A dupla formada por Nito MC e Peter do Busão sagrou-se campeã da “Batalha do NB – 5 Anos”, em uma grande festa de hip hop que reuniu mais de mil pessoas, no último sábado (15), na Praça de Nova Bethânia, no município de Viana.
O local abriga as batalhas de rimas da região e a potência criativa dos jovens vianenses desde janeiro de 2020.
![]() |
Peter do Busão e Nito MC são os vencedores e falaram ao vivo na TVE-ES. (FOTO: AK Produção) |
Participaram dos confrontos MC Jere (Cariacica) e Marcelinha MC (Vila Velha); XiaoDre (Cariacica) e Robbzin (Cariacica); Pedro MC (Vitória) e Dryy (Vitória); Otávio (São Mateus) e Slow Xiim (São Mateus); Nito MC (Domingos Martins) e Peter do Busão (Serra); DaRoça (Serra) e Markho (Serra); ZAEL (Cariacica) e Saulin MC (Vila Velha); e Pedrin (Vila Velha) e Santo (Cariacica).
Nito MC e Peter do Busão obtiveram a maior pontuação na avaliação da comissão julgadora e do público que lotou a Praça de Nova Bethânia. Os competidores foram avaliados de acordo com os critérios de formato e dinâmica da batalha, ataque e resposta, criatividade, musicalidade, flow (fluir), linguagem, postura, ritmo e conhecimento.
Manifestações de violência, opressão ou preconceito não são toleradas e pressupõem penalidade grave durante o julgamento e análise técnica das disputas.
A dupla vencedora foi ovacionada pelo público, formado por jovens, famílias e pessoas de diversas faixas etárias. Eles receberam como premiação troféus e o valor de R$ 5 mil para cada um. Em entrevista à TVE-ES, que fez a transmissão ao vivo do evento, Nito MC falou sobre a importância dessa conquista e dedicou a vitória à família.
“Essa premiação é sua, mãe. A senhora vai fazer o que quiser com este prêmio. O importante é saber que estou com a missão cumprida e que a minha mãe vai estar muito feliz e grata com esta conquista”, afirmou.
Conhecido por fazer rimas em transportes coletivos, Peter do Busão destacou o simbolismo da vitória na Batalha do NB.
“O mundo sempre vai nos dizer não em muitas coisas, e toda vez que a gente consegue alguma conquista para a qual se prepara, treina, pratica, e tira um tempo da nossa vida, você consegue provar que, sim, isso é possível, não só para a gente, como também para quem nos assiste”, analisou o jovem.
A finalíssima da “Batalha do NB – 5 Anos” contou com uma programação extensa que reuniu praça de alimentação, Feira Criativa para comércio de artesanato e produtos da economia criativa, área kids com espaço de lazer para as crianças e Área de Serviços com oficinas gratuitas.
Os shows musicais ficaram por conta de Emy Álves, Afrodin e Cesar MC. Um dos nomes mais impactantes do rap nacional, Cesar MC fez uma apresentação especial durante a programação, encantando o público com sucessos como “Canção Infantil”, que mistura personagens de contos de fadas e críticas sociais, tendo alcançado milhões de visualizações no YouTube. O evento teve encerramento em ritmo de samba com o show do grupo Pagodeou.
A realização da “Batalha do NB – 5 anos” é do Coletivo Cultura Bethânia, juntamente com a Agência de Desenvolvimento Jovem (Adesjovem). O projeto conta com a parceria da TVE, Prefeitura Municipal de Viana, Rede Abraço/Secretaria de Estado do Governo e da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).
Para o coordenador do Coletivo Cultura Bethânia, Ramon Matheus, o projeto alcançou o objetivo de potencializar a cultura hip hop em Viana e valorizar os agentes culturais que atuam como MCs e artistas dentro desse segmento.
“A Batalha do NB - 5 anos é uma iniciativa que visa fomentar o rap capixaba de forma enriquecedora, colaborativa, sustentável, comunitária e potencializadora, contribuindo para o fortalecimento desse gênero no setor musical do nosso Estado”, afirmou Ramon.
“Além disso, é necessário destacar a importância da valorização de uma expressão cultural que é protagonizada, sobretudo, por pessoas pretas e periféricas”, acresce ntou a coordenadora Drica Coelho.
Nito MC (Domingos Martins) – Representante da região rural de Domingos Martins, ele rima há cinco anos. Em 2024, classificou-se para o Regional e foi representante do Espírito Santo na Redbull Francamente (SP). É considerado um MC revelação e vem ganhando destaque no Estado do Espírito Santo.
Peter do Busão (Serra) – Conhecido por fazer rimas dentro de ônibus, aproveita o treinamento nos transportes coletivos da Grande Vitória para buscar oportunidades em outros Estados. Representou o Espírito Santo em diversos eventos pelo Brasil, como a Batalha da Aldeia (Barueri-SP), Batalha do Coliseu (RJ), FreeStyle Master Series (FMS – Liga Profissional de Batalha de Rimas) e Duelo Nacional de MCs (Belo Horizonte-MG).
Comentários
Postar um comentário