Pular para o conteúdo principal

Escolhido samba-enredo que vai levar a arte e a cultura de Cariacica para o Carnaval de 2026

O samba-enredo que vai levar a arte e a cultura de Cariacica para Sambão do Povo no Carnaval 2026 já foi escolhido! 

Com o enredo “João do Congo: a voz que dança nas folhas da resistência”, a Independente de Boa Vista vai homenagear o ícone folclórico João Bananeira e o congo da cidade. No samba campeão, divulgado no último dia 6, os foliões vão entrar na avenida exaltando a ancestralidade e a resistência.

João Bananeira será homenageado pela Boa Vista em 2026. (FOTO: Divulgação/Prefeitura de Cariacica)
A atual campeã do Carnaval de Vitória busca conquistar seu oitavo título com um desfile que promete resgatar e reverenciar a história ancestral de luta e cultura. Sob a direção do carnavalesco Cahê Rodrigues e com o texto dos enredistas Clark Mangabeira e Victor Marques, a escola pretende emocionar o público com uma apresentação que celebra a riqueza cultural da cidade. 

Segundo a agremiação, o enredo vai levar uma narrativa potente. “É o momento de exaltar a cultura popular, a riqueza do carnaval de Congo de Máscara de Roda D'água e a figura de João Bananeira, que leva cultura para as pessoas por meio de um personagem tão marcante, carregado de ancestralidade e de resistência”, diz o carnavalesco, Cahê Rodrigues. 

E completa: “No seu cinquentenário, a Boa Vista decide exaltar a cultura do seu município, levantar a bandeira da arte popular e o Congo por meio da figura de João Bananeira, que é tão curioso, que alegra, que espanta, que diverte e que causa curiosidade nas pessoas”. 

João Bananeira
O personagem João Bananeira é símbolo do Carnaval de Congo de Máscaras de Cariacica e representa resistência cultural e a liberdade dos escravos.

A lenda conta que ele surgiu na época da escravidão, quando escravizados não podiam participar das festas e brincavam de se fantasiar para se misturar e aproveitar o momento. Hoje, essa brincadeira se transformou e se tornou tradição da festa folclórica.

A figura é tão importante dentro do município que a principal política pública de incentivo financeiro à cultura leva o nome de João Bananeira, que conta com o repasse direto do benefício aos artistas e produtores culturais residentes na cidade.

Além disso, o personagem também tem sua existência perpetuada e protegida. Em 2020, a Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) registrou o João Bananeira como patrimônio imaterial da cidade. A ação foi documentada por meio dos decretos municipais nº. 117 e nº. 118 de 3 de julho de 2020.

Boa Vista no Curta a Quarta
No dia 3 de setembro, a escola levou samba e muita cultura no Curta a Quarta, projeto realizado, semanalmente, no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, em Campo Grande. A Independente de Boa Vista, escola de samba de Cariacica, completou 50 anos de história e tradição.

Quem esteve presente pôde conferir, em primeira mão, o lançamento da nova identidade visual da agremiação, que já começa a aquecer os tamborins para o próximo Carnaval de Vitória. E, para deixar o clima ainda mais animado, a Independente levou ao palco uma apresentação especial.

“A Independente de Boa Vista é um verdadeiro patrimônio cultural de Cariacica e ver a escola lançar sua nova identidade visual no Curta a Quarta, justamente no ano em que celebra 50 anos, reforça o papel do Centro Cultural como palco de grandes momentos. O projeto tem esse propósito: valorizar nossa arte, nossa música, nossa história e aproximar a população das diversas expressões culturais que temos na cidade”, disse a secretária de Cultura do município, Lúcia Dornellas.

Comentários

Mais lidas

Saiba quem são os semifinalistas do 4º Prêmio da Música Capixaba

Agenda Capixaba #58

Coletivo Cultura Bethânia agita Viana com slam, mostra infantil e batalha de rimas