O artista Abelar Nagil , conhecido como "Peregrino das Artes", está colorindo mais um ponto no Espírito Santo. E dessa vez é uma casa sobre rodas. Trata-se do motorhome de José Alves dos Santos, o palhaço Churupita.
![]() |
O palhaço Churupita e o artista Abelar Nagil, o "Peregrino das Artes": pintura do motorhome. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC) |
Segundo Nagil, é a primeira vez que colore um veículo como este motorhome. "Já colori muros, paredes, casas, mas um motorhome é a primeira vez. Estava com muitos adesivos que tive que tirar, e fazer toda uma limpeza antes de iniciar a pintura", conta.
A ideia da pintura surgiu de um olhar de Churupita do local onde o veículo está atualmente, a região da Praia da Guarderia, na via de acesso a Ilha do Frade, em Vitória.
![]() |
O motorhome de Churupita está no processo de pintura. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC) |
Ele também destaca que a ideia é mostrar o Espírito Santo por onde for, já que tem um projeto de expedição junto com sua mulher, Senair Vieira, a Nena. "Quero chegar nos locais e as pessoas já saberem de onde sou sem precisar perguntar", afirma o palhaço.
Segundo Churupita, o projeto "A Mar A Vida" também está ajudando no projeto. O projeto tem como objetivo promover qualidade de vida e bem-estar físico e mental para pessoas em tratamento ou acompanhamento de câncer. Todo sábado, às 6 horas, eles se reúnem no mar para praticar canoa havaiana.
A previsão é de concluir a pintura do motorhome nesta quinta-feira (28), com oito dias de trabalho. "Teve dia que trabalhei 12 horas", conta Nagil. Ele usou mais de 20 latas de tinta spray.
![]() |
Ideia da arte no veículo surgiu do olhar de Churupita desse visual na Praia da Guarderia. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC) |
Churupita e Nena tem um canal no YouTube, onde mostram e contam suas experiências nas viagens, além de Instagram. Quem quiser ajudar no projeto pode enviar qualquer valor via transferência por Pix para José Alves dos Santos.
Churupita é um dos nomes mais conhecidos da palhaçaria no Estado, atuando com o Circo Churupita. Além disso foi instrutor de oficinas de circo em cidades capixabas.
Abelar Nagil é um artista plástico autodidata, apaixonado pelas artes urbanas desde 7 anos de idade. De São Paulo, já passou por cidades do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Almeja levar sua arte para a região Nordeste do País, a exemplo da Bahia.
O Peregrino das Artes já coloriu diversos muros pelo Espírito Santo. Alguns exemplos são o da CEEFMTI São Pedro (Escola Viva), em Vitória; EEEFM "Professor Manoel Abreu", no distrito de Bebedouro, em Linhares; EEEFM "Hunney Everest Piovesan" (Polivalente), em Campo Grande, Cariacica; e EEEFM Saturnino Rangel Mauro e EMEF "Zaíra Manhães de Andrade", ambas em Nova Rosa da Penha, também em Cariacica.
Outros registros do processo de pintura:
FOTOS: Gustavo Andrade/OMMC, Abelar Nagil e Samuel Silva/Divulgação
Lindo
ResponderExcluirMil grau... De Indaiatuba para o mundo. Tmj. Desejo sucesso sempre.
ResponderExcluirParabéns pelo lindo trabalho!
ResponderExcluirUm forte abraço!
A arte em sua melhor forma!!!! Lindo .... parabéns
ResponderExcluirAs cores trás vida, leveza e boas vibrações, Parabéns o resultado ficou incrível lindo de se ver!
ResponderExcluir