Pular para o conteúdo principal

Nito MC e Peter do Busão são os campeões da “Batalha do NB” em Viana

A dupla formada por Nito MC e Peter do Busão sagrou-se campeã da “Batalha do NB – 5 Anos”, em uma grande festa de hip hop que reuniu mais de mil pessoas, no último sábado (15), na Praça de Nova Bethânia, no município de Viana.

O local abriga as batalhas de rimas da região e a potência criativa dos jovens vianenses desde janeiro de 2020.

Peter do Busão e Nito MC são os vencedores e falaram ao vivo na TVE-ES. (FOTO: AK Produção)
O desafio contou com a participação de 16 MCs que representam a potência e criatividade da juventude periférica capixaba. Os competidores se enfrentaram em três etapas: quartas de final, semifinal e final.

Participaram dos confrontos MC Jere (Cariacica) e Marcelinha MC (Vila Velha); XiaoDre (Cariacica) e Robbzin (Cariacica); Pedro MC (Vitória) e Dryy (Vitória); Otávio (São Mateus) e Slow Xiim (São Mateus); Nito MC (Domingos Martins) e Peter do Busão (Serra); DaRoça (Serra) e Markho (Serra); ZAEL (Cariacica) e Saulin MC (Vila Velha); e Pedrin (Vila Velha) e Santo (Cariacica).

Nito MC e Peter do Busão obtiveram a maior pontuação na avaliação da comissão julgadora e do público que lotou a Praça de Nova Bethânia. Os competidores foram avaliados de acordo com os critérios de formato e dinâmica da batalha, ataque e resposta, criatividade, musicalidade, flow (fluir), linguagem, postura, ritmo e conhecimento.

Manifestações de violência, opressão ou preconceito não são toleradas e pressupõem penalidade grave durante o julgamento e análise técnica das disputas.

MC Peter do Busão MC na Batalha do NB - 5 anos. (FOTO: AK Produção)
Prêmio para a família
A dupla vencedora foi ovacionada pelo público, formado por jovens, famílias e pessoas de diversas faixas etárias. Eles receberam como premiação troféus e o valor de R$ 5 mil para cada um. Em entrevista à TVE-ES, que fez a transmissão ao vivo do evento, Nito MC falou sobre a importância dessa conquista e dedicou a vitória à família.

“Essa premiação é sua, mãe. A senhora vai fazer o que quiser com este prêmio. O importante é saber que estou com a missão cumprida e que a minha mãe vai estar muito feliz e grata com esta conquista”, afirmou.

Conhecido por fazer rimas em transportes coletivos, Peter do Busão destacou o simbolismo da vitória na Batalha do NB.

“O mundo sempre vai nos dizer não em muitas coisas, e toda vez que a gente consegue alguma conquista para a qual se prepara, treina, pratica, e tira um tempo da nossa vida, você consegue provar que, sim, isso é possível, não só para a gente, como também para quem nos assiste”, analisou o jovem.

Cesar MC na final da Batalha do NB - 5 anos. (FOTO: AK Produção)
Cesar MC encanta o público
A finalíssima da “Batalha do NB – 5 Anos” contou com uma programação extensa que reuniu praça de alimentação, Feira Criativa para comércio de artesanato e produtos da economia criativa, área kids com espaço de lazer para as crianças e Área de Serviços com oficinas gratuitas.

Os shows musicais ficaram por conta de Emy Álves, Afrodin e Cesar MC. Um dos nomes mais impactantes do rap nacional, Cesar MC fez uma apresentação especial durante a programação, encantando o público com sucessos como “Canção Infantil”, que mistura personagens de contos de fadas e críticas sociais, tendo alcançado milhões de visualizações no YouTube. O evento teve encerramento em ritmo de samba com o show do grupo Pagodeou.

A realização da “Batalha do NB – 5 anos” é do Coletivo Cultura Bethânia, juntamente com a Agência de Desenvolvimento Jovem (Adesjovem). O projeto conta com a parceria da TVE, Prefeitura Municipal de Viana, Rede Abraço/Secretaria de Estado do Governo e da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).

Emy Álves na final da Batalha do NB - 5 anos. (FOTO: Luciano Conceição)
Fomento
Para o coordenador do Coletivo Cultura Bethânia, Ramon Matheus, o projeto alcançou o objetivo de potencializar a cultura hip hop em Viana e valorizar os agentes culturais que atuam como MCs e artistas dentro desse segmento.

“A Batalha do NB - 5 anos é uma iniciativa que visa fomentar o rap capixaba de forma enriquecedora, colaborativa, sustentável, comunitária e potencializadora, contribuindo para o fortalecimento desse gênero no setor musical do nosso Estado”, afirmou Ramon.

“Além disso, é necessário destacar a importância da valorização de uma expressão cultural que é protagonizada, sobretudo, por pessoas pretas e periféricas”, acresce ntou a coordenadora Drica Coelho.

Nito MC na final da Batalha do NB - 5 anos. (FOTO: Luciano Conceição)
Os campeões
Nito MC (Domingos Martins) – Representante da região rural de Domingos Martins, ele rima há cinco anos. Em 2024, classificou-se para o Regional e foi representante do Espírito Santo na Redbull Francamente (SP). É considerado um MC revelação e vem ganhando destaque no Estado do Espírito Santo.

Peter do Busão (Serra) – Conhecido por fazer rimas dentro de ônibus, aproveita o treinamento nos transportes coletivos da Grande Vitória para buscar oportunidades em outros Estados. Representou o Espírito Santo em diversos eventos pelo Brasil, como a Batalha da Aldeia (Barueri-SP), Batalha do Coliseu (RJ), FreeStyle Master Series (FMS – Liga Profissional de Batalha de Rimas) e Duelo Nacional de MCs (Belo Horizonte-MG).

Comentários

Mais lidas

Cena Capixaba #127: Show de Padre Anderson Gomes encerra Festa de Nossa Senhora da Vitória

Espetáculo com tributo ao legado de Raul Seixas no Sesc Glória, em Vitória

Três cidades do ES recebem shows da nova turnê de Douglas Lopes