Pular para o conteúdo principal

Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água na próxima semana

Está chegando a maior festa do folclore cariaciquense. O Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água será realizado na próxima segunda-feira (17), quando se celebra o Dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado.

A Associação de Bandas de Congo de Cariacica (ABCC), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), preparou uma programação especial para os festejos, que acontecem no Campo do América, em Roda D’Água. A entrada é gratuita.

Evento folclórico é tradicional em Roda D'Água, zona rural de Cariacica. (FOTO: Divulgação/PMC)
A concentração das bandas começa às 7 horas, na Bica do Luiz, em Roda D’Água. Logo após, haverá um cortejo com a imagem de Nossa Senhora da Penha, em direção ao Campo do América, onde será realizada uma missa congueira, por volta das 10 horas. O cortejo, claro, terá a ilustre presença do João Bananeira, ícone do folclore de Cariacica.

O carnaval também terá apresentações do grupo musical Ana Porfírio e Banda, Cia. Cumby, Grupo Moxuara e bandas de congo Mestre Tagibe, Santa Izabel, São Benedito de Boa Vista, São Benedito de Piranema, São Sebastião de Taquaruçu e Unidos de Boa Vista.

A festa também vai contar com bandas de congo convidadas: Apae de Campo Grande; Cultura e Congo de Bicanga e Nossa Senhora do Rosário de Pitanga, da Serra; Amores da Lua e Panela de Barro, de Vitória; Mestre Honório e o grupo de congo Madalena’s do Jucu, de Vila Velha.

“O Carnaval de Congo de Máscara de Roda D’Água é patrimônio cultural imaterial de Cariacica. Daí o empenho da atual gestão em fomentar a cultura congueira de uma maneira ampla, mas, em especial, o Carnaval de Congo de Máscara, evento centenário que já virou uma tradição cariaciquense e capixaba”, disse o secretário de Cultura e Turismo de Cariacica Alvarito Mendes Filho.

Bandas de congo de diversas partes do Estado participam do Carnaval de Congo. (FOTO: Divulgação/PMC)
“Dar visibilidade a essa tradição centenária que faz parte do contexto histórico-cultural do povo cariaciquense promove o sentimento de pertencimento da comunidade congueira. Esse é o maior legado da festividade”, afirma o presidente da Associação de Bandas de Congo de Cariacica (ABCC), Jefferson de Azevedo Fernandes.

Na festa do congo haverá vários estandes com venda de alimentos para a população, oficina de confecção de máscaras do João Bananeira e da Associação dos Produtores de Artesanato de Cariacica (Aproac). Não será permitida a entrada de isopor e garrafas de vidro no local.

Mascarados
A festa também terá a participação dos mascarados, que são pessoas da comunidade que perpetuam a tradição folclórica do personagem João Bananeira. Com o rosto coberto pela máscara e o corpo tapado com folhas de bananeira, eles se juntam ao cortejo e brincam com o público.

Segundo relatos dos mais antigos, no meio da procissão, negros escravizados colocavam máscaras para cobrir os rostos e até mesmo usavam meias nos braços para não serem identificados e, assim, participarem dos festejos. Com o tempo, transformou-se numa brincadeira que foi incorporada à tradição da festa.

Evento é uma das maiores comemorações populares do Estado. (FOTO: Divulgação/PMC)
Tradição
A tradição do congo em Roda D’Água é passada de pai para filho e se mantém viva até os dias atuais. Sua origem remonta há mais de 100 anos, de acordo com a memória dos mestres.

O congo de máscaras, que antes era só uma caminhada concentrada na comunidade, chamada de Carnaval de rua, atualmente recebe pessoas de vários lugares do Estado para acompanhar e conhecer o congo e o personagem folclórico João Bananeira.

Com o crescimento e reconhecimento da festividade, o Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água se transformou em uma das maiores comemorações populares do Espírito Santo.

Serviço
Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água
Data e horário: 17/abr (segunda-feira), a partir de 7h
Local: Campo do América - Estrada de Roda D’Água, Roda D’Água, Cariacica
Entrada: Gratuita

Programação
7h: concentração das bandas na Bica do Luiz. Participação das bandas de Cariacica Mestre Tagibe, Santa Izabel, São Benedito de Boa Vista, São Benedito de Piranema, São Sebastião de Taquaruçu e Unidos de Boa Vista. A festa também vai contar com bandas de congo convidadas: Apae de Campo Grande; Cultura e Congo de Bicanga e Nossa Senhora do Rosário de Pitanga, da Serra; Amores da Lua e Panela de Barro, de Vitória; Mestre Honório e o grupo de congo Madalena’s do Jucu, de Vila Velha
10h10: Missa Congueira no Campo do América com Padre Carlos, da Paróquia do Bom Jesus, Comunidade Sagrada Família e participação das bandas de congo
12h: apresentação do grupo Ana Porfírio e Banda
13h: apresentação do grupo musical Cia. Cumby
14h: apresentação do Grupo Moxuara
15h10: encontro das bandas de congo
17h: apresentação no palco dos mestres das bandas de congo de Cariacica
18h: encerramento oficial com a canção “Ave Maria” acompanhada por tambores de congo

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Morre Chico Lessa, um dos grandes nomes da MPB e da música capixaba, aos 75 anos

Antes de morrer, Chico Lessa cantou em vídeo gravado por filho em hospital de Vitória