Pular para o conteúdo principal

Manguinhos Jazz & Blues Festival divulga programação de shows

O Manguinhos Jazz & Blues Festival, pioneiro neste segmento musical no Espírito Santo, está de volta ao calendário cultural capixaba.

Após um hiato de sete anos, o festival volta a ser realizado nos dias 20, 21 e 22 de abril, no bucólico balneário do município da Serra, embalado em um novo formato que contempla 18 shows musicais, oficinas voltadas para músicos e estudantes e atividades para diferentes perfis de público.

A cantora e saxofonista Katia Rocha é uma das atrações. (FOTO: Divulgação)
As atrações musicais vão acontecer nos restaurantes credenciados pela Associação Comercial Balneário Manguinhos: Espaço Maria Mariana, Espaço Maresias, Espaço Chico Bento, Restaurante Enseada Manguinhos, Recanto das Estrelas Restaurante e Restaurante Estação Primeira de Manguinhos. 

Os shows no Espaço Chico Bento terão cobrança de ingressos solidários, no valor de R$ 50,00 por dia, com ingressos para os dois dias no valor promocional de R$ 90,00, à venda pelo site Superticket. Toda a renda será destinada a entidades sociais e culturais da região. Os demais espaços terão atrações gratuitas.
 
Em sua sexta edição, o Manguinhos Jazz & Blues Festival trará novidades que reforçam o diálogo entre a produção nacional e internacional. Os shows vão apresentar um painel da diversidade do blues e do jazz no Brasil e no exterior.

Entre as atrações confirmadas estão a cantora norte-americana Diunna Greenleaf, a cantora e pianista Delia Fischer (RJ), o duo Gilson Peranzzetta e Nelson Faria (GO), e o espetáculo “Mestres do Groove”, com os contrabaixistas Thiago Espírito Santo, André Vasconcelos e Michael Pipoquinha. 

Também estão programados encontros inéditos, como os shows “Baobab Trio convida: Mauro Senise e Marcelo Coelho”, “Moonshine Blues convida Jefferson Gonçalves” e “Vai Dar Jazz convida Daria Obraztsova”. 

A cantora russa Daria Obraztsova, radicada no Estado, é a convidada do Vai Dar Jazz. (FOTO: Divulgação)
Homenagem
O homenageado do Manguinhos Jazz & Blues Festival deste ano será o guitarrista Cláudio França, fundador da Big Bat Blues Band. Considerado um dos maiores especialistas em blues do Espírito Santo, o músico morreu em 25 de março de 2022, aos 49 anos, em decorrência de um câncer.

A organização do festival vai produzir um vídeo com depoimentos de amigos e músicos que conviveram com Cláudio França. O material será exibido nas redes sociais do evento e no dia da apresentação da Big Bat Blues Band, em 22 de abril, às 19 horas, na praça de Manguinhos. 

A realização do Manguinhos Jazz & Blues Festival é de Júlia Sodré e Paulo Sodré, em parceria com a Associação de Moradores de Balneário de Manguinhos e a Associação Comercial Balneário de Manguinhos.

O patrocínio é da ArcellorMittal, viabilizado com recursos públicos pelo governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria de Estado da Cultura.

Para a produtora Júlia Sodré, o evento deste ano marca o início de uma nova etapa do Manguinhos Jazz & Blues Festival.

“Em 2023, o evento se descentralizará e promoverá uma programação diversificada, ocupando novos locais no balneário. Compromissado em tornar Manguinhos um forte destino turístico no Brasil, por meio da democratização da música, da cultura e de sua gastronomia, o festival apresenta uma programação de alta qualidade técnica e artística, proporcionando ao público um conjunto de vivências que o qualificam como um dos principais festivais de jazz e blues do Brasil”, considera.

Os integrantes do Baobab Trio. (FOTO: Divulgação)
História 
Batizado em homenagem ao balneário de Manguinhos, onde surgiu e se desenvolveu, o Manguinhos Jazz & Blues Festival se tornou um dos maiores eventos do país dedicados ao jazz, ao blues e à música instrumental. Entre 2012 e 2016, as cinco edições do projeto contemplaram diretamente mais de 70 mil pessoas, com cerca de 60 shows realizados no palco principal. 

O festival cresceu junto com a cena musical local, que sempre obteve grande projeção no evento, e trouxe a Manguinhos músicos de diferentes partes do Brasil e do mundo, entre os quais Naná Vasconcellos, Badi Assad, Tia Carroll, Trio Corrente, André Mehmari e Ricardo Herz.

Coordenadora do festival, Júlia Sodré explica que a curadoria busca a diversidade como foco, a música como ferramenta e as pessoas e sentimentos como meta.

“Oferecemos um viés mais educativo, alternativo e formativo, possibilitando aos espectadores o contato com artistas que não estão disponíveis nos meios de comunicação de massa”, aponta. 

Confira a seguir a programação de shows do Manguinhos Jazz & Blues Festival 2023. O cronograma de oficinas será divulgado em breve pela organização do festival. 

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Morre Chico Lessa, um dos grandes nomes da MPB e da música capixaba, aos 75 anos

Antes de morrer, Chico Lessa cantou em vídeo gravado por filho em hospital de Vitória