Pular para o conteúdo principal

Maestros capixabas participam do maior congresso de educação musical do mundo nos EUA

Os maestros e professores de música Eduardo Lucas e Marcelo Dutra representarão o Espírito Santo no prestigiado Midwest Clinic International Band, Orchestra and Music Conference, que ocorrerá desta quarta-feira (18) a sábado (21), em Chicago, nos Estados Unidos.

O maestro Eduardo Lucas atua em importantes grupos musicais. (FOTO: Divulgação)
Este evento, reconhecido como o maior congresso de educação musical do mundo, reúne mais de 18 mil participantes de todos os 50 estados dos EUA e mais de 40 países, oferecendo uma experiência única de aprendizado e networking.

A conferência inclui uma ampla programação de clínicas, exposições de materiais e palestras com ícones da música e do ensino, além de debates sobre tendências e perspectivas futuras na educação musical e na indústria da música.

Para Eduardo Lucas, o convite para participar da Midwest Clinic é uma oportunidade ímpar. "Receber o convite para o Midwest Clinic é uma chance única de me conectar com as principais lideranças globais em educação musical. Nosso objetivo é adquirir novos conhecimentos e nos inspirar em ações inovadoras que definem os rumos da música no cenário mundial", diz.

E completa: "Além disso, queremos compartilhar no evento as iniciativas de impacto social que realizamos no Espírito Santo. Acredito que a educação musical transforma vidas e promove inclusão. Por isso, nossos alunos merecem o máximo da nossa qualificação."

Marcelo Dutra é CEO do Instituto Cultural das Montanhas. (FOTO: Allex Cordeiro)
Marcelo Dutra destaca a relevância deste momento em sua trajetória. "Estou extremamente feliz com essa oportunidade. Participar deste congresso representa a realização de um sonho e um marco na minha carreira como educador musical.

Segundo Dutra, "é um espaço privilegiado para aprendizado e troca de experiências com grandes referências da área. Tenho certeza de que essa vivência enriquecerá minha prática pedagógica e, consequentemente, as ações que realizo em Afonso Cláudio e municípios vizinhos."

Sobre os maestros
Eduardo Lucas é maestro e CEO do Instituto Cultura Viva. Atualmente, cursa doutorado em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e é mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ao longo de sua trajetória, foi maestro da Banda Sinfônica e da Jazz Band Vale Música por 10 anos.

Atualmente, atua como professor da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e maestro de importantes grupos musicais, como a Orquestra Jovem Capixaba, Orquestra da Quebrada, Orquestra Ammor e Malê Big Band.

Marcelo Dutra, também maestro e educador, é mestre em artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e professor do programa Música para Todos da Fames.

É regente da Banda Musical São Sebastião e CEO do Instituto Cultural das Montanhas, que oferece formação musical e esportiva gratuita para mais de 300 pessoas em Afonso Cláudio.

Comentários

Mais lidas

Fabiano da Serra, Mano Jô e MC Anderson resgatam o rap raiz em “Profetas Fakes”

Prêmio da Música Capixaba abre etapa de indicações e inscrições para quarta edição

BoomRap Fight: batalha de MC garante vaga no maior palco de cultura de rua do Sudeste