Pular para o conteúdo principal

Academia Espírito-santense de Letras celebra 104 anos de fundação com festa, fórum literário e homenagens

A Academia Espírito-santense de Letras (AEL) comemora os seus 104 anos de fundação com diversas atividades literárias neste mês de setembro.

Nesta terça-feira (9), a instituição realizará o 1º Fórum das Academias de Letras do Espírito Santo, com programação à tarde, das 13 às 16 horas, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, e à noite, das 18h30 às 21h30, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, na Cidade Alta, no Centro de Vitória.

Sede da Academia Espírito-santense de Letras. (FOTO: Divulgação)
Durante o evento, será assinada a Carta de Vitória, com a presença de Dr. Carlos Nejar, representante da Academia Brasileira de Letras e da Academia Espírito-santense de Letras, juntamente com os lançamentos das obras “Escritos de literatura e de história do Espírito Santo”, de Francisco Aurelio Ribeiro, e “Invenção do tempo: a poética de Carlos Nejar”, de Oscar Gama Filho.

Na quinta-feira (11), das 18h30 às 21 horas, o Palácio da Cultura Sônia Cabral receberá a festa de comemoração dos 104 anos da instituição, com entrada gratuita.

A programação reunirá solenidade, apresentação da Orquestra de Violões da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), Sarau Poético do Coletivo de Escritores “Diversidade Literária”, homenagens e entrega de placas comemorativas.

Concurso literário
As comemorações dos 104 anos da AEL incluem outras ações, como o concurso literário “Eu li um Autor Capixaba”, instituído com o objetivo de reconhecer e premiar estudantes leitores de livros de autores do Espírito Santo.

O concurso é destinado a alunos do ensino fundamental e médio de qualquer escola pública ou privada do Estado e premiará os vencedores com certificados, medalhas, revistas e livros.
 
A premiação do concurso literário “Eu li um Autor Capixaba” será no dia 9 de outubro, às 18h30, na Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim, no Centro de Vitória.

Carlos Nejar, membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Espírito-santense de Letras. (FOTO: Divulgação)
AEL: uma história centenária
Situada na Praça João Clímaco, 54, Centro, Vitória, Espírito Santo, a Academia Espírito-santense de Letras foi criada em 4 de setembro de 1921.

Nela se congrega, desde a sua fundação, a representação da intelectualidade do Estado do Espírito Santo, incluindo escritores, poetas, juristas, professores, magistrados, cientistas, jornalistas e autores de gêneros literários diversos, com contribuição indelével para o fortalecimento do patrimônio cultural e o registro da memória do nosso Estado.

Trata-se de instituição literária com papel fundamental na pesquisa do manancial cultural e histórico do Espírito Santo, bem como na difusão dos autores capixabas, formação de novos leitores e escritores e promoção do acesso à literatura e aos mais diversos setores da sociedade espírito-santense.
 
Serviço
1º FÓRUM DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO ESPÍRITO SANTO
Data: 9/set (terça-feira)
Horário: das 13h às 16h
Local: Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Avenida Américo Buaiz, 205, Enseada do Suá, Vitória 

Programação:
13h - Acolhimento na Comissão de Turismo
14h - Sessão Ordinária no Plenário 
16h - Coquetel

Horário: 18h30 às 21h30
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral, Praça João Clímaco, Cidade Alta, Centro, Vitória 

1- Formação da mesa com Dr. Carlos Nejar, representante da Academia Brasileira de Letras (ABL) e da Academia Espírito-santense de Letras (AEL), Dr Francisco Aurélio Ribeiro, presidente de honra da AEL e Dra. Ester Abreu Vieira de Oliveira, presidente da AEL 
2 - Hino Nacional e do Espírito Santo
3 - Palestra do Professor Dr. Francisco Aurélio Ribeiro: “A origem e a fundação das Academias de Letras”
4 - Palavra dos (das) presidentes das Academias presentes (3 a 5m)
5 - Palavra da presidente da AEL
6 - Carta de Vitória sobre a Cultura
7- Apresentação Musical: Luciano Máximo – Presidente da Academia de Letras de Linhares e Acadêmico Correspondente da AEL
8 – Lançamento dos livros “Escritos de Literatura e de História do Espírito Santo”, de Francisco Aurélio Ribeiro; e “Invenção do Tempo: A Poética de Carlos Nejar”, de Oscar Gama Filho
9 - Exposição de livros
Cerimonialista: Dra. Margarethe Gonçalvez Perdezini
 
FESTA DOS 104 ANOS DA ACADEMIA ESPÍRITO-SANTENSE DE LETRAS
Data: 11/set (quinta-feira)
Horário: 18h30 às 21h30
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral, Praça João Clímaco, Cidade Alta, Centro, Vitória 
Entrada: gratuita 

Programação:
1 - Abertura com formação de mesa
2 - Execução do Hino Nacional e do Espírito Santo
3 - Palavra da Presidente da AEL, Ester Abreu Vieira de Oliveira
4 - Apresentação musical: Orquestra de Violões da Fames 
5 - Homenagens a Neida Lucia Morais, “a decana da AEL”; fala do presidente de honra professor Francisco Aurélio Ribeiro  e entrega da placa comemorativa 
6 - Entrega do Título de Amigo da Academia Espírito-santense de Letras
7 - Palavras das autoridades
8 – Sarau Poético do Coletivo de Escritores “Diversidade Literária” – organização de Advanir Rosa
9 - Encerramento 
Cerimonialista: Dr. Anaximandro Amorim, membro da AEL

Comentários

Mais lidas

Cena Capixaba #127: Show de Padre Anderson Gomes encerra Festa de Nossa Senhora da Vitória

Vitória 474 anos: capital capixaba comemora com shows e programação especial

Três cidades do ES recebem shows da nova turnê de Douglas Lopes