rede pública participam de intercâmbio com renomados maestros em Afonso Cláudio

A partir desta terça-feira (19), alunos da rede pública de Afonso Cláudio participam de uma experiência única de aprendizado musical, a partir de um intercâmbio que promove masterclasses com os renomados maestros Célio Paula e Eduardo Lucas.

Intitulado “Vijazz – Vivências Jazzísticas Entre Gerações”, o projeto é realizado pelo professor, maestro e produtor Marcelo Dutra Coutinho, com apoio do Instituto Cultural das Montanhas, e visa ao aprimoramento musical de jovens da região.

Marcelo Dutra Coutinho é o produtor do projeto. (FOTO: Divulgação)
As aulas serão ministradas em dois locais: na Escola Municipal Agrícola e na Banda Musical São Sebastião – ambos locais onde Marcelo Dutra Coutinho leciona regularmente.

Fundador do Instituto Cultural das Montanhas, ele ressalta que a iniciativa tem, entre suas principais metas, descentralizar o acesso à educação musical, levando os maestros até o interior do estado.

O intercâmbio acontece até sexta-feira (22), nos períodos matutino, das 7h30 às 10h20, e vespertino, das 13h30 às 16h50.

Nos dois primeiros dias, a masterclass será ministrada pelo maestro Célio Paula, que está há 38 anos à frente da Orquestra Pop & Jazz e das oficinas de música do Ifes Campus Vitória. Está prestes a lançar seu primeiro EP, Manga Doce, produzido pelo violonista, guitarrista e produtor Thiago Perovano.

Na sequência, quem conduz a masterclass é o maestro Eduardo Lucas. Presidente do Instituto Cultura Viva, professor e maestro no Projeto Vale Música Serra, ele foi professor na Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

Eduardo Lucas, um dos professores, regendo a Banda Sinfônica Vale Música. (FOTO: Fábio Prieto)
No Vale Música, é maestro da Banda Sinfônica Vale Música e da Vale Música Jazz Band, grupos que vêm se destacando no cenário musical brasileiro. Também é coordenador pedagógico do curso de Introdução à Regência do Programa Vale Música e, atualmente, cursa o doutorado em Música no Programa de Pós-Graduação em Música da Unirio.

Realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Estado (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult-ES), o projeto busca atender a cerca de 40 alunos do Instituto Cultural das Montanhas, promovendo também acesso aos estudantes da Banda Musical São Sebastião, com faixa etária entre 6 e 15 anos.

“Esse projeto vai possibilitar o contato com professores renomados da educação musical e que, como maestros, são uma referência para mim. Considero uma grande realização promover essa aproximação entre eles e os meus alunos”, afirma Marcelo Dutra.

O programa do projeto visa realizar, de maneira individual e coletiva, o estudo de técnicas para qualificação da execução prática do instrumento musical, compreensão do conhecimento teórico, da história da música e do jazz e dos idiomatismos da linguagem musical, entre outros conteúdos.

No último dia do projeto, os alunos vão realizar um ensaio aberto na casa de idosos Ninho do Amor, sob a regência do maestro Eduardo Lucas, levando acolhimento aos moradores e executando tudo que foi trabalhado durante os quatro dias do projeto. Além da apresentação no asilo, haverá outra na escola agrícola.

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Linha do tempo da Chocolates Garoto

TBT: Você lembra da Blow Up em Vila Velha?