Pular para o conteúdo principal

Orquestra da Quebrada leva a fusão do clássico com o hip-hop às escolas da Grande Vitória

Formada por jovens e para jovens de comunidades, a Orquestra da Quebrada encerra o ano com dois concertos didáticos que unem a música clássica ao hip-hop em escolas da Grande Vitória.

Sob a regência do maestro Eduardo Lucas, as apresentações acontecerão nesta quinta (5) e sexta-feira (6), em escolas públicas de Vila Velha e Serra. A participação especial será do DJ Barol Beats, um dos maiores nomes do hip-hop no Espírito Santo. O mestre de cerimônias será o jovem rapper e improvisador MC Noventa, uma das sensações da nova geração.

Integrantes da Orquestra da Quebrada: apresentações em escolas públicas. (FOTO: Divulgação)
Os concertos contam com o patrocínio da ES Gás, apoio cultural do Instituto Energisa e da Malloca Streetwear, e realização da Tonobooks e Instituto Cultura Viva, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (Licc), da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult-ES).

A Orquestra da Quebrada é composta por violinos, violas, oboé, clarinete, violoncelo, contrabaixo, tuba, trompete, trombone, saxofone, entre outros instrumentos.

O grupo reúne jovens da periferia do Espírito Santo em intercâmbio com outros Estados. O projeto é gerido pelo Instituto Cultura Viva e, em suas apresentações, busca integrar elementos da música urbana com o universo orquestral.

Os concertos didáticos da Orquestra da Quebrada serão realizados nesta quinta-feira (5), na UMEF Antônio Bezerra de Farias, em Vila Garrido, Vila Velha, e na sexta-feira (6), na EEEFM Professor João Loyola, em Serra Centro, Serra.

Convidado especial dos dois eventos, o DJ Barol Beats é capixaba e um dos destaques da cena eletrônica no Espírito Santo. Morador do bairro Jesus de Nazareth, em Vitória, ele se destaca nas redes sociais com suas criações que mesclam baterias eletrônicas, samplers e grooves.

No repertório, a Orquestra da Quebrada e o DJ Barol Beats apresentarão músicas de artistas como Racionais, Dr. Dre, Emicida e Criolo. Durante os concertos, os jovens terão a oportunidade de conhecer mais sobre cada um dos instrumentos.

Aproximar os jovens
Para Eduardo Lucas, os concertos didáticos têm um papel essencial ao aproximar o público jovem da música orquestral. "Ao unir a música de orquestra com o hip-hop, aproximamos os jovens de um novo tipo de arranjo musical, ampliando suas visões. E a escola entra conectando tudo isso."

Oriundo da periferia da Grande Vitória, Eduardo Lucas é um dos novos regentes de destaque no Espírito Santo. 

Mestre pela UFRJ e doutorando pela UniRio, é membro do corpo docente da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e desenvolve projetos voltados à inclusão sociocultural por meio da prática musical coletiva. Foi maestro do Vale Música por 10 anos e idealizador do Festival Coreto, entre outros projetos.

Serviço
Orquestra da Quebrada, Barol Beats e MC Noventa - Concertos Didáticos 2024
Datas e horários: 5 e 6/dez (quinta e sexta-feira), sempre às 20h
Locais: UMEF Antônio Bezerra de Farias, Vila Garrido, Vila Velha (quinta-feira) e EEEFM Professor João Loyola, Serra Centro, Serra (sexta-feira)
Informações: Instagram da Orquestra da Quebrada
Patrocínio: ES Gás
Apoio cultural: Instituto Energisa e Malloca Streetwear
Realização: Tonobooks e Instituto Cultura Viva, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (Licc), da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult-ES)

Comentários

Mais lidas

Final da “Batalha do NB” demonstra a força de Viana dentro da cultura hip-hop

Últimos dias de inscrições para o 32º Festival de Cinema de Vitória

Vivência de uma das feiras mais famosas do ES no forró “Feira do Aribiri”, de Felipe Peó