Um dos principais momentos do Carnaval da Barra do Jucu se revelou nesse domingo (2): numa grande união das bandas de Congo, o Bloco Surpresa relembrou a chamada Marujada, prática que tinha como mote carregar o mastro sobre um barco e celebrar o encontro dos grupos congueiros tradicionais.
![]() |
Multidão durante passagem do Bloco Surpresa na Barra do Jucu. (FOTO: Divulgação/Assessoria) |
Ela, Marina Vieira Sampaio, uma das mais queridas e respeitadas guardiãs do Congo, morreu no dia 3 de janeiro de 2025, perda inesperada e inestimável para a cultura capixaba. Era devota de São Benedito, filha de dona Dorinha - rainha do Congo -, professora e defensora das origens barrenses. E por isso a merecida homenagem.
Foram agraciadas também no ato Dona Juraci da Conceição Santos, matriarca da banda Mestre Honório, e Dona Ester Vieira dos Santos, a última rainha do Congo antes de Dona Dorinha.
Os grupos que se encontraram nesta grande festa para honrar a tradição barrense foram as bandas Mestre Alcides, Mestre Honório, Raízes da Barra e Tambor Jacaranema.
O Carnaval da Barra vai até as 18 horas desta segunda (3) e fecha sua programção amanhã, terça (4), um dias principais dias da folia.
Além do Surpresa, o Bloco da Comunidade protagonizou um desfile irreverente e aninado nesse domingo. No quesito máscaras e fantasias foram caricaturados o presidente dos EUA, Donald Trump; a esposa dele, Melania Trump; o presidente argentino, Javier Milei; a primeira-dama Janja; e outras figuras da política.
Com o tema "Liberou Geraldo", o bloco trouxe um carro alegórico sobre os casos de Oropouche, fez criticas aos episódios do PIX e da picanha em música, cantou uma provocação sobre a corrida eleitoral rumo ao Palácio Anchieta e muito mais.
No final do dia, os Blocos Surpresa, com a banda Siri de Tamanco, e o da Comunidade se encontram na Praça Pedro Valadares para celebrar e finalizar o desfile. Este momento se repetirá novamente nesta terça (4).
O Carnaval da Barra teve sua chama reacesa este ano. Há algum tempo colocando o bloco na rua de forma incompleta, na luta e no suor, neste 2025 o cenário mudou.
Ao lado dessa mesma energia, a organização do Carnaval, capitaneada pelo Bloco Surpresa, conseguiu captar recursos - investimento de R$ 499.510,91 - junto à Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), aporte do Governo do Estado e das empresas Perfil Alumínios, AS Materiais de Construção e Extrabom.
Eis a transformação: o bloco tem ido à rua rua com novas composições, carros alegóricos, alas temáticas, suas críticas políticas e sociais costumeiras, homenagens, shows, recreação para crianças, bloco infantil, oficinas, barraquinhas de comida e bebida e muito mais.
“É um Carnaval histórico para a Barra, com a volta de todos os significados e a grandiosidade da nossa festa. A comunidade está completamente envolvida e nós temos muitas surpresas que vêm por aí. Por enquanto, podemos dizer que os blocos vão abordar temas regionais, nacionais e internacionais”, promete Carlos Magno Receputi de Queiroz, um dos organizadores da festa.
Por falar em música autoral, já está no Instagram do Bloco Surpresa a canção “Meu Congo É Um Só”. “Meu congo é um só pela vida inteira/Ao som do tambor, a Casa incendeia/ Se você quer ser feliz de Norte a Sul, venha para o Carnaval da Barra do Jucu”, versa o refrão.
Elon Musk já perdeu
Em 2004, a música “Da da da”, do Casaca, escrita pelo cantor e compositor Renato Casanova, aterrissou em Marte e acordou a sonda Spirit - missão da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana).
A empreitada, a mais famosa que se tem conhecimento em terras capixabas, superou Elon Musk, que desde 2016 promete levar uma tripulação para o planeta e vê sua ambição cada vez mais longe de se concretizar.
Dada as devidas proporções, a irreverência barrense não deixaria passar o causo e já alfinetou o bilionário nas ruas em uma nova música, chamada "Rela Moska", junto a um carro alegórico sobre o tema - o Spirit. Conheça a marchinha, composta por Renato Casanova e Carlos Magno Receputi de Queiroz.
![]() |
Foliões curtem o Bloco Surpresa na Barra do Jucu. (FOTO: Divulgação/Assessoria) |
A praça principal da Barra do Jucu, Pedro Valadares, estará preparada para receber os foliões e as famílias capixabas. Estão instalados diversos banheiros químicos e barraquinhas com comida, bebida e produtos artesanais.
Além disso, o Carnaval da Barra disponibilizou, gratuitamente, um parquinho para a criançada, com pula-pula, tobogã e outras diversões.
Programação
- 3/mar (segunda-feira)
9h às 15h: Programação Cultural na Praça Pedro Valadares
10h: DJ XL
12h30: Barratuque
13h30: Batucada Surpresa
9h: Bloco dos Arteiros – Canto do Barracão
16 horas: Bloco Vaquinha, Mulinha e Mascarados – Final da Praia do Barrão
15h às 18h: Trio elétrico com banda Siri de Tamanco, com saída do Kintal do Bloco Surpresa – Avenida Anderssen Pereira Fidalgo
- 4/mar (terça-feira)
9h às 15h: Programação Cultural na Praça Pedro Valadares
10h: DJ XL
12h30: Casaca
14h30: Bloco da Comunidade - Rua Vasco Coutinho
15h às 18h: Trio elétrico com banda Siri de Tamanco, com saída do Kintal do Bloco Surpresa – Avenida Anderssen Pereira Fidalgo. Além de teatro carnavalesco com alegorias e bonecos gigantes
Comentários
Postar um comentário