Pular para o conteúdo principal

Casa dos Braga, em Cachoeiro, será restaurada

Casa dos Braga, em Cachoeiro. (FOTO: Divulgação/Secult)
Situada no Centro de Cachoeiro de Itapemirim, a Casa dos Braga será restaurada. A ordem de serviço para início das obras foi assinada durante uma cerimônia na última quinta-feira (10), que foi emocionante e marcada por boas lembranças.

Membros da família Braga, autoridades e moradores da cidade prestigiaram a cerimônia. Representando a família, a senhora Beatriz Braga emocionou os presentes ao fazer um depoimento afetivo trazendo histórias e lembranças da vida ali vivida por muitas gerações, desde quando seus avós adquiriram a casa, em 1913.

A obra de restauração do espaço, que foi moradia do primeiro prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, o coronel Francisco Braga, e endereço oficial de Rubem Braga, reconhecido cronista e autor de vários livros, de Newton Braga, poeta e jornalista, e de vários outros membros da família, como Jerônimo, Carmosina, Armando, Yedda e Anna Graça, será realizada em parceria entre o Governo do Estado do Espírito Santo, a Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim e o Instituto Sincades, que vai custear o valor de R$700.001,00. O prazo previsto para execução das obras é de sete meses.

O imóvel será restaurado atendendo às normas de acessibilidade, inclusive com projeto de sinalização conforme prevê a lei e a norma da ABNT NBR 9050. Receberá melhorias no piso, iluminação, paisagismo e na rede elétrica.

A Casa dos Braga é um bem tombado pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) por meio da Resolução CEC nº 002/2011 e inscrição no Livro de Tombo Histórico sob o nº 196, às folhas 31v e 32.

Espaço cultural
No local funcionará um espaço cultural, sediando exposições, além de abrigar o acervo da Família Braga, composto por documentos diversos, imagens, livros, obras de arte e mobiliários do princípio do século XX, doados pela família.

Fonte: Secult ES

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena